Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues,Rosângela Curvo Leite
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Amaral,Eliana, Zeferino,Angélica Maria Bicudo, Antonio,Maria Ângela G. Monteiro, Nadruz,Wilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100015
Resumo: OBJETIVO: Comparar quatro métodos de avaliação com base nas notas obtidas por alunos do quarto ano de Medicina em estágio clínico. MÉTODO: Ao final do estágio clínico em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Pediatria, em unidades de atenção primária, 106 alunos do quarto ano foram avaliados com base em quatro métodos: Prova Teórica (Pt), Portfólio (Pf), Avaliação Estruturada do Atendimento Clínico (AE) e Conceito Global Itemizado (CGI), (escala 0-10). A análise estatística utilizou coeficiente alfa de Cronbach, teste de Wilcoxon para dados pareados, coeficiente de correlação de Pearson, análise de componentes principais e distância euclidiana. RESULTADOS: As medianas mais baixas foram de PT, e as mais altas, de AE. Houve diferença significativa nas distribuições das notas entre todos os pares de métodos (P < 0,001). A correlação mais forte e a maior concordância ocorreram entre as notas de AE e CGI. A análise de componentes principais contrastou as notas de Pt e Pf com as de AE e CGI. CONCLUSÃO: Cada método parece enfocar diferentes aspectos da competência clínica. AE e CGI parecem avaliar competências semelhantes, em oposição a Pf e Pt. Portanto, nenhum método deve ser utilizado isoladamente para avaliar os alunos em estágio clínico.
id ABEM-1_b1140c93735ccc388a5cf1ccdad01986
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000100015
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliaçãoMétodos de AvaliaçãoCompetência ClínicaEstágio ClínicoEducação MédicaOBJETIVO: Comparar quatro métodos de avaliação com base nas notas obtidas por alunos do quarto ano de Medicina em estágio clínico. MÉTODO: Ao final do estágio clínico em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Pediatria, em unidades de atenção primária, 106 alunos do quarto ano foram avaliados com base em quatro métodos: Prova Teórica (Pt), Portfólio (Pf), Avaliação Estruturada do Atendimento Clínico (AE) e Conceito Global Itemizado (CGI), (escala 0-10). A análise estatística utilizou coeficiente alfa de Cronbach, teste de Wilcoxon para dados pareados, coeficiente de correlação de Pearson, análise de componentes principais e distância euclidiana. RESULTADOS: As medianas mais baixas foram de PT, e as mais altas, de AE. Houve diferença significativa nas distribuições das notas entre todos os pares de métodos (P < 0,001). A correlação mais forte e a maior concordância ocorreram entre as notas de AE e CGI. A análise de componentes principais contrastou as notas de Pt e Pf com as de AE e CGI. CONCLUSÃO: Cada método parece enfocar diferentes aspectos da competência clínica. AE e CGI parecem avaliar competências semelhantes, em oposição a Pf e Pt. Portanto, nenhum método deve ser utilizado isoladamente para avaliar os alunos em estágio clínico.Associação Brasileira de Educação Médica2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100015Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.1 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000100015info:eu-repo/semantics/openAccessDomingues,Rosângela Curvo LeiteAmaral,ElianaZeferino,Angélica Maria BicudoAntonio,Maria Ângela G. MonteiroNadruz,Wilsonpor2010-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000100015Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-06-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação
title Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação
spellingShingle Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação
Domingues,Rosângela Curvo Leite
Métodos de Avaliação
Competência Clínica
Estágio Clínico
Educação Médica
title_short Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação
title_full Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação
title_fullStr Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação
title_full_unstemmed Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação
title_sort Competência clínica de alunos de Medicina em estágio clínico: comparação entre métodos de avaliação
author Domingues,Rosângela Curvo Leite
author_facet Domingues,Rosângela Curvo Leite
Amaral,Eliana
Zeferino,Angélica Maria Bicudo
Antonio,Maria Ângela G. Monteiro
Nadruz,Wilson
author_role author
author2 Amaral,Eliana
Zeferino,Angélica Maria Bicudo
Antonio,Maria Ângela G. Monteiro
Nadruz,Wilson
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues,Rosângela Curvo Leite
Amaral,Eliana
Zeferino,Angélica Maria Bicudo
Antonio,Maria Ângela G. Monteiro
Nadruz,Wilson
dc.subject.por.fl_str_mv Métodos de Avaliação
Competência Clínica
Estágio Clínico
Educação Médica
topic Métodos de Avaliação
Competência Clínica
Estágio Clínico
Educação Médica
description OBJETIVO: Comparar quatro métodos de avaliação com base nas notas obtidas por alunos do quarto ano de Medicina em estágio clínico. MÉTODO: Ao final do estágio clínico em Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica e Pediatria, em unidades de atenção primária, 106 alunos do quarto ano foram avaliados com base em quatro métodos: Prova Teórica (Pt), Portfólio (Pf), Avaliação Estruturada do Atendimento Clínico (AE) e Conceito Global Itemizado (CGI), (escala 0-10). A análise estatística utilizou coeficiente alfa de Cronbach, teste de Wilcoxon para dados pareados, coeficiente de correlação de Pearson, análise de componentes principais e distância euclidiana. RESULTADOS: As medianas mais baixas foram de PT, e as mais altas, de AE. Houve diferença significativa nas distribuições das notas entre todos os pares de métodos (P < 0,001). A correlação mais forte e a maior concordância ocorreram entre as notas de AE e CGI. A análise de componentes principais contrastou as notas de Pt e Pf com as de AE e CGI. CONCLUSÃO: Cada método parece enfocar diferentes aspectos da competência clínica. AE e CGI parecem avaliar competências semelhantes, em oposição a Pf e Pt. Portanto, nenhum método deve ser utilizado isoladamente para avaliar os alunos em estágio clínico.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.1 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004262006784