Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000500205 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O Teste do Progresso (TP) permite uma avaliação acadêmica seriada com diversos benefícios para o aluno e a instituição de ensino. Trata-se de uma ferramenta complementar de avaliação. Tem-se tentado cada vez mais associar os resultados no TP com aqueles obtidos no processo seletivo da residência médica (RM), em razão de ambos medirem competências cognitivas. Objetivo: Este estudo teve como objetivo correlacionar o desempenho no TP de egressos do curso de Medicina com o resultado obtido por eles no processo seletivo para admissão na RM. Método: Trata-se de estudo transversal, quantitativo, realizado no período de julho de 2021 a março de 2022 com 143 alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, que realizaram anualmente o TP no período da sua graduação e participaram do Processo de Seleção Unificada para Residência Médica do estado do Ceará. Resultado: Foi encontrada uma correlação significativa positiva (ρ = 0,257**; p < 0,001) entre a média de pontuação de todos os anos do TP e a aprovação na primeira fase da residência, bem como entre as notas do TP do sexto ano com a aprovação na primeira fase da residência (ρ = 0,354**; p < 0,001). Também houve correlação positiva entre as médias do TP e as notas do TP do sexto ano com a aprovação na segunda e última fase da RM (ρ = 0,226**; p < 0,001 e ρ = 0,265**; p < 0,001, respectivamente). Conclusão: Como o TP mostrou ser um excelente preditor de resultados em exames somativos de ampla concorrência, ele pode ser considerado uma ferramenta importante para o sucesso nas seleções de RM. Por conta disso, sugere-se que o TP seja cada vez mais valorizado tanto pelos alunos quanto pelas instituições que o aplicam. |
id |
ABEM-1_a61c23bfcabf70ffed1a3af3f1c0900e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022022000500205 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médicaEducação MédicaResidência MédicaDesempenho AcadêmicoAvaliação EducacionalResumo: Introdução: O Teste do Progresso (TP) permite uma avaliação acadêmica seriada com diversos benefícios para o aluno e a instituição de ensino. Trata-se de uma ferramenta complementar de avaliação. Tem-se tentado cada vez mais associar os resultados no TP com aqueles obtidos no processo seletivo da residência médica (RM), em razão de ambos medirem competências cognitivas. Objetivo: Este estudo teve como objetivo correlacionar o desempenho no TP de egressos do curso de Medicina com o resultado obtido por eles no processo seletivo para admissão na RM. Método: Trata-se de estudo transversal, quantitativo, realizado no período de julho de 2021 a março de 2022 com 143 alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, que realizaram anualmente o TP no período da sua graduação e participaram do Processo de Seleção Unificada para Residência Médica do estado do Ceará. Resultado: Foi encontrada uma correlação significativa positiva (ρ = 0,257**; p < 0,001) entre a média de pontuação de todos os anos do TP e a aprovação na primeira fase da residência, bem como entre as notas do TP do sexto ano com a aprovação na primeira fase da residência (ρ = 0,354**; p < 0,001). Também houve correlação positiva entre as médias do TP e as notas do TP do sexto ano com a aprovação na segunda e última fase da RM (ρ = 0,226**; p < 0,001 e ρ = 0,265**; p < 0,001, respectivamente). Conclusão: Como o TP mostrou ser um excelente preditor de resultados em exames somativos de ampla concorrência, ele pode ser considerado uma ferramenta importante para o sucesso nas seleções de RM. Por conta disso, sugere-se que o TP seja cada vez mais valorizado tanto pelos alunos quanto pelas instituições que o aplicam.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000500205Revista Brasileira de Educação Médica v.46 suppl.1 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.supl.1-20220285info:eu-repo/semantics/openAccessGuimarães,Lorena Freitas de FrançaChiesa,DanielaBessa,Olivia Andrea Alencar Costapor2022-11-29T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000500205Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-11-29T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica |
title |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica |
spellingShingle |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica Guimarães,Lorena Freitas de França Educação Médica Residência Médica Desempenho Acadêmico Avaliação Educacional |
title_short |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica |
title_full |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica |
title_fullStr |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica |
title_full_unstemmed |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica |
title_sort |
Correlação entre o desempenho no Teste do Progresso e a aprovação na residência médica |
author |
Guimarães,Lorena Freitas de França |
author_facet |
Guimarães,Lorena Freitas de França Chiesa,Daniela Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa |
author_role |
author |
author2 |
Chiesa,Daniela Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guimarães,Lorena Freitas de França Chiesa,Daniela Bessa,Olivia Andrea Alencar Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Médica Residência Médica Desempenho Acadêmico Avaliação Educacional |
topic |
Educação Médica Residência Médica Desempenho Acadêmico Avaliação Educacional |
description |
Resumo: Introdução: O Teste do Progresso (TP) permite uma avaliação acadêmica seriada com diversos benefícios para o aluno e a instituição de ensino. Trata-se de uma ferramenta complementar de avaliação. Tem-se tentado cada vez mais associar os resultados no TP com aqueles obtidos no processo seletivo da residência médica (RM), em razão de ambos medirem competências cognitivas. Objetivo: Este estudo teve como objetivo correlacionar o desempenho no TP de egressos do curso de Medicina com o resultado obtido por eles no processo seletivo para admissão na RM. Método: Trata-se de estudo transversal, quantitativo, realizado no período de julho de 2021 a março de 2022 com 143 alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, que realizaram anualmente o TP no período da sua graduação e participaram do Processo de Seleção Unificada para Residência Médica do estado do Ceará. Resultado: Foi encontrada uma correlação significativa positiva (ρ = 0,257**; p < 0,001) entre a média de pontuação de todos os anos do TP e a aprovação na primeira fase da residência, bem como entre as notas do TP do sexto ano com a aprovação na primeira fase da residência (ρ = 0,354**; p < 0,001). Também houve correlação positiva entre as médias do TP e as notas do TP do sexto ano com a aprovação na segunda e última fase da RM (ρ = 0,226**; p < 0,001 e ρ = 0,265**; p < 0,001, respectivamente). Conclusão: Como o TP mostrou ser um excelente preditor de resultados em exames somativos de ampla concorrência, ele pode ser considerado uma ferramenta importante para o sucesso nas seleções de RM. Por conta disso, sugere-se que o TP seja cada vez mais valorizado tanto pelos alunos quanto pelas instituições que o aplicam. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000500205 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000500205 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v46.supl.1-20220285 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.46 suppl.1 2022 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303009455603712 |