As redes neurais artificiais e o ensino da medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Siqueira-Batista,Rodrigo
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vitorino,Rodrigo Roger, Gomes,Andréia Patrícia, Oliveira,Alcione de Paiva, Ferreira,Ricardo dos Santos, Esperidião-Antonio,Vanderson, Santana,Luiz Alberto, Cerqueira,Fabio Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400017
Resumo: As transformações da prática médica nos últimos anos - sobretudo com a incorporação de novas tecnologias da informação - apontam a necessidade de ampliar as discussões sobre o processo ensino-aprendizagem na educação médica. A utilização de novas tecnologias computacionais no ensino médico tem demonstrado inúmeras vantagens no processo de aquisição de habilidades para a identificação e a resolução de problemas, o que estimula a criatividade, o senso crítico, a curiosidade e o espírito científico. Nesse contexto, ganham destaque as Redes Neurais Artificiais (RNA) - sistemas computacionais cuja estrutura matemática é inspirada no funcionamento do cérebro humano -, as quais têm sido úteis no processo ensino-aprendizagem e na avaliação de estudantes de Medicina. Com base nessas ponderações, o escopo da presente comunicação é revisar aspectos da aplicação das RNA na educação médica.
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