A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral Filho,Wilson Rodrigues
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Ribeiro,Victoria Maria Brant
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200133
Resumo: Resumo: Entre complexas questões da formação medica, o artigo traz à tona a escolha precoce da especialidade pelo estudante de medicina. Embora, conceitualmente, essa escolha seja reconhecida pelos movimentos da educação médica das últimas décadas como prejudicial à formação do futuro médico, na prática tem se mostrado cada dia mais frequente e até mesmo tem sido estimulada pelos atores da escola médica. Tal conduta pode propiciar uma formação inadequada ao exercício profissional, já que este aluno ainda na graduação tende a se desinteressar pelas disciplinas básicas e fundamentais do curso, colocando-as em segundo plano diante da especialidade escolhida. Aspectos do processo de especialização, das tendências contemporâneas do mundo do trabalho médico e questões relativas à educação médica - associados a um inquérito dirigido a 202 alunos e 60 egressos de uma instituição privada de ensino universitário localizada numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro - compuseram um estudo que se propôs identificar, entre os alunos do 1°, 3° e 5° ano do curso de graduação, os fundamentos da precoce escolha de um especialidade médica; e, entre o egressos, as concepções a respeito da sua situação profissional atual relacionada com a sua formação. Associado ao perfil definido pelas diretrizes curriculares nacionais e ao momento em que se encontram as iniciativas de transformação da educação médica, o estudo sugere pontos de reflexão para gestores, professores e alunos da escola médica.
id ABEM-1_ae34651c094725c6cafe5540042638ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022004000200133
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação MédicaEspecialidades MédicasEscolhas da ProfissãoEducação MédicaResumo: Entre complexas questões da formação medica, o artigo traz à tona a escolha precoce da especialidade pelo estudante de medicina. Embora, conceitualmente, essa escolha seja reconhecida pelos movimentos da educação médica das últimas décadas como prejudicial à formação do futuro médico, na prática tem se mostrado cada dia mais frequente e até mesmo tem sido estimulada pelos atores da escola médica. Tal conduta pode propiciar uma formação inadequada ao exercício profissional, já que este aluno ainda na graduação tende a se desinteressar pelas disciplinas básicas e fundamentais do curso, colocando-as em segundo plano diante da especialidade escolhida. Aspectos do processo de especialização, das tendências contemporâneas do mundo do trabalho médico e questões relativas à educação médica - associados a um inquérito dirigido a 202 alunos e 60 egressos de uma instituição privada de ensino universitário localizada numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro - compuseram um estudo que se propôs identificar, entre os alunos do 1°, 3° e 5° ano do curso de graduação, os fundamentos da precoce escolha de um especialidade médica; e, entre o egressos, as concepções a respeito da sua situação profissional atual relacionada com a sua formação. Associado ao perfil definido pelas diretrizes curriculares nacionais e ao momento em que se encontram as iniciativas de transformação da educação médica, o estudo sugere pontos de reflexão para gestores, professores e alunos da escola médica.Associação Brasileira de Educação Médica2004-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200133Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v28.2-018info:eu-repo/semantics/openAccessCabral Filho,Wilson RodriguesRibeiro,Victoria Maria Brantpor2020-06-18T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022004000200133Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-06-18T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
title A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
spellingShingle A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
Cabral Filho,Wilson Rodrigues
Especialidades Médicas
Escolhas da Profissão
Educação Médica
title_short A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
title_full A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
title_fullStr A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
title_full_unstemmed A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
title_sort A Escolha Precoce da Especialidade pelo Estudante de Medicina: um Desafio para a Educação Médica
author Cabral Filho,Wilson Rodrigues
author_facet Cabral Filho,Wilson Rodrigues
Ribeiro,Victoria Maria Brant
author_role author
author2 Ribeiro,Victoria Maria Brant
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral Filho,Wilson Rodrigues
Ribeiro,Victoria Maria Brant
dc.subject.por.fl_str_mv Especialidades Médicas
Escolhas da Profissão
Educação Médica
topic Especialidades Médicas
Escolhas da Profissão
Educação Médica
description Resumo: Entre complexas questões da formação medica, o artigo traz à tona a escolha precoce da especialidade pelo estudante de medicina. Embora, conceitualmente, essa escolha seja reconhecida pelos movimentos da educação médica das últimas décadas como prejudicial à formação do futuro médico, na prática tem se mostrado cada dia mais frequente e até mesmo tem sido estimulada pelos atores da escola médica. Tal conduta pode propiciar uma formação inadequada ao exercício profissional, já que este aluno ainda na graduação tende a se desinteressar pelas disciplinas básicas e fundamentais do curso, colocando-as em segundo plano diante da especialidade escolhida. Aspectos do processo de especialização, das tendências contemporâneas do mundo do trabalho médico e questões relativas à educação médica - associados a um inquérito dirigido a 202 alunos e 60 egressos de uma instituição privada de ensino universitário localizada numa cidade do interior do estado do Rio de Janeiro - compuseram um estudo que se propôs identificar, entre os alunos do 1°, 3° e 5° ano do curso de graduação, os fundamentos da precoce escolha de um especialidade médica; e, entre o egressos, as concepções a respeito da sua situação profissional atual relacionada com a sua formação. Associado ao perfil definido pelas diretrizes curriculares nacionais e ao momento em que se encontram as iniciativas de transformação da educação médica, o estudo sugere pontos de reflexão para gestores, professores e alunos da escola médica.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200133
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022004000200133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v28.2-018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.28 n.2 2004
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003428388864