Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fanco,Selma Cristina
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Carniel,Emília de Faria, Antônio,Maria Ângela R. G. M., Zanolli,Maria de Lurdes
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100046
Resumo: Resumo: Um dos enfoques mais importantes na reorientação da formação profissional do médico nas últimas décadas tem sido a articulação do ensino com os serviços de saúde, trazendo contribuições para a construção de um novo modelo assistencial e, ao mesmo tempo, oferecendo à universidade um campo de pesquisa e ensino. Os autores relatam uma experiência de ensino de Vigilância à Saúde, com a inserção de residentes de Pediatria em uma Rede Municipal de Saúde, onde realizam assistência à saúde de crianças e adolescentes, sob supervisão docente. O estágio passou por diversas reformulações desde sua implantação, acompanhando todo o processo de reforma do setor saúde, sempre buscando propostas mais adequadas de ensino-aprendizagem. Os autores expõem os objetivos da proposta de estágio, descrevem as estratégias didáticas utilizadas, apresentam os resultados das atividades realizadas e analisam o impacto sobre o ensino e o serviço de saúde, com críticas e propostas de reformulações.
id ABEM-1_e88d3dddfbb22c689ea43d7b60e19aff
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021999000100046
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de PediatriaVigilância sanitáriaEstágio clínico - tendênciasCorpo clínico hospitalarAssistentes de Pediatria - educaçãoResumo: Um dos enfoques mais importantes na reorientação da formação profissional do médico nas últimas décadas tem sido a articulação do ensino com os serviços de saúde, trazendo contribuições para a construção de um novo modelo assistencial e, ao mesmo tempo, oferecendo à universidade um campo de pesquisa e ensino. Os autores relatam uma experiência de ensino de Vigilância à Saúde, com a inserção de residentes de Pediatria em uma Rede Municipal de Saúde, onde realizam assistência à saúde de crianças e adolescentes, sob supervisão docente. O estágio passou por diversas reformulações desde sua implantação, acompanhando todo o processo de reforma do setor saúde, sempre buscando propostas mais adequadas de ensino-aprendizagem. Os autores expõem os objetivos da proposta de estágio, descrevem as estratégias didáticas utilizadas, apresentam os resultados das atividades realizadas e analisam o impacto sobre o ensino e o serviço de saúde, com críticas e propostas de reformulações.Associação Brasileira de Educação Médica1999-04-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100046Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.1 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.1-007info:eu-repo/semantics/openAccessFanco,Selma CristinaCarniel,Emília de FariaAntônio,Maria Ângela R. G. M.Zanolli,Maria de Lurdespor2020-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000100046Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-08-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
title Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
spellingShingle Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
Fanco,Selma Cristina
Vigilância sanitária
Estágio clínico - tendências
Corpo clínico hospitalar
Assistentes de Pediatria - educação
title_short Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
title_full Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
title_fullStr Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
title_full_unstemmed Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
title_sort Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
author Fanco,Selma Cristina
author_facet Fanco,Selma Cristina
Carniel,Emília de Faria
Antônio,Maria Ângela R. G. M.
Zanolli,Maria de Lurdes
author_role author
author2 Carniel,Emília de Faria
Antônio,Maria Ângela R. G. M.
Zanolli,Maria de Lurdes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fanco,Selma Cristina
Carniel,Emília de Faria
Antônio,Maria Ângela R. G. M.
Zanolli,Maria de Lurdes
dc.subject.por.fl_str_mv Vigilância sanitária
Estágio clínico - tendências
Corpo clínico hospitalar
Assistentes de Pediatria - educação
topic Vigilância sanitária
Estágio clínico - tendências
Corpo clínico hospitalar
Assistentes de Pediatria - educação
description Resumo: Um dos enfoques mais importantes na reorientação da formação profissional do médico nas últimas décadas tem sido a articulação do ensino com os serviços de saúde, trazendo contribuições para a construção de um novo modelo assistencial e, ao mesmo tempo, oferecendo à universidade um campo de pesquisa e ensino. Os autores relatam uma experiência de ensino de Vigilância à Saúde, com a inserção de residentes de Pediatria em uma Rede Municipal de Saúde, onde realizam assistência à saúde de crianças e adolescentes, sob supervisão docente. O estágio passou por diversas reformulações desde sua implantação, acompanhando todo o processo de reforma do setor saúde, sempre buscando propostas mais adequadas de ensino-aprendizagem. Os autores expõem os objetivos da proposta de estágio, descrevem as estratégias didáticas utilizadas, apresentam os resultados das atividades realizadas e analisam o impacto sobre o ensino e o serviço de saúde, com críticas e propostas de reformulações.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100046
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v23.1-007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.1 1999
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002817069056