Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100046 |
Resumo: | Resumo: Um dos enfoques mais importantes na reorientação da formação profissional do médico nas últimas décadas tem sido a articulação do ensino com os serviços de saúde, trazendo contribuições para a construção de um novo modelo assistencial e, ao mesmo tempo, oferecendo à universidade um campo de pesquisa e ensino. Os autores relatam uma experiência de ensino de Vigilância à Saúde, com a inserção de residentes de Pediatria em uma Rede Municipal de Saúde, onde realizam assistência à saúde de crianças e adolescentes, sob supervisão docente. O estágio passou por diversas reformulações desde sua implantação, acompanhando todo o processo de reforma do setor saúde, sempre buscando propostas mais adequadas de ensino-aprendizagem. Os autores expõem os objetivos da proposta de estágio, descrevem as estratégias didáticas utilizadas, apresentam os resultados das atividades realizadas e analisam o impacto sobre o ensino e o serviço de saúde, com críticas e propostas de reformulações. |
id |
ABEM-1_e88d3dddfbb22c689ea43d7b60e19aff |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55021999000100046 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de PediatriaVigilância sanitáriaEstágio clínico - tendênciasCorpo clínico hospitalarAssistentes de Pediatria - educaçãoResumo: Um dos enfoques mais importantes na reorientação da formação profissional do médico nas últimas décadas tem sido a articulação do ensino com os serviços de saúde, trazendo contribuições para a construção de um novo modelo assistencial e, ao mesmo tempo, oferecendo à universidade um campo de pesquisa e ensino. Os autores relatam uma experiência de ensino de Vigilância à Saúde, com a inserção de residentes de Pediatria em uma Rede Municipal de Saúde, onde realizam assistência à saúde de crianças e adolescentes, sob supervisão docente. O estágio passou por diversas reformulações desde sua implantação, acompanhando todo o processo de reforma do setor saúde, sempre buscando propostas mais adequadas de ensino-aprendizagem. Os autores expõem os objetivos da proposta de estágio, descrevem as estratégias didáticas utilizadas, apresentam os resultados das atividades realizadas e analisam o impacto sobre o ensino e o serviço de saúde, com críticas e propostas de reformulações.Associação Brasileira de Educação Médica1999-04-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100046Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.1 1999reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v23.1-007info:eu-repo/semantics/openAccessFanco,Selma CristinaCarniel,Emília de FariaAntônio,Maria Ângela R. G. M.Zanolli,Maria de Lurdespor2020-08-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021999000100046Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2020-08-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria |
title |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria |
spellingShingle |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria Fanco,Selma Cristina Vigilância sanitária Estágio clínico - tendências Corpo clínico hospitalar Assistentes de Pediatria - educação |
title_short |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria |
title_full |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria |
title_fullStr |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria |
title_full_unstemmed |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria |
title_sort |
Relato de uma Experiência de Ensino de Vigilância à Saúde para Residentes de Pediatria |
author |
Fanco,Selma Cristina |
author_facet |
Fanco,Selma Cristina Carniel,Emília de Faria Antônio,Maria Ângela R. G. M. Zanolli,Maria de Lurdes |
author_role |
author |
author2 |
Carniel,Emília de Faria Antônio,Maria Ângela R. G. M. Zanolli,Maria de Lurdes |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fanco,Selma Cristina Carniel,Emília de Faria Antônio,Maria Ângela R. G. M. Zanolli,Maria de Lurdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vigilância sanitária Estágio clínico - tendências Corpo clínico hospitalar Assistentes de Pediatria - educação |
topic |
Vigilância sanitária Estágio clínico - tendências Corpo clínico hospitalar Assistentes de Pediatria - educação |
description |
Resumo: Um dos enfoques mais importantes na reorientação da formação profissional do médico nas últimas décadas tem sido a articulação do ensino com os serviços de saúde, trazendo contribuições para a construção de um novo modelo assistencial e, ao mesmo tempo, oferecendo à universidade um campo de pesquisa e ensino. Os autores relatam uma experiência de ensino de Vigilância à Saúde, com a inserção de residentes de Pediatria em uma Rede Municipal de Saúde, onde realizam assistência à saúde de crianças e adolescentes, sob supervisão docente. O estágio passou por diversas reformulações desde sua implantação, acompanhando todo o processo de reforma do setor saúde, sempre buscando propostas mais adequadas de ensino-aprendizagem. Os autores expõem os objetivos da proposta de estágio, descrevem as estratégias didáticas utilizadas, apresentam os resultados das atividades realizadas e analisam o impacto sobre o ensino e o serviço de saúde, com críticas e propostas de reformulações. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-04-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100046 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021999000100046 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/1981-5271v23.1-007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.23 n.1 1999 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303002817069056 |