Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Isabela Mascaro
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pereira,Paulo Zárate, De-Carli,Alessandro Diogo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100050
Resumo: Considerando o conceito de Odontologia Baseada em Evidências, discute-se o embasamento de acadêmicos e profissionais neste paradigma, como alicerce de sua prática clínica, e alguns pontos críticos do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Objetivos Verificar a opinião de acadêmicos e profissionais acerca de tópicos relevantes inerentes à cariologia e ao ensino-aprendizagem. Métodos Aplicou-se questionário elaborado em Escala Likert aos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Faodo-UFMS) e especialistas em Dentística e Odontopediatria de Campo Grande (MS) com até 15 anos de formados.Os dados obtidos foram tabulados e submetidos a análise estatística analítica. Resultados A maior porcentagem dos estudantes expressou opinião condizente com as atuais evidências em cariologia, e os profissionais mostraram conhecimento em todas. A maioria concordou em que o método de avaliação desestimula os acadêmicos a realizar procedimentos preventivos e que nem sempre o processo ensino-aprendizagem considerou a tomada de decisão clínica alicerçada em evidências científicas. Conclusão A prática clínica dos respondentes, de modo geral, condiz com as atuais evidências, contemplando o paradigma da mínima intervenção, mas o processo ensino-aprendizagem na Faodo-UFMS poderia ser discutido e reavaliado.
id ABEM-1_b4eb7d2247191f6078b71104fae49761
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022015000100050
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-AprendizagemEducação em OdontologiaOdontologia Baseada em EvidênciasCárie DentáriaOdontologia PreventivaEducação MédicaConsiderando o conceito de Odontologia Baseada em Evidências, discute-se o embasamento de acadêmicos e profissionais neste paradigma, como alicerce de sua prática clínica, e alguns pontos críticos do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Objetivos Verificar a opinião de acadêmicos e profissionais acerca de tópicos relevantes inerentes à cariologia e ao ensino-aprendizagem. Métodos Aplicou-se questionário elaborado em Escala Likert aos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Faodo-UFMS) e especialistas em Dentística e Odontopediatria de Campo Grande (MS) com até 15 anos de formados.Os dados obtidos foram tabulados e submetidos a análise estatística analítica. Resultados A maior porcentagem dos estudantes expressou opinião condizente com as atuais evidências em cariologia, e os profissionais mostraram conhecimento em todas. A maioria concordou em que o método de avaliação desestimula os acadêmicos a realizar procedimentos preventivos e que nem sempre o processo ensino-aprendizagem considerou a tomada de decisão clínica alicerçada em evidências científicas. Conclusão A prática clínica dos respondentes, de modo geral, condiz com as atuais evidências, contemplando o paradigma da mínima intervenção, mas o processo ensino-aprendizagem na Faodo-UFMS poderia ser discutido e reavaliado. Associação Brasileira de Educação Médica2015-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100050Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712015v39n1e02252013info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Isabela MascaroPereira,Paulo ZárateDe-Carli,Alessandro Diogopor2015-05-12T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022015000100050Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-05-12T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem
title Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem
spellingShingle Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem
Martins,Isabela Mascaro
Educação em Odontologia
Odontologia Baseada em Evidências
Cárie Dentária
Odontologia Preventiva
Educação Médica
title_short Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem
title_full Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem
title_fullStr Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem
title_full_unstemmed Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem
title_sort Cariologia Baseada em Evidências eo Processo Ensino-Aprendizagem
author Martins,Isabela Mascaro
author_facet Martins,Isabela Mascaro
Pereira,Paulo Zárate
De-Carli,Alessandro Diogo
author_role author
author2 Pereira,Paulo Zárate
De-Carli,Alessandro Diogo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Isabela Mascaro
Pereira,Paulo Zárate
De-Carli,Alessandro Diogo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em Odontologia
Odontologia Baseada em Evidências
Cárie Dentária
Odontologia Preventiva
Educação Médica
topic Educação em Odontologia
Odontologia Baseada em Evidências
Cárie Dentária
Odontologia Preventiva
Educação Médica
description Considerando o conceito de Odontologia Baseada em Evidências, discute-se o embasamento de acadêmicos e profissionais neste paradigma, como alicerce de sua prática clínica, e alguns pontos críticos do processo ensino-aprendizagem em Odontologia. Objetivos Verificar a opinião de acadêmicos e profissionais acerca de tópicos relevantes inerentes à cariologia e ao ensino-aprendizagem. Métodos Aplicou-se questionário elaborado em Escala Likert aos acadêmicos da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Faodo-UFMS) e especialistas em Dentística e Odontopediatria de Campo Grande (MS) com até 15 anos de formados.Os dados obtidos foram tabulados e submetidos a análise estatística analítica. Resultados A maior porcentagem dos estudantes expressou opinião condizente com as atuais evidências em cariologia, e os profissionais mostraram conhecimento em todas. A maioria concordou em que o método de avaliação desestimula os acadêmicos a realizar procedimentos preventivos e que nem sempre o processo ensino-aprendizagem considerou a tomada de decisão clínica alicerçada em evidências científicas. Conclusão A prática clínica dos respondentes, de modo geral, condiz com as atuais evidências, contemplando o paradigma da mínima intervenção, mas o processo ensino-aprendizagem na Faodo-UFMS poderia ser discutido e reavaliado.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100050
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022015000100050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712015v39n1e02252013
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.39 n.1 2015
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005774053376