O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dantas,Anielle Avelina
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Martins,Carlos Henrique, Militão,Maria Socorro Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100010
Resumo: O ensino da ética é necessário à formação dos alunos do curso de Medicina, pois o cuidado da saúde dos indivíduos e das populações pressupõe ações e decisões que devem ser permanentemente avaliadas de modo racional com respeito às suas reais e efetivas repercussões. As artes cinematográficas podem estimular a avaliação crítica e o entendimento efetivo das narrativas e necessidades únicas dos pacientes. O objetivo do presente estudo é mostrar que a análise estruturada de um filme comercial pode constituir uma atividade instrucional facilitadora para a concretização de objetivos educacionais relativos ao ensino da bioética e, em particular, dos problemas morais concernentes à eutanásia. Foi realizada uma interpretação macro e microanalítica do filme Mar Adentro e identificaram-se exemplos de situações e oportunidades de ensino-aprendizagem. O critério de seleção das cenas se pautou na capacidade de estas revelarem conteúdos e situações que possam estimular uma reflexão acerca dos dilemas morais/bioéticos relativos ao direito à vida. A exibição de um filme seguida da discussão de cenas pode ser utilizada como instrumento pedagógico significante para atingir objetivos educacionais humanísticos dos currículos dos cursos de Medicina.
id ABEM-1_d6e3c0fcf6ef4b8ef0401f1fdf0a40df
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022011000100010
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásiaHumanidadesEducação MédicaCinema como AssuntoBioéticaEutanásiaO ensino da ética é necessário à formação dos alunos do curso de Medicina, pois o cuidado da saúde dos indivíduos e das populações pressupõe ações e decisões que devem ser permanentemente avaliadas de modo racional com respeito às suas reais e efetivas repercussões. As artes cinematográficas podem estimular a avaliação crítica e o entendimento efetivo das narrativas e necessidades únicas dos pacientes. O objetivo do presente estudo é mostrar que a análise estruturada de um filme comercial pode constituir uma atividade instrucional facilitadora para a concretização de objetivos educacionais relativos ao ensino da bioética e, em particular, dos problemas morais concernentes à eutanásia. Foi realizada uma interpretação macro e microanalítica do filme Mar Adentro e identificaram-se exemplos de situações e oportunidades de ensino-aprendizagem. O critério de seleção das cenas se pautou na capacidade de estas revelarem conteúdos e situações que possam estimular uma reflexão acerca dos dilemas morais/bioéticos relativos ao direito à vida. A exibição de um filme seguida da discussão de cenas pode ser utilizada como instrumento pedagógico significante para atingir objetivos educacionais humanísticos dos currículos dos cursos de Medicina.Associação Brasileira de Educação Médica2011-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100010Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.1 2011reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022011000100010info:eu-repo/semantics/openAccessDantas,Anielle AvelinaMartins,Carlos HenriqueMilitão,Maria Socorro Ramospor2011-05-05T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022011000100010Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-05-05T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia
title O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia
spellingShingle O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia
Dantas,Anielle Avelina
Humanidades
Educação Médica
Cinema como Assunto
Bioética
Eutanásia
title_short O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia
title_full O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia
title_fullStr O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia
title_full_unstemmed O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia
title_sort O cinema como instrumento cidático para a abordagem de problemas bioéticos: uma reflexão sobre a eutanásia
author Dantas,Anielle Avelina
author_facet Dantas,Anielle Avelina
Martins,Carlos Henrique
Militão,Maria Socorro Ramos
author_role author
author2 Martins,Carlos Henrique
Militão,Maria Socorro Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dantas,Anielle Avelina
Martins,Carlos Henrique
Militão,Maria Socorro Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv Humanidades
Educação Médica
Cinema como Assunto
Bioética
Eutanásia
topic Humanidades
Educação Médica
Cinema como Assunto
Bioética
Eutanásia
description O ensino da ética é necessário à formação dos alunos do curso de Medicina, pois o cuidado da saúde dos indivíduos e das populações pressupõe ações e decisões que devem ser permanentemente avaliadas de modo racional com respeito às suas reais e efetivas repercussões. As artes cinematográficas podem estimular a avaliação crítica e o entendimento efetivo das narrativas e necessidades únicas dos pacientes. O objetivo do presente estudo é mostrar que a análise estruturada de um filme comercial pode constituir uma atividade instrucional facilitadora para a concretização de objetivos educacionais relativos ao ensino da bioética e, em particular, dos problemas morais concernentes à eutanásia. Foi realizada uma interpretação macro e microanalítica do filme Mar Adentro e identificaram-se exemplos de situações e oportunidades de ensino-aprendizagem. O critério de seleção das cenas se pautou na capacidade de estas revelarem conteúdos e situações que possam estimular uma reflexão acerca dos dilemas morais/bioéticos relativos ao direito à vida. A exibição de um filme seguida da discussão de cenas pode ser utilizada como instrumento pedagógico significante para atingir objetivos educacionais humanísticos dos currículos dos cursos de Medicina.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100010
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022011000100010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022011000100010
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.35 n.1 2011
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004582871040