Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hayashida,Marina Zoega
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Jacinto,Stéphanie Caroline Gigliotti, Puccini,Rosana Fiorini, Lacaz,Francisco Antonio de Castro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500003
Resumo: OBJETIVO: Descrever a produção científica de professores e profissionais do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que toma a Atenção Básica em saúde e o SUS como objeto de estudo de 1994 a 2009. MÉTODO: Trata-se de um estudo quali-quantitativo, baseado em informações obtidas em periódicos indexados nos bancos Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo, no período de 1994-2009. RESULTADOS: Foram identificados 98 trabalhos no período, verificando-se aumento progressivo do número de publicações a partir de 2003, principalmente de docentes e técnicos em educação superior vinculados aos departamentos de Medicina Preventiva, Enfermagem, Pediatria e Fonoaudiologia. Muitos deles foram realizados em parceria com outras universidades e serviços de saúde. A avaliação dos conteúdos dos trabalhos foi feita mediante categorização em quatro temas: política, planejamento e gestão; educação em saúde; morbidade; promoção da saúde. CONCLUSÃO: As publicações expressam que a relação dos pesquisadores da Unifesp com a rede do SUS vem se tornando construtiva nestes sete anos, contribuindo para a consolidação do SUS e o apoio à sua dinâmica, planejamento e gestão.
id ABEM-1_d2f8fad1d111324ae2d4594b5e1c85c6
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022012000500003
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009Indicadores de Produção CientíficaSistema Único de SaúdeAtenção Básica em SaúdeEducação MédicaOBJETIVO: Descrever a produção científica de professores e profissionais do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que toma a Atenção Básica em saúde e o SUS como objeto de estudo de 1994 a 2009. MÉTODO: Trata-se de um estudo quali-quantitativo, baseado em informações obtidas em periódicos indexados nos bancos Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo, no período de 1994-2009. RESULTADOS: Foram identificados 98 trabalhos no período, verificando-se aumento progressivo do número de publicações a partir de 2003, principalmente de docentes e técnicos em educação superior vinculados aos departamentos de Medicina Preventiva, Enfermagem, Pediatria e Fonoaudiologia. Muitos deles foram realizados em parceria com outras universidades e serviços de saúde. A avaliação dos conteúdos dos trabalhos foi feita mediante categorização em quatro temas: política, planejamento e gestão; educação em saúde; morbidade; promoção da saúde. CONCLUSÃO: As publicações expressam que a relação dos pesquisadores da Unifesp com a rede do SUS vem se tornando construtiva nestes sete anos, contribuindo para a consolidação do SUS e o apoio à sua dinâmica, planejamento e gestão.Associação Brasileira de Educação Médica2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500003Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022012000500003info:eu-repo/semantics/openAccessHayashida,Marina ZoegaJacinto,Stéphanie Caroline GigliottiPuccini,Rosana FioriniLacaz,Francisco Antonio de Castropor2015-07-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022012000500003Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-07-01T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009
title Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009
spellingShingle Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009
Hayashida,Marina Zoega
Indicadores de Produção Científica
Sistema Único de Saúde
Atenção Básica em Saúde
Educação Médica
title_short Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009
title_full Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009
title_fullStr Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009
title_full_unstemmed Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009
title_sort Atenção básica no SUS: publicações do campus São Paulo da Unifesp, 1994-2009
author Hayashida,Marina Zoega
author_facet Hayashida,Marina Zoega
Jacinto,Stéphanie Caroline Gigliotti
Puccini,Rosana Fiorini
Lacaz,Francisco Antonio de Castro
author_role author
author2 Jacinto,Stéphanie Caroline Gigliotti
Puccini,Rosana Fiorini
Lacaz,Francisco Antonio de Castro
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hayashida,Marina Zoega
Jacinto,Stéphanie Caroline Gigliotti
Puccini,Rosana Fiorini
Lacaz,Francisco Antonio de Castro
dc.subject.por.fl_str_mv Indicadores de Produção Científica
Sistema Único de Saúde
Atenção Básica em Saúde
Educação Médica
topic Indicadores de Produção Científica
Sistema Único de Saúde
Atenção Básica em Saúde
Educação Médica
description OBJETIVO: Descrever a produção científica de professores e profissionais do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) que toma a Atenção Básica em saúde e o SUS como objeto de estudo de 1994 a 2009. MÉTODO: Trata-se de um estudo quali-quantitativo, baseado em informações obtidas em periódicos indexados nos bancos Pubmed, Medline, Lilacs e Scielo, no período de 1994-2009. RESULTADOS: Foram identificados 98 trabalhos no período, verificando-se aumento progressivo do número de publicações a partir de 2003, principalmente de docentes e técnicos em educação superior vinculados aos departamentos de Medicina Preventiva, Enfermagem, Pediatria e Fonoaudiologia. Muitos deles foram realizados em parceria com outras universidades e serviços de saúde. A avaliação dos conteúdos dos trabalhos foi feita mediante categorização em quatro temas: política, planejamento e gestão; educação em saúde; morbidade; promoção da saúde. CONCLUSÃO: As publicações expressam que a relação dos pesquisadores da Unifesp com a rede do SUS vem se tornando construtiva nestes sete anos, contribuindo para a consolidação do SUS e o apoio à sua dinâmica, planejamento e gestão.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000500003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022012000500003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.36 n.3 2012
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005260251136