Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Maria Bernadete
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Benevides-Pereira,Ana Maria Teresa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300020
Resumo: Faz-se uma revisão não exaustiva da evolução do ensino médico no Brasil desde sua origem, passando pelas inúmeras reformas praticadas, que buscam melhorar a formação técnica dos estudantes. Chama-se a atenção para o fato de nessas reformas nunca terem sido referidas questões como o bem-estar e a saúde mental dos alunos. O curso de Medicina sempre foi considerado estressante, mas a preocupação com esse aspecto é recente na história. Alguns estudos tentam identificar a fase do curso mais estressante, e a maioria indica a primeira série do ciclo clínico. Outros tentam apontar os fatores mais responsáveis pelo estresse, buscando-os nas características dos alunos e do curso. São apontados os diagnósticos mais frequentes citados na literatura e sugestões para minimizar esse processo no âmbito das escolas médicas.
id ABEM-1_dbc693d96a130052649c0fc829b5763c
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022009000300020
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantesEstudantes de medicinaEscolas médicasEducação médicaFaz-se uma revisão não exaustiva da evolução do ensino médico no Brasil desde sua origem, passando pelas inúmeras reformas praticadas, que buscam melhorar a formação técnica dos estudantes. Chama-se a atenção para o fato de nessas reformas nunca terem sido referidas questões como o bem-estar e a saúde mental dos alunos. O curso de Medicina sempre foi considerado estressante, mas a preocupação com esse aspecto é recente na história. Alguns estudos tentam identificar a fase do curso mais estressante, e a maioria indica a primeira série do ciclo clínico. Outros tentam apontar os fatores mais responsáveis pelo estresse, buscando-os nas características dos alunos e do curso. São apontados os diagnósticos mais frequentes citados na literatura e sugestões para minimizar esse processo no âmbito das escolas médicas.Associação Brasileira de Educação Médica2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300020Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.3 2009reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022009000300020info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Maria BernadeteBenevides-Pereira,Ana Maria Teresapor2009-11-23T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022009000300020Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2009-11-23T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes
title Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes
spellingShingle Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes
Gonçalves,Maria Bernadete
Estudantes de medicina
Escolas médicas
Educação médica
title_short Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes
title_full Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes
title_fullStr Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes
title_full_unstemmed Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes
title_sort Considerações sobre o ensino médico no Brasil: consequências afetivo-emocionais nos estudantes
author Gonçalves,Maria Bernadete
author_facet Gonçalves,Maria Bernadete
Benevides-Pereira,Ana Maria Teresa
author_role author
author2 Benevides-Pereira,Ana Maria Teresa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Maria Bernadete
Benevides-Pereira,Ana Maria Teresa
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de medicina
Escolas médicas
Educação médica
topic Estudantes de medicina
Escolas médicas
Educação médica
description Faz-se uma revisão não exaustiva da evolução do ensino médico no Brasil desde sua origem, passando pelas inúmeras reformas praticadas, que buscam melhorar a formação técnica dos estudantes. Chama-se a atenção para o fato de nessas reformas nunca terem sido referidas questões como o bem-estar e a saúde mental dos alunos. O curso de Medicina sempre foi considerado estressante, mas a preocupação com esse aspecto é recente na história. Alguns estudos tentam identificar a fase do curso mais estressante, e a maioria indica a primeira série do ciclo clínico. Outros tentam apontar os fatores mais responsáveis pelo estresse, buscando-os nas características dos alunos e do curso. São apontados os diagnósticos mais frequentes citados na literatura e sugestões para minimizar esse processo no âmbito das escolas médicas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300020
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022009000300020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022009000300020
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.33 n.3 2009
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004195946496