Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000300153 |
Resumo: | RESUMO A avaliação programática do estudante é uma abordagem relativamente nova, que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento das condições de utilização dos diferentes métodos de avaliação, com vistas ao melhor cumprimento das funções da avaliação: somativa, formativa e controle da qualidade do currículo. A introdução de um sistema de avaliação programática do estudante em uma instituição do ensino superior constitui tarefa complexa e consumidora de recursos humanos e materiais, mas as informações sobre a efetividade desses sistemas são escassas. Embora a literatura especializada registre vários estudos sobre avaliação no ambiente de trabalho (estágios profissionalizantes e aperfeiçoamento profissional) em diferentes profissões da área da Saúde, são poucas as investigações sobre o tema em cursos de graduação em Medicina. Neste artigo, relata-se a experiência de uma escola médica britânica que adotou recentemente a avaliação programática. Trata-se de um estudo de caso baseado nas percepções de estudantes e professores, que concordaram em se submeter a entrevistas semiestruturadas gravadas. Os arquivos de áudio foram transcritos, fornecendo textos nos quais se realizou análise qualitativa de conteúdo. Essa análise produziu visões sobre pontos fortes do programa de avaliação e permitiu identificar aspectos que requerem aperfeiçoamento. Os resultados mostraram que, embora expressando diferentes perspectivas e criticando vários pontos da avaliação programática, estudantes e professores compartilham uma visão predominantemente positiva do programa de avaliação. Os estudantes valorizam muito a abundância de oportunidades de receber devolutivas construtivas, sobretudo nas atividades clínicas, bem como a realização periódica de exames estruturados de habilidades clínicas com finalidades somativa e formativa. Os professores valorizam muito a organização global do programa e a sua efetividade na detecção de estudantes com dificuldades. Valorizam, também, a diversidade de oportunidades de treinamento e desenvolvimento docente na temática da avaliação. Estes achados permitem concluir que estudantes e professores de Medicina, ainda que ressaltem a necessidade de aperfeiçoamentos, vêm tendo experiências predominantemente positivas de um sistema de avaliação programática recentemente introduzido na instituição. Assim, é possível inferir que a complexidade e os custos de implementação de um sistema de avaliação programática do estudante de Medicina podem ser compensados por seus efeitos positivos, como indicam as opiniões de estudantes e professores. |
id |
ABEM-1_b22114addc47b2dc6b3fd7e291a858de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022018000300153 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica BritânicaAvaliação EducacionalEstudante de MedicinaDocente de MedicinaEducação MédicaRESUMO A avaliação programática do estudante é uma abordagem relativamente nova, que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento das condições de utilização dos diferentes métodos de avaliação, com vistas ao melhor cumprimento das funções da avaliação: somativa, formativa e controle da qualidade do currículo. A introdução de um sistema de avaliação programática do estudante em uma instituição do ensino superior constitui tarefa complexa e consumidora de recursos humanos e materiais, mas as informações sobre a efetividade desses sistemas são escassas. Embora a literatura especializada registre vários estudos sobre avaliação no ambiente de trabalho (estágios profissionalizantes e aperfeiçoamento profissional) em diferentes profissões da área da Saúde, são poucas as investigações sobre o tema em cursos de graduação em Medicina. Neste artigo, relata-se a experiência de uma escola médica britânica que adotou recentemente a avaliação programática. Trata-se de um estudo de caso baseado nas percepções de estudantes e professores, que concordaram em se submeter a entrevistas semiestruturadas gravadas. Os arquivos de áudio foram transcritos, fornecendo textos nos quais se realizou análise qualitativa de conteúdo. Essa análise produziu visões sobre pontos fortes do programa de avaliação e permitiu identificar aspectos que requerem aperfeiçoamento. Os resultados mostraram que, embora expressando diferentes perspectivas e criticando vários pontos da avaliação programática, estudantes e professores compartilham uma visão predominantemente positiva do programa de avaliação. Os estudantes valorizam muito a abundância de oportunidades de receber devolutivas construtivas, sobretudo nas atividades clínicas, bem como a realização periódica de exames estruturados de habilidades clínicas com finalidades somativa e formativa. Os professores valorizam muito a organização global do programa e a sua efetividade na detecção de estudantes com dificuldades. Valorizam, também, a diversidade de oportunidades de treinamento e desenvolvimento docente na temática da avaliação. Estes achados