Desenvolvimento docente e a formação de médicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Perim,Gianna Lepre
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Abdalla,Ively Guimarães, Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique, Lampert,Jadete Barbosa, Stella,Regina Celes de Rosa, Costa,Nilce Maria da Silva Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500008
Resumo: Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.
id ABEM-1_d200c9c76f6359ad97031d2fe9e9f541
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000500008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento docente e a formação de médicosAvaliação de programaseducação médicaensino superiordocentesCom base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.Associação Brasileira de Educação Médica2009-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500008Revista Brasileira de Educação Médica v.33 suppl.1 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000500008info:eu-repo/semantics/openAccessPerim,Gianna LepreAbdalla,Ively GuimarãesAguilar-da-Silva,Rinaldo HenriqueLampert,Jadete BarbosaStella,Regina Celes de RosaCosta,Nilce Maria da Silva Campospor2009-06-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000500008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-06-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title Desenvolvimento docente e a formação de médicos
spellingShingle Desenvolvimento docente e a formação de médicos
Perim,Gianna Lepre
Avaliação de programas
educação médica
ensino superior
docentes
title_short Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title_full Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title_fullStr Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title_full_unstemmed Desenvolvimento docente e a formação de médicos
title_sort Desenvolvimento docente e a formação de médicos
author Perim,Gianna Lepre
author_facet Perim,Gianna Lepre
Abdalla,Ively Guimarães
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Lampert,Jadete Barbosa
Stella,Regina Celes de Rosa
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
author_role author
author2 Abdalla,Ively Guimarães
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Lampert,Jadete Barbosa
Stella,Regina Celes de Rosa
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Perim,Gianna Lepre
Abdalla,Ively Guimarães
Aguilar-da-Silva,Rinaldo Henrique
Lampert,Jadete Barbosa
Stella,Regina Celes de Rosa
Costa,Nilce Maria da Silva Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de programas
educação médica
ensino superior
docentes
topic Avaliação de programas
educação médica
ensino superior
docentes
description Com base nos resultados obtidos pela auto-avaliação realizada por 28 escolas médicas brasileiras (EMBs) que integram o Projeto de Avaliação de Tendências de Mudanças no Curso de Graduação das Escolas Médicas, da Caem/Abem, este trabalho analisa o comportamento das escolas segundo as alternativas predominantes (tradicional, inovadora, avançada) no eixo Desenvolvimento Docente, composto por quatro vetores: Formação Pedagógica; Atualização Técnico-Científica; Participação nos Serviços de Assistência; e Capacitação Gerencial. Embora metade das EMBs estudadas neste eixo se percebam tradicionais, reconhecem sua importância e influência no processo de formação do médico, considerando-o essencial para dar suporte às mudanças implementadas e garantir a interação entre ensino, serviços e comunidade voltada ao paradigma da integralidade. Para este grupo de 28 escolas, o Desenvolvimento Docente é o eixo que se encontra mais distante do preconizado para atender às Diretrizes Curriculares.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000500008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000500008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 suppl.1 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004232646656