DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1984 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021984000200090 |
Resumo: | Resumo: A implantação do sistema de pós-graduação, visando à obtenção de títulos de Mestre e Doutor em Medicina é apreciada, tendo em conta a sua possível significação como suporte para atividades de investigação. Os resultados quantitativamente favoráveis parecem contrariados pelos seguintes descaminhos perceptíveis: a) a imposição de um sistema fechado e exclusivista de pós-graduação, que despreza a competência previamente comprovada em pesquisa, e que se torna falho ou indiferente à seleção continuada dos mais aptos resultando mais na valorização da titulação acadêmica do que no bom treinamento; b) a inadequação sóciocultural da estrutura da pós-graduação, que resulta da interpretação errônea do modelo visado, levando ao artificialismo e ao elitismo do sistema; c) a orientação e a interferência, cientificamente indesejáveis, das agências de planejamento, distribuição e administração de bolsas e fundos de pesquisa têm estimulado a perseguição de objetivos secundários, favorecendo o gigantismo ou a composição apenas formal dos projetos, antes que levando à avaliação de seus méritos científicos, sociais ou econômicos; d) a insuficiência e a inelasticidade dos mecanismos e da estrutura administrativa, nas universidades e outros órgãos executores são inadequados às exigências de investigação, em um meio carente e pouco estimulante. |
id |
ABEM-1_a4fc23927f5cb8828ece2f047f86ebae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021984000200090 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINAResumo: A implantação do sistema de pós-graduação, visando à obtenção de títulos de Mestre e Doutor em Medicina é apreciada, tendo em conta a sua possível significação como suporte para atividades de investigação. Os resultados quantitativamente favoráveis parecem contrariados pelos seguintes descaminhos perceptíveis: a) a imposição de um sistema fechado e exclusivista de pós-graduação, que despreza a competência previamente comprovada em pesquisa, e que se torna falho ou indiferente à seleção continuada dos mais aptos resultando mais na valorização da titulação acadêmica do que no bom treinamento; b) a inadequação sóciocultural da estrutura da pós-graduação, que resulta da interpretação errônea do modelo visado, levando ao artificialismo e ao elitismo do sistema; c) a orientação e a interferência, cientificamente indesejáveis, das agências de planejamento, distribuição e administração de bolsas e fundos de pesquisa têm estimulado a perseguição de objetivos secundários, favorecendo o gigantismo ou a composição apenas formal dos projetos, antes que levando à avaliação de seus méritos científicos, sociais ou econômicos; d) a insuficiência e a inelasticidade dos mecanismos e da estrutura administrativa, nas universidades e outros órgãos executores são inadequados às exigências de investigação, em um meio carente e pouco estimulante.Associação Brasileira de Educação Médica1984-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021984000200090Revista Brasileira de Educação Médica v.8 n.2 1984reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v8.2-004info:eu-repo/semantics/openAccessSuassuna,Italopor2021-09-03T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021984000200090Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-09-03T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
spellingShingle |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA Suassuna,Italo |
title_short |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title_full |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title_fullStr |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title_full_unstemmed |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
title_sort |
DESCAMINHO DA PESQUISA CIENTÍFICA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA |
author |
Suassuna,Italo |
author_facet |
Suassuna,Italo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Suassuna,Italo |
description |
Resumo: A implantação do sistema de pós-graduação, visando à obtenção de títulos de Mestre e Doutor em Medicina é apreciada, tendo em conta a sua possível significação como suporte para atividades de investigação. Os resultados quantitativamente favoráveis parecem contrariados pelos seguintes descaminhos perceptíveis: a) a imposição de um sistema fechado e exclusivista de pós-graduação, que despreza a competência previamente comprovada em pesquisa, e que se torna falho ou indiferente à seleção continuada dos mais aptos resultando mais na valorização da titulação acadêmica do que no bom treinamento; b) a inadequação sóciocultural da estrutura da pós-graduação, que resulta da interpretação errônea do modelo visado, levando ao artificialismo e ao elitismo do sistema; c) a orientação e a interferência, cientificamente indesejáveis, das agências de planejamento, distribuição e administração de bolsas e fundos de pesquisa têm estimulado a perseguição de objetivos secundários, favorecendo o gigantismo ou a composição apenas formal dos projetos, antes que levando à avaliação de seus méritos científicos, sociais ou econômicos; d) a insuficiência e a inelasticidade dos mecanismos e da estrutura administrativa, nas universidades e outros órgãos executores são inadequados às exigências de investigação, em um meio carente e pouco estimulante. |
publishDate |
1984 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1984-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021984000200090 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021984000200090 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v8.2-004 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.8 n.2 1984 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002400784384 |