Realidade ou simulação? Análise do desempenho de estudantes de Medicina em avaliações práticas distintas
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022021000100206 |
Resumo: | Resumo: Introdução: Avaliar habilidades clínicas é um desafio no curso médico. A heterogeneidade na escolha dos pacientes somada à falta de critérios objetivos resultou em mudança metodológica para utilização do Objective Structured Clinical Examination (OSCE). Objetivo: O objetivo deste estudo foi identificar se o OSCE resulta em distribuição de frequência de notas de desempenho de padrão gaussiano em comparação ao modelo tradicional. Método: Analisaram-se as notas de 239 estudantes da disciplina de Semiologia e Propedêutica de um curso de Medicina entre 2016 (modelo tradicional) e 2017 (OSCE) pelos testesKolmogorov-Smirnovbidimensional e t de Student para verificar a correlação delas com o coeficiente de rendimento (CR). Resultados: As notas da prova no modelo tradicional (p < 0,0001; KS = 0,1881) estão mais distantes da normalidade do que as da prova do modelo OSCE (p = 0,0010; KS = 0,1134) e são mais correlatas com o CR (p < 0,0001; r = 0,45) do que no modelo OSCE (p = 0,31; r = 0,06). Conclusão: O OSCE pode proporcionar informações mais fidedignas sobre o desempenho do estudante em estágios práticos do curso médico. |
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