Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes,Andréia Patrícia
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Arcuri,Mariana Beatriz, Cristel,Etelka Czako, Ribeiro,Regina Meireles, Souza,Luciana M. Borges da Matta, Siqueira-Batista,Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300008
Resumo: As atuais mudanças na educação médica - relacionadas às transformações em curso nas sociedades democráticas contemporâneas - têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cabendo a formulação de novos métodos/estratégias, capazes de ultrapassar a orientação somativa prevalecente na avaliação. Neste contexto, discutem-se, no presente artigo, elementos para a construção desta nova avaliação, destacando-se o uso do portfólio.
id ABEM-1_e3303f4d904c69fa220f1cb33f24a002
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000300008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativasEnsinoEducação MédicaAvaliação EducacionalAs atuais mudanças na educação médica - relacionadas às transformações em curso nas sociedades democráticas contemporâneas - têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cabendo a formulação de novos métodos/estratégias, capazes de ultrapassar a orientação somativa prevalecente na avaliação. Neste contexto, discutem-se, no presente artigo, elementos para a construção desta nova avaliação, destacando-se o uso do portfólio.Associação Brasileira de Educação Médica2010-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300008Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000300008info:eu-repo/semantics/openAccessGomes,Andréia PatríciaArcuri,Mariana BeatrizCristel,Etelka CzakoRibeiro,Regina MeirelesSouza,Luciana M. Borges da MattaSiqueira-Batista,Rodrigopor2011-01-06T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000300008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2011-01-06T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
title Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
spellingShingle Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
Gomes,Andréia Patrícia
Ensino
Educação Médica
Avaliação Educacional
title_short Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
title_full Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
title_fullStr Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
title_full_unstemmed Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
title_sort Avaliação no Ensino Médico: o papel do portfólio nos currículos baseados em metodologias ativas
author Gomes,Andréia Patrícia
author_facet Gomes,Andréia Patrícia
Arcuri,Mariana Beatriz
Cristel,Etelka Czako
Ribeiro,Regina Meireles
Souza,Luciana M. Borges da Matta
Siqueira-Batista,Rodrigo
author_role author
author2 Arcuri,Mariana Beatriz
Cristel,Etelka Czako
Ribeiro,Regina Meireles
Souza,Luciana M. Borges da Matta
Siqueira-Batista,Rodrigo
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes,Andréia Patrícia
Arcuri,Mariana Beatriz
Cristel,Etelka Czako
Ribeiro,Regina Meireles
Souza,Luciana M. Borges da Matta
Siqueira-Batista,Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Educação Médica
Avaliação Educacional
topic Ensino
Educação Médica
Avaliação Educacional
description As atuais mudanças na educação médica - relacionadas às transformações em curso nas sociedades democráticas contemporâneas - têm colocado em questão, de modo cada vez mais incisivo, os aspectos relativos à avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cabendo a formulação de novos métodos/estratégias, capazes de ultrapassar a orientação somativa prevalecente na avaliação. Neste contexto, discutem-se, no presente artigo, elementos para a construção desta nova avaliação, destacando-se o uso do portfólio.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000300008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000300008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.3 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004528345088