A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cataldo Neto,Alfredo
Data de Publicação: 1996
Outros Autores: Bôas,Patrícia Fuhro Vilas, Martins,Fernando Paula, Bridi,Luciana de Oliveira, Martinho,Maurício Möller, Amaral,Paula Carolina Veiga Do, Machado,Rita de Cássia Alam
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200019
Resumo: Resumo: O estudo avalia a informação retida pelo paciente no Hospital São Lucas/PUC RS - Porto Alegre. Dos entrevistados, 80,80% sabem qual parte do corpo é afetada; 66,90%, o nome da doença; 48,70%, o nome do médico; 45,20%, afina/idade dos medicamentos; 34,70%, o nome desses; e 20,80%, a causa da doença. Quanto ao atendimento, os pacientes classificaram-no como ótimo (50,4%), bom (43,5%), razoável (4,3%) e ruim (17%). A única variável sócio- demográfica a influenciar o nível de informação/e o grau de instrução atribuída a uma melhor compreensão, a uma melhor informação aos pacientes de nível cultural mais elevado ou a ambas. A diferença entre grau de satisfação, alto e porcentual de informação retida baixo é discutida pelos autores. Citam-se os aspectos médico-legais da informação e são feitas recomendações na tentativa de aumentar a retenção da informação prestada, melhorando com isso a qualidade da relação médico-paciente.
id ABEM-1_eebbddd8a99571bb8570a6b50cbfe17a
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55021996000200019
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLAInformação do pacienteRelação médico-pacienteResumo: O estudo avalia a informação retida pelo paciente no Hospital São Lucas/PUC RS - Porto Alegre. Dos entrevistados, 80,80% sabem qual parte do corpo é afetada; 66,90%, o nome da doença; 48,70%, o nome do médico; 45,20%, afina/idade dos medicamentos; 34,70%, o nome desses; e 20,80%, a causa da doença. Quanto ao atendimento, os pacientes classificaram-no como ótimo (50,4%), bom (43,5%), razoável (4,3%) e ruim (17%). A única variável sócio- demográfica a influenciar o nível de informação/e o grau de instrução atribuída a uma melhor compreensão, a uma melhor informação aos pacientes de nível cultural mais elevado ou a ambas. A diferença entre grau de satisfação, alto e porcentual de informação retida baixo é discutida pelos autores. Citam-se os aspectos médico-legais da informação e são feitas recomendações na tentativa de aumentar a retenção da informação prestada, melhorando com isso a qualidade da relação médico-paciente.Associação Brasileira de Educação Médica1996-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200019Revista Brasileira de Educação Médica v.20 n.2-3 1996reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/1981-5271v20.2-3-004info:eu-repo/semantics/openAccessCataldo Neto,AlfredoBôas,Patrícia Fuhro VilasMartins,Fernando PaulaBridi,Luciana de OliveiraMartinho,Maurício MöllerAmaral,Paula Carolina Veiga DoMachado,Rita de Cássia Alampor2021-02-01T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55021996000200019Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2021-02-01T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA
title A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA
spellingShingle A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA
Cataldo Neto,Alfredo
Informação do paciente
Relação médico-paciente
title_short A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA
title_full A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA
title_fullStr A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA
title_full_unstemmed A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA
title_sort A INFORMAÇÃO RETIDA PELO PACIENTE: ESTUDO EM UM HOSPITAL ESCOLA
author Cataldo Neto,Alfredo
author_facet Cataldo Neto,Alfredo
Bôas,Patrícia Fuhro Vilas
Martins,Fernando Paula
Bridi,Luciana de Oliveira
Martinho,Maurício Möller
Amaral,Paula Carolina Veiga Do
Machado,Rita de Cássia Alam
author_role author
author2 Bôas,Patrícia Fuhro Vilas
Martins,Fernando Paula
Bridi,Luciana de Oliveira
Martinho,Maurício Möller
Amaral,Paula Carolina Veiga Do
Machado,Rita de Cássia Alam
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cataldo Neto,Alfredo
Bôas,Patrícia Fuhro Vilas
Martins,Fernando Paula
Bridi,Luciana de Oliveira
Martinho,Maurício Möller
Amaral,Paula Carolina Veiga Do
Machado,Rita de Cássia Alam
dc.subject.por.fl_str_mv Informação do paciente
Relação médico-paciente
topic Informação do paciente
Relação médico-paciente
description Resumo: O estudo avalia a informação retida pelo paciente no Hospital São Lucas/PUC RS - Porto Alegre. Dos entrevistados, 80,80% sabem qual parte do corpo é afetada; 66,90%, o nome da doença; 48,70%, o nome do médico; 45,20%, afina/idade dos medicamentos; 34,70%, o nome desses; e 20,80%, a causa da doença. Quanto ao atendimento, os pacientes classificaram-no como ótimo (50,4%), bom (43,5%), razoável (4,3%) e ruim (17%). A única variável sócio- demográfica a influenciar o nível de informação/e o grau de instrução atribuída a uma melhor compreensão, a uma melhor informação aos pacientes de nível cultural mais elevado ou a ambas. A diferença entre grau de satisfação, alto e porcentual de informação retida baixo é discutida pelos autores. Citam-se os aspectos médico-legais da informação e são feitas recomendações na tentativa de aumentar a retenção da informação prestada, melhorando com isso a qualidade da relação médico-paciente.
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200019
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55021996000200019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/1981-5271v20.2-3-004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.20 n.2-3 1996
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303002768834560