O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvério,Maria Regina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Patrício,Zuleica Maria, Brodbeck,Ingrid May, Grosseman,Suely
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100008
Resumo: Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada numa universidade de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a repercussão do processo de ensino-aprendizagem na qualidade de vida e saúde de docentes de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram coletados por entrevista em profundidade e analisados pela técnica de análise de conteúdo, associada ao processo de análise-reflexão-síntese. Observou-se que diferentes fatores promovem ou limitam a qualidade de vida do docente, inclusive para além do espaço laboral. Esses fatores estão relacionados à dinâmica das diversas interações pessoais desenvolvidas nos contextos dos processos de ensino-aprendizagem, especialmente naqueles onde há atividades com a população. Outros fatores envolvem questões relacionadas a problemas da instituição, interação com gestores, condições de trabalho e remuneração. O processo de ensino-aprendizagem na área da saúde aparece, ao mesmo tempo, como fonte de sofrimento e de prazer. O desafio dos docentes que cuidam enquanto ensinam é continuar a potencializar o autocuidado e os espaços de interação social com vistas à promoção de um ambiente coletivo saudável.
id ABEM-1_ec71885682f080480b45edb1245b22ec
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022010000100008
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docenteQualidade de VidaSaúde do TrabalhadorEnsinoDocentePromoção da SaúdeAtenção à SaúdePesquisa de abordagem qualitativa, realizada numa universidade de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a repercussão do processo de ensino-aprendizagem na qualidade de vida e saúde de docentes de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram coletados por entrevista em profundidade e analisados pela técnica de análise de conteúdo, associada ao processo de análise-reflexão-síntese. Observou-se que diferentes fatores promovem ou limitam a qualidade de vida do docente, inclusive para além do espaço laboral. Esses fatores estão relacionados à dinâmica das diversas interações pessoais desenvolvidas nos contextos dos processos de ensino-aprendizagem, especialmente naqueles onde há atividades com a população. Outros fatores envolvem questões relacionadas a problemas da instituição, interação com gestores, condições de trabalho e remuneração. O processo de ensino-aprendizagem na área da saúde aparece, ao mesmo tempo, como fonte de sofrimento e de prazer. O desafio dos docentes que cuidam enquanto ensinam é continuar a potencializar o autocuidado e os espaços de interação social com vistas à promoção de um ambiente coletivo saudável.Associação Brasileira de Educação Médica2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100008Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.1 2010reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022010000100008info:eu-repo/semantics/openAccessSilvério,Maria ReginaPatrício,Zuleica MariaBrodbeck,Ingrid MayGrosseman,Suelypor2010-06-14T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022010000100008Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2010-06-14T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente
title O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente
spellingShingle O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente
Silvério,Maria Regina
Qualidade de Vida
Saúde do Trabalhador
Ensino
Docente
Promoção da Saúde
Atenção à Saúde
title_short O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente
title_full O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente
title_fullStr O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente
title_full_unstemmed O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente
title_sort O ensino na área da saúde e sua repercussão na qualidade de vida docente
author Silvério,Maria Regina
author_facet Silvério,Maria Regina
Patrício,Zuleica Maria
Brodbeck,Ingrid May
Grosseman,Suely
author_role author
author2 Patrício,Zuleica Maria
Brodbeck,Ingrid May
Grosseman,Suely
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silvério,Maria Regina
Patrício,Zuleica Maria
Brodbeck,Ingrid May
Grosseman,Suely
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade de Vida
Saúde do Trabalhador
Ensino
Docente
Promoção da Saúde
Atenção à Saúde
topic Qualidade de Vida
Saúde do Trabalhador
Ensino
Docente
Promoção da Saúde
Atenção à Saúde
description Pesquisa de abordagem qualitativa, realizada numa universidade de Santa Catarina, com o objetivo de conhecer a repercussão do processo de ensino-aprendizagem na qualidade de vida e saúde de docentes de cursos de graduação da área da saúde. Os dados foram coletados por entrevista em profundidade e analisados pela técnica de análise de conteúdo, associada ao processo de análise-reflexão-síntese. Observou-se que diferentes fatores promovem ou limitam a qualidade de vida do docente, inclusive para além do espaço laboral. Esses fatores estão relacionados à dinâmica das diversas interações pessoais desenvolvidas nos contextos dos processos de ensino-aprendizagem, especialmente naqueles onde há atividades com a população. Outros fatores envolvem questões relacionadas a problemas da instituição, interação com gestores, condições de trabalho e remuneração. O processo de ensino-aprendizagem na área da saúde aparece, ao mesmo tempo, como fonte de sofrimento e de prazer. O desafio dos docentes que cuidam enquanto ensinam é continuar a potencializar o autocuidado e os espaços de interação social com vistas à promoção de um ambiente coletivo saudável.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100008
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022010000100008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022010000100008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.34 n.1 2010
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303004251521024