Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400005 |
Resumo: | A formação do enfermeiro no contexto teórico-prático visa à obtenção de um profissional apto às adversidades apresentadas pelos diferentes cenários da saúde e perfis da população. O estudo objetivou compreender a percepção dos internos de Enfermagem sobre a estruturação prática e teórica do internato de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com a obtenção de dados através da questão: O que você achou da estruturação do internato na parte prática e teórica? Após análise dos dados, formaram-se quatro categorias: práticas educativas utilizadas nos encontros teóricos; associação da teoria e da prática do internato na visão do aluno; potencialidades e desafios encontrados na área hospitalar; potencialidades e desafios encontrados na saúde coletiva. Concluiu-se que o internato proporcionou satisfação aos internos em sua estruturação prática e teórica, e também identificação com a área pelos alunos. Entre os desafios encontrados está o aprofundamento do ensino da gerência na realização do estágio. |
id |
ABEM-1_fe3942a1e1e94663e4da6e9537d2edfa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0100-55022014000400005 |
network_acronym_str |
ABEM-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internosInternato Não MédicoEducação em EnfermagemAprendizagemEnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemEducação MédicaA formação do enfermeiro no contexto teórico-prático visa à obtenção de um profissional apto às adversidades apresentadas pelos diferentes cenários da saúde e perfis da população. O estudo objetivou compreender a percepção dos internos de Enfermagem sobre a estruturação prática e teórica do internato de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com a obtenção de dados através da questão: O que você achou da estruturação do internato na parte prática e teórica? Após análise dos dados, formaram-se quatro categorias: práticas educativas utilizadas nos encontros teóricos; associação da teoria e da prática do internato na visão do aluno; potencialidades e desafios encontrados na área hospitalar; potencialidades e desafios encontrados na saúde coletiva. Concluiu-se que o internato proporcionou satisfação aos internos em sua estruturação prática e teórica, e também identificação com a área pelos alunos. Entre os desafios encontrados está o aprofundamento do ensino da gerência na realização do estágio.Associação Brasileira de Educação Médica2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400005Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000400005info:eu-repo/semantics/openAccessIgnotti,Beatriz SilvaVannuchi,Marli Terezinha OliveiraGarcia,Simone DominguesSimões,Thayane Robertopor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000400005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-01-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos |
title |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos |
spellingShingle |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos Ignotti,Beatriz Silva Internato Não Médico Educação em Enfermagem Aprendizagem Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Educação Médica |
title_short |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos |
title_full |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos |
title_fullStr |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos |
title_full_unstemmed |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos |
title_sort |
Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos |
author |
Ignotti,Beatriz Silva |
author_facet |
Ignotti,Beatriz Silva Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira Garcia,Simone Domingues Simões,Thayane Roberto |
author_role |
author |
author2 |
Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira Garcia,Simone Domingues Simões,Thayane Roberto |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ignotti,Beatriz Silva Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira Garcia,Simone Domingues Simões,Thayane Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internato Não Médico Educação em Enfermagem Aprendizagem Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Educação Médica |
topic |
Internato Não Médico Educação em Enfermagem Aprendizagem Enfermagem Programas de Graduação em Enfermagem Educação Médica |
description |
A formação do enfermeiro no contexto teórico-prático visa à obtenção de um profissional apto às adversidades apresentadas pelos diferentes cenários da saúde e perfis da população. O estudo objetivou compreender a percepção dos internos de Enfermagem sobre a estruturação prática e teórica do internato de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com a obtenção de dados através da questão: O que você achou da estruturação do internato na parte prática e teórica? Após análise dos dados, formaram-se quatro categorias: práticas educativas utilizadas nos encontros teóricos; associação da teoria e da prática do internato na visão do aluno; potencialidades e desafios encontrados na área hospitalar; potencialidades e desafios encontrados na saúde coletiva. Concluiu-se que o internato proporcionou satisfação aos internos em sua estruturação prática e teórica, e também identificação com a área pelos alunos. Entre os desafios encontrados está o aprofundamento do ensino da gerência na realização do estágio. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400005 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0100-55022014000400005 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Educação Médica |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014 reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online) instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) instacron:ABEM |
instname_str |
Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
instacron_str |
ABEM |
institution |
ABEM |
reponame_str |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br |
_version_ |
1754303005746790400 |