Correlação entre os domínios de competência do tutor e o desempenho estudantil: estudo transversal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Monique Araújo de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Falbo-Neto,Gilliatt Hanois, Falbo,Ana Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000300225
Resumo: Resumo: Introdução: Na aprendizagem baseada em problemas, o tutor atua como facilitador, e, nesse contexto, as congruências social e cognitiva e o conhecimento do conteúdo são considerados aspectos fundamentais para o exercício dessa função. Objetivo: Este estudo teve como objetivo verificar o perfil de domínios de competências do tutor e a correlação com o desempenho do estudante. Método: Trata-se de um estudo transversal realizado de 2016 a 2017 com tutores e estudantes de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde. Utilizou-se o coeficiente de Spearman para verificar a correlação do perfil de domínios de competência do tutor com o rendimento geral. Resultado: Participaram do estudo 34 tutores e 533 estudantes. Identificaram-se três domínios de competência nas frequências: congruência cognitiva em 88,7%, congruência social em 93,6% e conhecimento de conteúdo em 98,9%. Não foi observada correlação entre os domínios de competência e rendimento. Conclusão: Especula-se que esse achado se deva à falta de controle das variáveis de confundimento.
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