Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos,Raquel Moret Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira,Gabriela Cristina Coelho, Figueiredo,Elisa Guimarães de, Venturini,Evelyn Cristina Silva, Maia,Luisa Cardoso, Pimenta,Érika Lima, Andrade,Gabriela Costa de, Lazaroni,Thiago Luiz do Nascimento
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200402
Resumo: Resumo: Introdução: Da população brasileira, 5% vivem com algum nível de deficiência auditiva. Apesar desse número, poucas pessoas têm acesso à educação superior. A legislação nacional defende a integração e, principalmente, a inclusão dessas pessoas no ambiente acadêmico brasileiro. Poucos são os dados sobre o acesso dos deficientes auditivos ao curso de Medicina no Brasil. Relato de experiência: Este artigo apresenta relatos de experiências de uma estudante com deficiência auditiva que cursou a disciplina de Introdução à Semiologia Médica e de seus professores e da estudante-monitora que acompanhou a disciplina. Para discutir os temas, foram selecionados 12 artigos das bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, publicados entre julho de 2019 e outubro de 2021. Também se utilizaram informações publicadas pelo IBGE e Portal MEC. Discussão: A estudante relata sua dificuldade em compreender termos semiológicos, bem como suas alternativas para adquirir habilidades referentes ao exame físico. O relato do professor aborda como a inclusão é possível porém desafiadora ao se ensinar semiologia médica a uma pessoa com deficiência auditiva. Conclusão: Estudantes deficientes auditivos se beneficiam de adequação acadêmica visando à integração e inclusão para obter êxito em adquirir e treinar suas habilidades semiotécnicas. Há urgente necessidade de novas pesquisas brasileiras nessa área, principalmente relacionadas à medicina e ao ensino médico.
id ABEM-1_e282b0f1e976768803a1d5b42b3a2bd1
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022022000200402
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiênciaEducação de Deficientes AuditivosDeficiência AuditivaEducação MédicaResumo: Introdução: Da população brasileira, 5% vivem com algum nível de deficiência auditiva. Apesar desse número, poucas pessoas têm acesso à educação superior. A legislação nacional defende a integração e, principalmente, a inclusão dessas pessoas no ambiente acadêmico brasileiro. Poucos são os dados sobre o acesso dos deficientes auditivos ao curso de Medicina no Brasil. Relato de experiência: Este artigo apresenta relatos de experiências de uma estudante com deficiência auditiva que cursou a disciplina de Introdução à Semiologia Médica e de seus professores e da estudante-monitora que acompanhou a disciplina. Para discutir os temas, foram selecionados 12 artigos das bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, publicados entre julho de 2019 e outubro de 2021. Também se utilizaram informações publicadas pelo IBGE e Portal MEC. Discussão: A estudante relata sua dificuldade em compreender termos semiológicos, bem como suas alternativas para adquirir habilidades referentes ao exame físico. O relato do professor aborda como a inclusão é possível porém desafiadora ao se ensinar semiologia médica a uma pessoa com deficiência auditiva. Conclusão: Estudantes deficientes auditivos se beneficiam de adequação acadêmica visando à integração e inclusão para obter êxito em adquirir e treinar suas habilidades semiotécnicas. Há urgente necessidade de novas pesquisas brasileiras nessa área, principalmente relacionadas à medicina e ao ensino médico.Associação Brasileira de Educação Médica2022-01-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200402Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v46.2-20210282info:eu-repo/semantics/openAccessCampos,Raquel Moret HenriquePereira,Gabriela Cristina CoelhoFigueiredo,Elisa Guimarães deVenturini,Evelyn Cristina SilvaMaia,Luisa CardosoPimenta,Érika LimaAndrade,Gabriela Costa deLazaroni,Thiago Luiz do Nascimentopor2022-05-04T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022022000200402Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2022-05-04T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência
title Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência
spellingShingle Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência
Campos,Raquel Moret Henrique
Educação de Deficientes Auditivos
Deficiência Auditiva
Educação Médica
title_short Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência
title_full Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência
title_fullStr Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência
title_full_unstemmed Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência
title_sort Aprender e ensinar semiologia médica em situações de deficiência auditiva: nossa experiência
author Campos,Raquel Moret Henrique
author_facet Campos,Raquel Moret Henrique
Pereira,Gabriela Cristina Coelho
Figueiredo,Elisa Guimarães de
Venturini,Evelyn Cristina Silva
Maia,Luisa Cardoso
Pimenta,Érika Lima
Andrade,Gabriela Costa de
Lazaroni,Thiago Luiz do Nascimento
author_role author
author2 Pereira,Gabriela Cristina Coelho
Figueiredo,Elisa Guimarães de
Venturini,Evelyn Cristina Silva
Maia,Luisa Cardoso
Pimenta,Érika Lima
Andrade,Gabriela Costa de
Lazaroni,Thiago Luiz do Nascimento
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos,Raquel Moret Henrique
Pereira,Gabriela Cristina Coelho
Figueiredo,Elisa Guimarães de
Venturini,Evelyn Cristina Silva
Maia,Luisa Cardoso
Pimenta,Érika Lima
Andrade,Gabriela Costa de
Lazaroni,Thiago Luiz do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de Deficientes Auditivos
Deficiência Auditiva
Educação Médica
topic Educação de Deficientes Auditivos
Deficiência Auditiva
Educação Médica
description Resumo: Introdução: Da população brasileira, 5% vivem com algum nível de deficiência auditiva. Apesar desse número, poucas pessoas têm acesso à educação superior. A legislação nacional defende a integração e, principalmente, a inclusão dessas pessoas no ambiente acadêmico brasileiro. Poucos são os dados sobre o acesso dos deficientes auditivos ao curso de Medicina no Brasil. Relato de experiência: Este artigo apresenta relatos de experiências de uma estudante com deficiência auditiva que cursou a disciplina de Introdução à Semiologia Médica e de seus professores e da estudante-monitora que acompanhou a disciplina. Para discutir os temas, foram selecionados 12 artigos das bases de dados MEDLINE, SciELO e LILACS, publicados entre julho de 2019 e outubro de 2021. Também se utilizaram informações publicadas pelo IBGE e Portal MEC. Discussão: A estudante relata sua dificuldade em compreender termos semiológicos, bem como suas alternativas para adquirir habilidades referentes ao exame físico. O relato do professor aborda como a inclusão é possível porém desafiadora ao se ensinar semiologia médica a uma pessoa com deficiência auditiva. Conclusão: Estudantes deficientes auditivos se beneficiam de adequação acadêmica visando à integração e inclusão para obter êxito em adquirir e treinar suas habilidades semiotécnicas. Há urgente necessidade de novas pesquisas brasileiras nessa área, principalmente relacionadas à medicina e ao ensino médico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200402
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022022000200402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v46.2-20210282
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.46 n.2 2022
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303009251131392