Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins,Wolney de Andrade
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pinto,Luiz Felipe da Silva, Miranda,José Feres Abido, Moço,Ednéia Tayt-Sohn Martuchelli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400016
Resumo: Relata-se a experiência da realização de prova prática no concurso para seleção de médicos residentes no Centro Universitário Serra dos Órgãos, Teresópolis (RJ). Houve uma primeira fase com prova teórica (PT) de múltipla escolha e uma segunda fase com prova prática presencial (PP), ambas eliminatórias e classificatórias. As cinco áreas básicas do ensino médico foram avaliadas por meio do exame clínico de dois pacientes - um clínico ou cirúrgico e outro da área materno-infantil, conforme sorteio. A PP objetivou avaliar atitudes, habilidades e conhecimentos. Houve capacitação de dois tipos de bancas: a primeira com docentes das áreas clínica e cirúrgica, dita clínico-cirúrgica (CC), e a segunda com docentes das áreas de pediatria, tocoginecologia e saúde coletiva, chamada materno-infantil e preventiva (MIP). Não houve correlação significativa entre as notas da PT e as da PP. A PP foi determinante para a classificação final em cinco dos seis programas oferecidos. Houve correlação entre as notas das bancas CC e MIP (r = 0,483, p < 0,001). Houve uniformidade das notas intrabanca e interbanca. A PP é exeqüível, segura e importante instrumento para a adequação do ensino de graduação em Medicina às diretrizes curriculares.
id ABEM-1_cbca9e5647e53cd8f29c5c6840ee7ef2
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022008000400016
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliaçãoInternato e ResidênciaAvaliação EducacionalEducação de Pós-Graduação em MedicinaRelata-se a experiência da realização de prova prática no concurso para seleção de médicos residentes no Centro Universitário Serra dos Órgãos, Teresópolis (RJ). Houve uma primeira fase com prova teórica (PT) de múltipla escolha e uma segunda fase com prova prática presencial (PP), ambas eliminatórias e classificatórias. As cinco áreas básicas do ensino médico foram avaliadas por meio do exame clínico de dois pacientes - um clínico ou cirúrgico e outro da área materno-infantil, conforme sorteio. A PP objetivou avaliar atitudes, habilidades e conhecimentos. Houve capacitação de dois tipos de bancas: a primeira com docentes das áreas clínica e cirúrgica, dita clínico-cirúrgica (CC), e a segunda com docentes das áreas de pediatria, tocoginecologia e saúde coletiva, chamada materno-infantil e preventiva (MIP). Não houve correlação significativa entre as notas da PT e as da PP. A PP foi determinante para a classificação final em cinco dos seis programas oferecidos. Houve correlação entre as notas das bancas CC e MIP (r = 0,483, p < 0,001). Houve uniformidade das notas intrabanca e interbanca. A PP é exeqüível, segura e importante instrumento para a adequação do ensino de graduação em Medicina às diretrizes curriculares.Associação Brasileira de Educação Médica2008-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400016Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022008000400016info:eu-repo/semantics/openAccessMartins,Wolney de AndradePinto,Luiz Felipe da SilvaMiranda,José Feres AbidoMoço,Ednéia Tayt-Sohn Martuchellipor2009-01-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022008000400016Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-01-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação
title Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação
spellingShingle Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação
Martins,Wolney de Andrade
Internato e Residência
Avaliação Educacional
Educação de Pós-Graduação em Medicina
title_short Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação
title_full Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação
title_fullStr Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação
title_full_unstemmed Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação
title_sort Experiência de prova prática na seleção para a residência médica: exeqüibilidade, segurança e importância deste processo de avaliação
author Martins,Wolney de Andrade
author_facet Martins,Wolney de Andrade
Pinto,Luiz Felipe da Silva
Miranda,José Feres Abido
Moço,Ednéia Tayt-Sohn Martuchelli
author_role author
author2 Pinto,Luiz Felipe da Silva
Miranda,José Feres Abido
Moço,Ednéia Tayt-Sohn Martuchelli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins,Wolney de Andrade
Pinto,Luiz Felipe da Silva
Miranda,José Feres Abido
Moço,Ednéia Tayt-Sohn Martuchelli
dc.subject.por.fl_str_mv Internato e Residência
Avaliação Educacional
Educação de Pós-Graduação em Medicina
topic Internato e Residência
Avaliação Educacional
Educação de Pós-Graduação em Medicina
description Relata-se a experiência da realização de prova prática no concurso para seleção de médicos residentes no Centro Universitário Serra dos Órgãos, Teresópolis (RJ). Houve uma primeira fase com prova teórica (PT) de múltipla escolha e uma segunda fase com prova prática presencial (PP), ambas eliminatórias e classificatórias. As cinco áreas básicas do ensino médico foram avaliadas por meio do exame clínico de dois pacientes - um clínico ou cirúrgico e outro da área materno-infantil, conforme sorteio. A PP objetivou avaliar atitudes, habilidades e conhecimentos. Houve capacitação de dois tipos de bancas: a primeira com docentes das áreas clínica e cirúrgica, dita clínico-cirúrgica (CC), e a segunda com docentes das áreas de pediatria, tocoginecologia e saúde coletiva, chamada materno-infantil e preventiva (MIP). Não houve correlação significativa entre as notas da PT e as da PP. A PP foi determinante para a classificação final em cinco dos seis programas oferecidos. Houve correlação entre as notas das bancas CC e MIP (r = 0,483, p < 0,001). Houve uniformidade das notas intrabanca e interbanca. A PP é exeqüível, segura e importante instrumento para a adequação do ensino de graduação em Medicina às diretrizes curriculares.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400016
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022008000400016
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022008000400016
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.32 n.4 2008
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303003891859456