Avaliação da Empatia nos Médicos Residentes do Hospital Universitário Alzira Velano em Alfenas, Minas Gerais
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022019000500296 |
Resumo: | RESUMO INTRODUÇÃO Muito se discute a importância da empatia na relação médico-paciente. Poucos estudos avaliaram essa habilidade em médicos residentes (MR). OBJETIVO Avaliar a empatia dos MR do Hospital Universitário Alzira Velano (Huav) por meio da Escala Jefferson de Empatia Médica (Ejem), que fornece quatro tipos de escores: empatia geral (EG); tomada de perspectiva do doente (TP); compaixão (CP) e capacidade de colocar-se no lugar do outro (LO). MÉTODOS A Ejem e um questionário sociodemográfico foram aplicados em 36 MR do Huav no início do segundo semestre de 2016 após assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. RESULTADOS A análise estatística mostrou que os escores de empatia apresentaram associação em relação às variáveis: sexo, área de atuação (clínica ou cirúrgica) e período da residência em curso. Para a variável sexo, os seguintes achados foram encontrados: MR do sexo feminino do 1° ano apresentaram escores de EG e TP maiores que as MR no ≥ 2°ano (p = 0,01) e (0,03), respectivamente. Em relação à área de atuação, foi encontrado: (a) os escores de EG dos MR do 1° ano eram maiores, comparados aos dos MR no ≥ 2° ano, tanto para a área clínica (p = 0,03) como para a cirúrgica (p = 0,02); (b) MR da área cirúrgica apresentaram escores TP mais elevados no 1° ano em relação aos MR no ≥ 2° ano (p = 0,01). Nenhuma associação aos fatores estudados foi observada para os escores CP e LO. CONCLUSÃO Os dados demonstram que os escores de empatia dos MR dos anos finais são menores em relação aos dos MR do primeiro ano, fato verificado também para MR do sexo feminino. Nossos dados concordam com as observações da literatura e evidenciam a importância do desenvolvimento de estratégias instrucionais para o ensino da empatia entre médicos residentes. |
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