permitem concluir que estudantes e professores de Medicina, ainda que ressaltem a necessidade de aperfeiçoamentos, vêm tendo experiências predominantemente positivas de um sistema de avaliação programática recentemente introduzido na instituição. Assim, é possível inferir que a complexidade e os custos de implementação de um sistema de avaliação programática do estudante de Medicina podem ser compensados por seus efeitos positivos, como indicam as opiniões de estudantes e professores.Associação Brasileira de Educação Médica2018-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000300153Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.3 2018reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712018v42n2rb20170103info:eu-repo/semantics/openAccessTroncon,Luiz Ernesto de Almeidapor2020-01-10T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022018000300153Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-01-10T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica |
title |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica |
spellingShingle |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica Troncon,Luiz Ernesto de Almeida Avaliação Educacional Estudante de Medicina Docente de Medicina Educação Médica |
title_short |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica |
title_full |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica |
title_fullStr |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica |
title_full_unstemmed |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica |
title_sort |
Efetividade da Avaliação Programática do Estudante de Medicina: Estudo de Caso Baseado nas Impressões de Estudantes e Professores de uma Escola Médica Britânica |
author |
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida |
author_facet |
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Troncon,Luiz Ernesto de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação Educacional Estudante de Medicina Docente de Medicina Educação Médica |
topic |
Avaliação Educacional Estudante de Medicina Docente de Medicina Educação Médica |
description |
RESUMO A avaliação programática do estudante é uma abordagem relativamente nova, que tem como objetivo principal o aperfeiçoamento das condições de utilização dos diferentes métodos de avaliação, com vistas ao melhor cumprimento das funções da avaliação: somativa, formativa e controle da qualidade do currículo. A introdução de um sistema de avaliação programática do estudante em uma instituição do ensino superior constitui tarefa complexa e consumidora de recursos humanos e materiais, mas as informações sobre a efetividade desses sistemas são escassas. Embora a literatura especializada registre vários estudos sobre avaliação no ambiente de trabalho (estágios profissionalizantes e aperfeiçoamento profissional) em diferentes profissões da área da Saúde, são poucas as investigações sobre o tema em cursos de graduação em Medicina. Neste artigo, relata-se a experiência de uma escola médica britânica que adotou recentemente a avaliação programática. Trata-se de um estudo de caso baseado nas percepções de estudantes e professores, que concordaram em se submeter a entrevistas semiestruturadas gravadas. Os arquivos de áudio foram transcritos, fornecendo textos nos quais se realizou análise qualitativa de conteúdo. Essa análise produziu visões sobre pontos fortes do programa de avaliação e permitiu identificar aspectos que requerem aperfeiçoamento. Os resultados mostraram que, embora expressando diferentes perspectivas e criticando vários pontos da avaliação programática, estudantes e professores compartilham uma visão predominantemente positiva do programa de avaliação. Os estudantes valorizam muito a abundância de oportunidades de receber devolutivas construtivas, sobretudo nas atividades clínicas, bem como a realização periódica de exames estruturados de habilidades clínicas com finalidades somativa e formativa. Os professores valorizam muito a organização global do programa e a sua efetividade na detecção de estudantes com dificuldades. Valorizam, também, a diversidade de oportunidades de treinamento e desenvolvimento docente na temática da avaliação. Estes achados permitem concluir que estudantes e professores de Medicina, ainda que ressaltem a necessidade de aperfeiçoamentos, vêm tendo experiências predominantemente positivas de um sistema de avaliação programática recentemente introduzido na instituição. Assim, é possível inferir que a complexidade e os custos de implementação de um sistema de avaliação programática do estudante de Medicina podem ser compensados por seus efeitos positivos, como indicam as opiniões de estudantes e professores. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000300153 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000300153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-52712018v42n2rb20170103 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.3 2018 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303006984110080 |