Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo,Adriana Maria de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ribeiro,Gustavo Meirelles, Reggiani,Ana Luiza Martins, Pinheiro,Bruno de Araujo, Leopoldo,Gabriela Oliveira, Duarte,Jessica Almeida Horta, Oliveira,Ligia Barros de, Avelar,Luisa Martino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400004
Resumo: Assim como em qualquer comunidade, fatores estressantes estão presentes no dia a dia dos acadêmicos de Medicina, impactando sua qualidade de vida. Como um desdobramento da experiência pedagógica na disciplina Saúde e Sociedade, do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), um grupo de alunos decidiu investigar o tema, a fim de conhecer a própria percepção sobre o assunto. A partir de um grupo focal e com base em parâmetros adotados pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS, foram analisados fatores que têm determinado a qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina. O principal elemento considerado na qualidade de vida do estudante de Medicina da Ufop é uma extensa carga horária curricular, frequentemente associada a uma carga excessiva de atividades extracurriculares, que limitam práticas de esporte, lazer e qualidade de sono. Outro ponto considerável é a precária relação dos alunos com a infraestrutura da cidade. Considera-se o grande desafio que se apresenta à adequação do programa do curso às diretrizes curriculares nacionais sem prejuízo das condições necessárias à saúde física e mental dos graduandos.
id ABEM-1_aecb3ecc5d3e391b654cc384d88efd2a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000400004
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vidaEducação MédicaQualidade de VidaEducação em SaúdeEstresseAssim como em qualquer comunidade, fatores estressantes estão presentes no dia a dia dos acadêmicos de Medicina, impactando sua qualidade de vida. Como um desdobramento da experiência pedagógica na disciplina Saúde e Sociedade, do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), um grupo de alunos decidiu investigar o tema, a fim de conhecer a própria percepção sobre o assunto. A partir de um grupo focal e com base em parâmetros adotados pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS, foram analisados fatores que têm determinado a qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina. O principal elemento considerado na qualidade de vida do estudante de Medicina da Ufop é uma extensa carga horária curricular, frequentemente associada a uma carga excessiva de atividades extracurriculares, que limitam práticas de esporte, lazer e qualidade de sono. Outro ponto considerável é a precária relação dos alunos com a infraestrutura da cidade. Considera-se o grande desafio que se apresenta à adequação do programa do curso às diretrizes curriculares nacionais sem prejuízo das condições necessárias à saúde física e mental dos graduandos.Associação Brasileira de Educação Médica2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400004Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000400004info:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo,Adriana Maria deRibeiro,Gustavo MeirellesReggiani,Ana Luiza MartinsPinheiro,Bruno de AraujoLeopoldo,Gabriela OliveiraDuarte,Jessica Almeida HortaOliveira,Ligia Barros deAvelar,Luisa Martinopor2015-01-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000400004Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-01-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida
title Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida
spellingShingle Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida
Figueiredo,Adriana Maria de
Educação Médica
Qualidade de Vida
Educação em Saúde
Estresse
title_short Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida
title_full Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida
title_fullStr Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida
title_full_unstemmed Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida
title_sort Percepções dos estudantes de medicina da ufop sobre sua qualidade de vida
author Figueiredo,Adriana Maria de
author_facet Figueiredo,Adriana Maria de
Ribeiro,Gustavo Meirelles
Reggiani,Ana Luiza Martins
Pinheiro,Bruno de Araujo
Leopoldo,Gabriela Oliveira
Duarte,Jessica Almeida Horta
Oliveira,Ligia Barros de
Avelar,Luisa Martino
author_role author
author2 Ribeiro,Gustavo Meirelles
Reggiani,Ana Luiza Martins
Pinheiro,Bruno de Araujo
Leopoldo,Gabriela Oliveira
Duarte,Jessica Almeida Horta
Oliveira,Ligia Barros de
Avelar,Luisa Martino
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Figueiredo,Adriana Maria de
Ribeiro,Gustavo Meirelles
Reggiani,Ana Luiza Martins
Pinheiro,Bruno de Araujo
Leopoldo,Gabriela Oliveira
Duarte,Jessica Almeida Horta
Oliveira,Ligia Barros de
Avelar,Luisa Martino
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Médica
Qualidade de Vida
Educação em Saúde
Estresse
topic Educação Médica
Qualidade de Vida
Educação em Saúde
Estresse
description Assim como em qualquer comunidade, fatores estressantes estão presentes no dia a dia dos acadêmicos de Medicina, impactando sua qualidade de vida. Como um desdobramento da experiência pedagógica na disciplina Saúde e Sociedade, do curso de Medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), um grupo de alunos decidiu investigar o tema, a fim de conhecer a própria percepção sobre o assunto. A partir de um grupo focal e com base em parâmetros adotados pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS, foram analisados fatores que têm determinado a qualidade de vida dos acadêmicos de Medicina. O principal elemento considerado na qualidade de vida do estudante de Medicina da Ufop é uma extensa carga horária curricular, frequentemente associada a uma carga excessiva de atividades extracurriculares, que limitam práticas de esporte, lazer e qualidade de sono. Outro ponto considerável é a precária relação dos alunos com a infraestrutura da cidade. Considera-se o grande desafio que se apresenta à adequação do programa do curso às diretrizes curriculares nacionais sem prejuízo das condições necessárias à saúde física e mental dos graduandos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005745741824