A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200133 |
Resumo: | Resumo: Entre complexas questões da formação medica, o artigo traz à tona a escolha precoce da especialidade pelo estudante de medicina. Embora, conceitualmente, essa escolha seja reconhecida pelos movimentos da educação médica das últimas décadas como prejudicial à formação do futuro médico, na prática tem se mostrado cada dia mais frequente e até mesmo tem sido estimulada pelos atores da escola médica. Tal conduta pode propiciar uma formação inadequada ao exercício profissional, já que este aluno ainda na graduação tende a se desinteressar pelas disciplinas básicas e fundamentais do curso, colocando-as em segundo plano diante da especialidade escolhida. Aspectos do processo de especialização, das tendências contemporâneas do mundo do trabalho médico e questões relativas à educação médica - associados a um inquérito dirigido a 202 alunos e 60 egressos de uma instituição privada de ensino universitário localizada numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro - compuseram um estudo que se propôs identificar, entre os alunos do 1°, 3° e 5° ano do curso de graduação, os fundamentos da precoce escolha de um especialidade médica; e, entre o egressos, as concepções a respeito da sua situação profissional atual relacionada com a sua formação. Associado ao perfil definido pelas diretrizes curriculares nacionais e ao momento em que se encontram as iniciativas de transformação da educação médica, o estudo sugere pontos de reflexão para gestores, professores e alunos da escola médica. |
id |
ABEM-1_ae34651c094725c6cafe5540042638ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022004000200133 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação MédicaEspecialidades MédicasEscolhas da ProfissãoEducação MédicaResumo: Entre complexas questões da formação medica, o artigo traz à tona a escolha precoce da especialidade pelo estudante de medicina. Embora, conceitualmente, essa escolha seja reconhecida pelos movimentos da educação médica das últimas décadas como prejudicial à formação do futuro médico, na prática tem se mostrado cada dia mais frequente e até mesmo tem sido estimulada pelos atores da escola médica. Tal conduta pode propiciar uma formação inadequada ao exercício profissional, já que este aluno ainda na graduação tende a se desinteressar pelas disciplinas básicas e fundamentais do curso, colocando-as em segundo plano diante da especialidade escolhida. Aspectos do processo de especialização, das tendências contemporâneas do mundo do trabalho médico e questões relativas à educação médica - associados a um inquérito dirigido a 202 alunos e 60 egressos de uma instituição privada de ensino universitário localizada numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro - compuseram um estudo que se propôs identificar, entre os alunos do 1°, 3° e 5° ano do curso de graduação, os fundamentos da precoce escolha de um especialidade médica; e, entre o egressos, as concepções a respeito da sua situação profissional atual relacionada com a sua formação. Associado ao perfil definido pelas diretrizes curriculares nacionais e ao momento em que se encontram as iniciativas de transformação da educação médica, o estudo sugere pontos de reflexão para gestores, professores e alunos da escola médica.Associação Brasileira de Educação Médica2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200133Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.2-018info:eu-repo/semantics/openAccessCabral Filho,Wilson RodriguesRibeiro,Victoria Maria Brantpor2020-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000200133Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica |
title |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica |
spellingShingle |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica Cabral Filho,Wilson Rodrigues Especialidades Médicas Escolhas da Profissão Educação Médica |
title_short |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica |
title_full |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica |
title_fullStr |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica |
title_full_unstemmed |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica |
title_sort |
A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica |
author |
Cabral Filho,Wilson Rodrigues |
author_facet |
Cabral Filho,Wilson Rodrigues Ribeiro,Victoria Maria Brant |
author_role |
author |
author2 |
Ribeiro,Victoria Maria Brant |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral Filho,Wilson Rodrigues Ribeiro,Victoria Maria Brant |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Especialidades Médicas Escolhas da Profissão Educação Médica |
topic |
Especialidades Médicas Escolhas da Profissão Educação Médica |
description |
Resumo: Entre complexas questões da formação medica, o artigo traz à tona a escolha precoce da especialidade pelo estudante de medicina. Embora, conceitualmente, essa escolha seja reconhecida pelos movimentos da educação médica das últimas décadas como prejudicial à formação do futuro médico, na prática tem se mostrado cada dia mais frequente e até mesmo tem sido estimulada pelos atores da escola médica. Tal conduta pode propiciar uma formação inadequada ao exercício profissional, já que este aluno ainda na graduação tende a se desinteressar pelas disciplinas básicas e fundamentais do curso, colocando-as em segundo plano diante da especialidade escolhida. Aspectos do processo de especialização, das tendências contemporâneas do mundo do trabalho médico e questões relativas à educação médica - associados a um inquérito dirigido a 202 alunos e 60 egressos de uma instituição privada de ensino universitário localizada numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro - compuseram um estudo que se propôs identificar, entre os alunos do 1°, 3° e 5° ano do curso de graduação, os fundamentos da precoce escolha de um especialidade médica; e, entre o egressos, as concepções a respeito da sua situação profissional atual relacionada com a sua formação. Associado ao perfil definido pelas diretrizes curriculares nacionais e ao momento em que se encontram as iniciativas de transformação da educação médica, o estudo sugere pontos de reflexão para gestores, professores e alunos da escola médica. |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200133 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v28.2-018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303003428388864 |