A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aragão,Júlio Cesar Soares
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rossi,Henrique Rívoli, Casiraghi,Bruna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100040
Resumo: RESUMO Formar-se médico é reconhecidamente uma tarefa árdua e que envolve grandes desafios, que se iniciam no processo de entrada para a universidade e se estendem durante o longo processo de formação. No presente ensaio, revisita-se o modelo clássico da Jornada do Herói, também conhecido como monomito. Este modelo, proposto pelo antropólogo Joseph Campbell e revisado pelo roteirista cinematográfico Christopher Vogler, foi utilizado para descrever e compreender as diferentes percepções das transformações sofridas pelos acadêmicos de Medicina ao longo do curso. O presente trabalho consiste em um ensaio teórico interpretativo que busca correlacionar a vivência do percurso de formação do estudante de Medicina com a Jornada do Herói. Mesmo considerando que as situações individuais são vivenciadas em sua singularidade, a análise dos aspectos comuns fornece subsídios para identificar aspectos de vivências coletivas. Não se pretende provar nenhum ponto específico, mas justamente discutir como as etapas do monomito se apresentam no cotidiano acadêmico. O que se busca é interpretar a vivência do percurso formativo de um estudante de Medicina na perspectiva do arquétipo do herói, identificando os eventos que definem as etapas ou passos na Jornada, segundo a visão de Campbell. A discussão traz a lume a jornada do acadêmico apresentada segundo os passos propostos inicialmente: quatro atos contendo três passos cada. É importante ressaltar que os estágios não são propostos como etapas fixas ou obrigatórias, mas, sim, como sendo passíveis de embaralhamento, supressão ou acréscimo, sem comprometimento da narrativa. Dessa forma, os principais eventos da trajetória do estudante de Medicina foram confrontados com os eventos previstos do monomito, enfatizando o caráter simbólico da jornada, que é primordial. As similaridades entre a Jornada do Herói e a experiência acadêmica foram analisadas, fornecendo subsídios que fomentem a discussão dos aspectos simbólicos da formação médica, seus impactos nas situações vivenciadas por alunos, professores e profissionais médicos, bem como sua repercussão no relacionamento do médico com a sociedade e consigo mesmo.
id ABEM-1_c7b99a2757da190be3f8343339a3b368
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022018000100040
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação MédicaEstudantes de MedicinaEducação MédicaSimbolismoRESUMO Formar-se médico é reconhecidamente uma tarefa árdua e que envolve grandes desafios, que se iniciam no processo de entrada para a universidade e se estendem durante o longo processo de formação. No presente ensaio, revisita-se o modelo clássico da Jornada do Herói, também conhecido como monomito. Este modelo, proposto pelo antropólogo Joseph Campbell e revisado pelo roteirista cinematográfico Christopher Vogler, foi utilizado para descrever e compreender as diferentes percepções das transformações sofridas pelos acadêmicos de Medicina ao longo do curso. O presente trabalho consiste em um ensaio teórico interpretativo que busca correlacionar a vivência do percurso de formação do estudante de Medicina com a Jornada do Herói. Mesmo considerando que as situações individuais são vivenciadas em sua singularidade, a análise dos aspectos comuns fornece subsídios para identificar aspectos de vivências coletivas. Não se pretende provar nenhum ponto específico, mas justamente discutir como as etapas do monomito se apresentam no cotidiano acadêmico. O que se busca é interpretar a vivência do percurso formativo de um estudante de Medicina na perspectiva do arquétipo do herói, identificando os eventos que definem as etapas ou passos na Jornada, segundo a visão de Campbell. A discussão traz a lume a jornada do acadêmico apresentada segundo os passos propostos inicialmente: quatro atos contendo três passos cada. É importante ressaltar que os estágios não são propostos como etapas fixas ou obrigatórias, mas, sim, como sendo passíveis de embaralhamento, supressão ou acréscimo, sem comprometimento da narrativa. Dessa forma, os principais eventos da trajetória do estudante de Medicina foram confrontados com os eventos previstos do monomito, enfatizando o caráter simbólico da jornada, que é primordial. As similaridades entre a Jornada do Herói e a experiência acadêmica foram analisadas, fornecendo subsídios que fomentem a discussão dos aspectos simbólicos da formação médica, seus impactos nas situações vivenciadas por alunos, professores e profissionais médicos, bem como sua repercussão no relacionamento do médico com a sociedade e consigo mesmo.Associação Brasileira de Educação Médica2018-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100040Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.1 2018reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-52712018v42n1rb20170037info:eu-repo/semantics/openAccessAragão,Júlio Cesar SoaresRossi,Henrique RívoliCasiraghi,Brunapor2021-01-19T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022018000100040Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-01-19T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica
title A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica
spellingShingle A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica
Aragão,Júlio Cesar Soares
Estudantes de Medicina
Educação Médica
Simbolismo
title_short A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica
title_full A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica
title_fullStr A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica
title_full_unstemmed A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica
title_sort A Jornada do Acadêmico de Medicina - Um Modelo Simbólico da Formação Médica
author Aragão,Júlio Cesar Soares
author_facet Aragão,Júlio Cesar Soares
Rossi,Henrique Rívoli
Casiraghi,Bruna
author_role author
author2 Rossi,Henrique Rívoli
Casiraghi,Bruna
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aragão,Júlio Cesar Soares
Rossi,Henrique Rívoli
Casiraghi,Bruna
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de Medicina
Educação Médica
Simbolismo
topic Estudantes de Medicina
Educação Médica
Simbolismo
description RESUMO Formar-se médico é reconhecidamente uma tarefa árdua e que envolve grandes desafios, que se iniciam no processo de entrada para a universidade e se estendem durante o longo processo de formação. No presente ensaio, revisita-se o modelo clássico da Jornada do Herói, também conhecido como monomito. Este modelo, proposto pelo antropólogo Joseph Campbell e revisado pelo roteirista cinematográfico Christopher Vogler, foi utilizado para descrever e compreender as diferentes percepções das transformações sofridas pelos acadêmicos de Medicina ao longo do curso. O presente trabalho consiste em um ensaio teórico interpretativo que busca correlacionar a vivência do percurso de formação do estudante de Medicina com a Jornada do Herói. Mesmo considerando que as situações individuais são vivenciadas em sua singularidade, a análise dos aspectos comuns fornece subsídios para identificar aspectos de vivências coletivas. Não se pretende provar nenhum ponto específico, mas justamente discutir como as etapas do monomito se apresentam no cotidiano acadêmico. O que se busca é interpretar a vivência do percurso formativo de um estudante de Medicina na perspectiva do arquétipo do herói, identificando os eventos que definem as etapas ou passos na Jornada, segundo a visão de Campbell. A discussão traz a lume a jornada do acadêmico apresentada segundo os passos propostos inicialmente: quatro atos contendo três passos cada. É importante ressaltar que os estágios não são propostos como etapas fixas ou obrigatórias, mas, sim, como sendo passíveis de embaralhamento, supressão ou acréscimo, sem comprometimento da narrativa. Dessa forma, os principais eventos da trajetória do estudante de Medicina foram confrontados com os eventos previstos do monomito, enfatizando o caráter simbólico da jornada, que é primordial. As similaridades entre a Jornada do Herói e a experiência acadêmica foram analisadas, fornecendo subsídios que fomentem a discussão dos aspectos simbólicos da formação médica, seus impactos nas situações vivenciadas por alunos, professores e profissionais médicos, bem como sua repercussão no relacionamento do médico com a sociedade e consigo mesmo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100040
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022018000100040
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-52712018v42n1rb20170037
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.42 n.1 2018
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303006884495360