Classificação de risco em pediatria: construção e validação de um guia para enfermeiros
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000500913 |
Resumo: | RESUMOObjetivo:construir e validar um guia abreviado do protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco em pediatria.Método:estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas: elaboração do guia e validação aparente e de conteúdo. A elaboração baseou-se na estratificação do conteúdo do protocolo em cinco indicadores de risco, conforme a complexidade, sendo submetido à validação por nove juízes divididos em dois grupos: docentes-pesquisadores e enfermeiros.Resultados:na validação aparente, os juízes consideraram os 25 itens do guia claros e compreensíveis com concordância acima de 70%. Na validação de conteúdo, 17 (68%) itens foram considerados relevantes por 88,9% dos juízes. Os oito itens considerados irrelevantes foram alterados conforme sugestões dos juízes, alcançando-se o Índice de Validade de Conteúdo global de 0,98.Conclusão:o estudo resultou num guia de classificação de risco pediátrico válido para avaliar a criança nos serviços de emergência. |
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Classificação de risco em pediatria: construção e validação de um guia para enfermeirosEnfermagem PediátricaAvaliação em EnfermagemAcolhimentoTriagemEstudos de ValidaçãoRESUMOObjetivo:construir e validar um guia abreviado do protocolo de Acolhimento com Classificação de Risco em pediatria.Método:estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas: elaboração do guia e validação aparente e de conteúdo. A elaboração baseou-se na estratificação do conteúdo do protocolo em cinco indicadores de risco, conforme a complexidade, sendo submetido à validação por nove juízes divididos em dois grupos: docentes-pesquisadores e enfermeiros.Resultados:na validação aparente, os juízes consideraram os 25 itens do guia claros e compreensíveis com concordância acima de 70%. Na validação de conteúdo, 17 (68%) itens foram considerados relevantes por 88,9% dos juízes. Os oito itens considerados irrelevantes foram alterados conforme sugestões dos juízes, alcançando-se o Índice de Validade de Conteúdo global de 0,98.Conclusão:o estudo resultou num guia de classificação de risco pediátrico válido para avaliar a criança nos serviços de emergência.Associação Brasileira de Enfermagem2015-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000500913Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.5 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680521iinfo:eu-repo/semantics/openAccessVeras,Joelna Eline Gomes Lacerda FreitasJoventino,Emanuella SilvaCoutinho,Janaina Fonseca VictorLima,Francisca Elisângela TeixeiraRodrigues,Andressa PeripolliXimenes,Lorena Barbosapor2015-10-26T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000500913Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-10-26T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
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