AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1983 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000200076 |
Resumo: | Resumo: Com o objetivo de verificar a percepção dos alunos quanto às características reais das avaliações a que são submetidos, e àquelas que julgam ideais, bem como de observar a persistência ou não, dessa percepção ao longo dos três primeiros anos do curso, realizou-se uma sondagem de opinião entre alunos das carreiras de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Agronomia e Biologia. Os alunos consideraram que as avaliações devem ser contínuas, cumulativas, cooperativas, globais, individualizadas, sistêmicas, válidas, e devem contar com sua participação. Essa opinião não apresentou variação significativa ao longo dos três primeiros anos. A situação real foi considerada significativamente aquém das expectativas. Os resultados sugerem que as avaliações não atendem às expectativas dos alunos, as quais correspondem aos princípios teóricos que embasam a avaliação como processo. |
id |
ABEM-1_b66ba4f2df11ab3215622379f672e32c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021983000200076 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REALResumo: Com o objetivo de verificar a percepção dos alunos quanto às características reais das avaliações a que são submetidos, e àquelas que julgam ideais, bem como de observar a persistência ou não, dessa percepção ao longo dos três primeiros anos do curso, realizou-se uma sondagem de opinião entre alunos das carreiras de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Agronomia e Biologia. Os alunos consideraram que as avaliações devem ser contínuas, cumulativas, cooperativas, globais, individualizadas, sistêmicas, válidas, e devem contar com sua participação. Essa opinião não apresentou variação significativa ao longo dos três primeiros anos. A situação real foi considerada significativamente aquém das expectativas. Os resultados sugerem que as avaliações não atendem às expectativas dos alunos, as quais correspondem aos princípios teóricos que embasam a avaliação como processo.Associação Brasileira de Educação Médica1983-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000200076Revista Brasileira de Educação Médica v.7 n.2 1983reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v7.2-003info:eu-repo/semantics/openAccessAlexandre Neto,CarlosWannmacher,Clóvis M.D.por2022-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021983000200076Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-01-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL |
title |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL |
spellingShingle |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL Alexandre Neto,Carlos |
title_short |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL |
title_full |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL |
title_fullStr |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL |
title_full_unstemmed |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL |
title_sort |
AVALIAÇÃO IDEAL E AVALIAÇÃO REAL |
author |
Alexandre Neto,Carlos |
author_facet |
Alexandre Neto,Carlos Wannmacher,Clóvis M.D. |
author_role |
author |
author2 |
Wannmacher,Clóvis M.D. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alexandre Neto,Carlos Wannmacher,Clóvis M.D. |
description |
Resumo: Com o objetivo de verificar a percepção dos alunos quanto às características reais das avaliações a que são submetidos, e àquelas que julgam ideais, bem como de observar a persistência ou não, dessa percepção ao longo dos três primeiros anos do curso, realizou-se uma sondagem de opinião entre alunos das carreiras de Medicina, Odontologia, Enfermagem, Agronomia e Biologia. Os alunos consideraram que as avaliações devem ser contínuas, cumulativas, cooperativas, globais, individualizadas, sistêmicas, válidas, e devem contar com sua participação. Essa opinião não apresentou variação significativa ao longo dos três primeiros anos. A situação real foi considerada significativamente aquém das expectativas. Os resultados sugerem que as avaliações não atendem às expectativas dos alunos, as quais correspondem aos princípios teóricos que embasam a avaliação como processo. |
publishDate |
1983 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1983-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000200076 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021983000200076 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v7.2-003 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.7 n.2 1983 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002183729152 |