Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ignotti,Beatriz Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira, Garcia,Simone Domingues, Simões,Thayane Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400005
Resumo: A formação do enfermeiro no contexto teórico-prático visa à obtenção de um profissional apto às adversidades apresentadas pelos diferentes cenários da saúde e perfis da população. O estudo objetivou compreender a percepção dos internos de Enfermagem sobre a estruturação prática e teórica do internato de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com a obtenção de dados através da questão: O que você achou da estruturação do internato na parte prática e teórica? Após análise dos dados, formaram-se quatro categorias: práticas educativas utilizadas nos encontros teóricos; associação da teoria e da prática do internato na visão do aluno; potencialidades e desafios encontrados na área hospitalar; potencialidades e desafios encontrados na saúde coletiva. Concluiu-se que o internato proporcionou satisfação aos internos em sua estruturação prática e teórica, e também identificação com a área pelos alunos. Entre os desafios encontrados está o aprofundamento do ensino da gerência na realização do estágio.
id ABEM-1_fe3942a1e1e94663e4da6e9537d2edfa
oai_identifier_str oai:scielo:S0100-55022014000400005
network_acronym_str ABEM-1
network_name_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository_id_str
spelling Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internosInternato Não MédicoEducação em EnfermagemAprendizagemEnfermagemProgramas de Graduação em EnfermagemEducação MédicaA formação do enfermeiro no contexto teórico-prático visa à obtenção de um profissional apto às adversidades apresentadas pelos diferentes cenários da saúde e perfis da população. O estudo objetivou compreender a percepção dos internos de Enfermagem sobre a estruturação prática e teórica do internato de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com a obtenção de dados através da questão: O que você achou da estruturação do internato na parte prática e teórica? Após análise dos dados, formaram-se quatro categorias: práticas educativas utilizadas nos encontros teóricos; associação da teoria e da prática do internato na visão do aluno; potencialidades e desafios encontrados na área hospitalar; potencialidades e desafios encontrados na saúde coletiva. Concluiu-se que o internato proporcionou satisfação aos internos em sua estruturação prática e teórica, e também identificação com a área pelos alunos. Entre os desafios encontrados está o aprofundamento do ensino da gerência na realização do estágio.Associação Brasileira de Educação Médica2014-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400005Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)instacron:ABEM10.1590/S0100-55022014000400005info:eu-repo/semantics/openAccessIgnotti,Beatriz SilvaVannuchi,Marli Terezinha OliveiraGarcia,Simone DominguesSimões,Thayane Robertopor2015-01-22T00:00:00Zoai:scielo:S0100-55022014000400005Revistahttp://www.educacaomedica.org.br/https://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprevista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br1981-52710100-5502opendoar:2015-01-22T00:00Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
title Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
spellingShingle Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
Ignotti,Beatriz Silva
Internato Não Médico
Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Educação Médica
title_short Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
title_full Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
title_fullStr Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
title_full_unstemmed Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
title_sort Estruturação do internato de enfermagem na percepção dos internos
author Ignotti,Beatriz Silva
author_facet Ignotti,Beatriz Silva
Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira
Garcia,Simone Domingues
Simões,Thayane Roberto
author_role author
author2 Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira
Garcia,Simone Domingues
Simões,Thayane Roberto
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ignotti,Beatriz Silva
Vannuchi,Marli Terezinha Oliveira
Garcia,Simone Domingues
Simões,Thayane Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Internato Não Médico
Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Educação Médica
topic Internato Não Médico
Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Enfermagem
Programas de Graduação em Enfermagem
Educação Médica
description A formação do enfermeiro no contexto teórico-prático visa à obtenção de um profissional apto às adversidades apresentadas pelos diferentes cenários da saúde e perfis da população. O estudo objetivou compreender a percepção dos internos de Enfermagem sobre a estruturação prática e teórica do internato de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina. Utilizou-se a metodologia qualitativa, com a obtenção de dados através da questão: O que você achou da estruturação do internato na parte prática e teórica? Após análise dos dados, formaram-se quatro categorias: práticas educativas utilizadas nos encontros teóricos; associação da teoria e da prática do internato na visão do aluno; potencialidades e desafios encontrados na área hospitalar; potencialidades e desafios encontrados na saúde coletiva. Concluiu-se que o internato proporcionou satisfação aos internos em sua estruturação prática e teórica, e também identificação com a área pelos alunos. Entre os desafios encontrados está o aprofundamento do ensino da gerência na realização do estágio.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400005
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022014000400005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0100-55022014000400005
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Educação Médica
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica v.38 n.4 2014
reponame:Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
instname:Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron:ABEM
instname_str Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
instacron_str ABEM
institution ABEM
reponame_str Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
collection Revista Brasileira de Educação Médica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Educação Médica (Online) - Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM)
repository.mail.fl_str_mv revista@abem-educmed.org.br||revista@educacaomedica.org.br
_version_ 1754303005746790400