Espiritualidade e Formação nos Programas de Residência em Saúde de uma Cidade no Nordeste Brasileiro
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000300082 |
Resumo: | RESUMO Introdução Evidências da literatura mostram a influência da espiritualidade na saúde dos indivíduos. No entanto, poucas instituições de ensino em saúde no Brasil incluem a temática em seus conteúdos programáticos. Essa realidade é ainda mais evidente ao tratarmos de programas de especialização ou residência na área da saúde. Objetivo Analisar a abordagem de conteúdo relacionado à espiritualidade nos programas de residência da Secretaria de Saúde da cidade do Recife (Sesau-Recife). Método O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em pesquisas sob o Parecer no 2.136.503. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem combinada, que envolveu a análise dos Projetos Político-Pedagógicos por meio de roteiro de análise documental e entrevistas com residentes e preceptores de oito programas de residência da Sesau-Recife, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturada. As informações coletadas foram analisadas segundo a proposta de Minayo. Resultados e discussão Na análise documental não foi encontrado conteúdo sobre espiritualidade. Nas entrevistas, o conteúdo coletado foi categorizado em: conceitos; espiritualidade baseada em evidências; espiritualidade e cuidado; espiritualidade e finitude; espiritualidade e formação. Na análise foi observado que os preceptores e residentes, em sua maioria, não conhecem os conceitos, as evidências e a aplicabilidade da espiritualidade na prática clínica e na formação em saúde. Os entrevistados demonstraram interesse em capacitação na temática e consideraram relevante a inclusão da espiritualidade no conteúdo dos programas. Conclusão A abordagem da espiritualidade em cursos de saúde vem crescendo rapidamente no cenário internacional e de forma mais lenta, porém presente, no cenário nacional. Essa realidade inclui de forma mais contundente os cursos de graduação. Ao se tratar de pós-graduação, no entanto, pouco se avançou. Os programas de residência da Sesau-Recife são um exemplo desta assertiva, visto que não contemplam, ao menos de forma oficial, conteúdos de espiritualidade em seus programas. Neste sentido, visto o benefício que traz para os indivíduos, recomenda-se a inclusão da espiritualidade nos conteúdos oficiais desses programas. |
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Espiritualidade e Formação nos Programas de Residência em Saúde de uma Cidade no Nordeste Brasileiro–Espiritualidade–Educação em Saúde–Educação Continuada–Internato e ResidênciaRESUMO Introdução Evidências da literatura mostram a influência da espiritualidade na saúde dos indivíduos. No entanto, poucas instituições de ensino em saúde no Brasil incluem a temática em seus conteúdos programáticos. Essa realidade é ainda mais evidente ao tratarmos de programas de especialização ou residência na área da saúde. Objetivo Analisar a abordagem de conteúdo relacionado à espiritualidade nos programas de residência da Secretaria de Saúde da cidade do Recife (Sesau-Recife). Método O estudo foi aprovado por Comitê de Ética em pesquisas sob o Parecer no 2.136.503. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com abordagem combinada, que envolveu a análise dos Projetos Político-Pedagógicos por meio de roteiro de análise documental e entrevistas com residentes e preceptores de oito programas de residência da Sesau-Recife, utilizando um roteiro de entrevista semiestruturada. As informações coletadas foram analisadas segundo a proposta de Minayo. Resultados e discussão Na análise documental não foi encontrado conteúdo sobre espiritualidade. Nas entrevistas, o conteúdo coletado foi categorizado em: conceitos; espiritualidade baseada em evidências; espiritualidade e cuidado; espiritualidade e finitude; espiritualidade e formação. Na análise foi observado que os preceptores e residentes, em sua maioria, não conhecem os conceitos, as evidências e a aplicabilidade da espiritualidade na prática clínica e na formação em saúde. Os entrevistados demonstraram interesse em capacitação na temática e consideraram relevante a inclusão da espiritualidade no conteúdo dos programas. Conclusão A abordagem da espiritualidade em cursos de saúde vem crescendo rapidamente no cenário internacional e de forma mais lenta, porém presente, no cenário nacional. Essa realidade inclui de forma mais contundente os cursos de graduação. Ao se tratar de pós-graduação, no entanto, pouco se avançou. Os programas de residência da Sesau-Recife são um exemplo desta assertiva, visto que não contemplam, ao menos de forma oficial, conteúdos de espiritualidade em seus programas. Neste sentido, visto o benefício que traz para os indivíduos, recomenda-se a inclusão da espiritualidade nos conteúdos oficiais desses programas.Associação Brasileira de Educação Médica2019-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000300082Revista Brasileira de Educação Médica v.43 n.3 2019reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v43n3rb20180221info:eu-repo/semantics/openAccessJordán,Arturo de Pádua WalfridoBarbosa,Leopoldo Nelson Fernandespor2019-05-20T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022019000300082Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2019-05-20T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
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