Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000100214 |
Resumo: | Resumo: Introdução: O estágio curricular é um momento de integração dos discentes com o mundo do trabalho, etapa indispensável no processo de desenvolvimento e aprendizado de competências específicas da atividade profissional, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender as necessidades pedagógicas dos supervisores do estágio supervisionado do curso de Terapia Ocupacional e as características desejáveis em um supervisor de estágio, a partir da visão dos discentes. Método: Trata-se de um estudo transversal e exploratório de natureza qualitativa, com uso de análise temática de conteúdo, compreendida em três etapas: pré-análise, exploração de material e tratamento dos resultados. Participaram do estudo 24 supervisores de estágio e 15 discentes do curso de Terapia Ocupacional que preencheram dois formulários semiestruturados on-line: um para os supervisores e outro para os alunos. Resultado: Para os supervisores, a presença do aluno no serviço contribui para as trocas no cotidiano do trabalho e instiga o preceptor a buscar mais conhecimento, porém esperam maior reconhecimento da atuação do supervisor e consideram importante um fluxo contínuo para a formação em docência dos profissionais do serviço, em especial sobre avaliação de desempenho e práticas inovadoras. Por sua vez, os discentes têm a expectativa de encontrar supervisores que apresentem, de forma segura, contribuições significativas para a aprendizagem por meio da experiência profissional. Conclusão: Este estudo possibilitou compreender as necessidades pedagógicas da supervisão de estágio, a relevância da formação para docência nos serviços e a importância do acolhimento e acompanhamento dos discentes com orientações ao longo do processo de aprendizado. A partir desses pressupostos, foi desenvolvido um desenho de curso para capacitação pedagógica na modalidade a distância para supervisores de estágio. |
id |
ABEM-1_ce4fdcc4555714fc4ec7e691217523ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022022000100214 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacionalEstágio SupervisionadoProfissional de SaúdeEnsinoEducação PermanenteResumo: Introdução: O estágio curricular é um momento de integração dos discentes com o mundo do trabalho, etapa indispensável no processo de desenvolvimento e aprendizado de competências específicas da atividade profissional, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender as necessidades pedagógicas dos supervisores do estágio supervisionado do curso de Terapia Ocupacional e as características desejáveis em um supervisor de estágio, a partir da visão dos discentes. Método: Trata-se de um estudo transversal e exploratório de natureza qualitativa, com uso de análise temática de conteúdo, compreendida em três etapas: pré-análise, exploração de material e tratamento dos resultados. Participaram do estudo 24 supervisores de estágio e 15 discentes do curso de Terapia Ocupacional que preencheram dois formulários semiestruturados on-line: um para os supervisores e outro para os alunos. Resultado: Para os supervisores, a presença do aluno no serviço contribui para as trocas no cotidiano do trabalho e instiga o preceptor a buscar mais conhecimento, porém esperam maior reconhecimento da atuação do supervisor e consideram importante um fluxo contínuo para a formação em docência dos profissionais do serviço, em especial sobre avaliação de desempenho e práticas inovadoras. Por sua vez, os discentes têm a expectativa de encontrar supervisores que apresentem, de forma segura, contribuições significativas para a aprendizagem por meio da experiência profissional. Conclusão: Este estudo possibilitou compreender as necessidades pedagógicas da supervisão de estágio, a relevância da formação para docência nos serviços e a importância do acolhimento e acompanhamento dos discentes com orientações ao longo do processo de aprendizado. A partir desses pressupostos, foi desenvolvido um desenho de curso para capacitação pedagógica na modalidade a distância para supervisores de estágio.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000100214Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.1 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.1-20210338info:eu-repo/semantics/openAccessBarros,Adriana Reis deWyszomirska,Rozangela Maria de Almeida FernandesLucena,Kerle Dayana Tavares depor2022-02-21T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000100214Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-02-21T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional |
title |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional |
spellingShingle |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional Barros,Adriana Reis de Estágio Supervisionado Profissional de Saúde Ensino Educação Permanente |
title_short |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional |
title_full |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional |
title_fullStr |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional |
title_full_unstemmed |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional |
title_sort |
Necessidades pedagógicas sob a ótica da supervisão de estágio curricular em terapia ocupacional |
author |
Barros,Adriana Reis de |
author_facet |
Barros,Adriana Reis de Wyszomirska,Rozangela Maria de Almeida Fernandes Lucena,Kerle Dayana Tavares de |
author_role |
author |
author2 |
Wyszomirska,Rozangela Maria de Almeida Fernandes Lucena,Kerle Dayana Tavares de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros,Adriana Reis de Wyszomirska,Rozangela Maria de Almeida Fernandes Lucena,Kerle Dayana Tavares de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio Supervisionado Profissional de Saúde Ensino Educação Permanente |
topic |
Estágio Supervisionado Profissional de Saúde Ensino Educação Permanente |
description |
Resumo: Introdução: O estágio curricular é um momento de integração dos discentes com o mundo do trabalho, etapa indispensável no processo de desenvolvimento e aprendizado de competências específicas da atividade profissional, de acordo com os princípios e as diretrizes do Sistema Único de Saúde. Objetivo: Este estudo teve como objetivo compreender as necessidades pedagógicas dos supervisores do estágio supervisionado do curso de Terapia Ocupacional e as características desejáveis em um supervisor de estágio, a partir da visão dos discentes. Método: Trata-se de um estudo transversal e exploratório de natureza qualitativa, com uso de análise temática de conteúdo, compreendida em três etapas: pré-análise, exploração de material e tratamento dos resultados. Participaram do estudo 24 supervisores de estágio e 15 discentes do curso de Terapia Ocupacional que preencheram dois formulários semiestruturados on-line: um para os supervisores e outro para os alunos. Resultado: Para os supervisores, a presença do aluno no serviço contribui para as trocas no cotidiano do trabalho e instiga o preceptor a buscar mais conhecimento, porém esperam maior reconhecimento da atuação do supervisor e consideram importante um fluxo contínuo para a formação em docência dos profissionais do serviço, em especial sobre avaliação de desempenho e práticas inovadoras. Por sua vez, os discentes têm a expectativa de encontrar supervisores que apresentem, de forma segura, contribuições significativas para a aprendizagem por meio da experiência profissional. Conclusão: Este estudo possibilitou compreender as necessidades pedagógicas da supervisão de estágio, a relevância da formação para docência nos serviços e a importância do acolhimento e acompanhamento dos discentes com orientações ao longo do processo de aprendizado. A partir desses pressupostos, foi desenvolvido um desenho de curso para capacitação pedagógica na modalidade a distância para supervisores de estágio. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000100214 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000100214 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v46.1-20210338 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.1 2022 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303009175633920 |