Consulta Conjunta: uma Estratégia de Capacitação para a Atenção Integral à Saúde
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Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200147 |
Resumo: | Resumo: Este artigo representa a prática de saúde denominada Consulta Conjunta, que une o viés assistencial ao pedagógico e tem por objetivo aprimorar a tarefa assistencial quanto à qualidade da assistência e à qualificação profissional. Trata-se de uma técnica de aprendizagem em serviço que surge da necessidade de dar respostas resolutivas durante a dinâmica ágil da assistência à saúde e que reúne, na mesma cena, profissionais de saúde de diferentes categorias, o paciente e, se necessário, a família deste. A ação se faz partir da solicitação de um dos profissionais para complementar e/ou elucidas aspectos da situação de cuidado em andamento que fujam ao entendimento do solicitante ao traçar uma conduta terapêutica. Este artigo enfoca a parceria entre o médico (solicitante) e o profissional psi (psicólogo ou psiquiatra solicitado), junto ao paciente. |
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Consulta Conjunta: uma Estratégia de Capacitação para a Atenção Integral à SaúdePrática de Saúde PúblicaAprendizagemÁrea de Atuação ProfissionalResumo: Este artigo representa a prática de saúde denominada Consulta Conjunta, que une o viés assistencial ao pedagógico e tem por objetivo aprimorar a tarefa assistencial quanto à qualidade da assistência e à qualificação profissional. Trata-se de uma técnica de aprendizagem em serviço que surge da necessidade de dar respostas resolutivas durante a dinâmica ágil da assistência à saúde e que reúne, na mesma cena, profissionais de saúde de diferentes categorias, o paciente e, se necessário, a família deste. A ação se faz partir da solicitação de um dos profissionais para complementar e/ou elucidas aspectos da situação de cuidado em andamento que fujam ao entendimento do solicitante ao traçar uma conduta terapêutica. Este artigo enfoca a parceria entre o médico (solicitante) e o profissional psi (psicólogo ou psiquiatra solicitado), junto ao paciente.Associação Brasileira de Educação Médica2005-08-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022005000200147Revista Brasileira de Educação Médica v.29 n.2 2005reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v29.2-021info:eu-repo/semantics/openAccessMello Filho,Júlio deSilveira,Lia Márcia Cruz dapor2020-04-17T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022005000200147Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-04-17T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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