Incubadora de Aprendizagem: ferramenta indutora do empreendedorismo na Enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Backes,Dirce Stein
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Obem,Marielle Kulakowski, Pereira,Simone Barbosa, Gomes,Carine Alves, Backes,Marli Terezinha Stein, Erdmann,Alacoque Lorenzini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000601103
Resumo: RESUMO Objetivo: conhecer as contribuições da Incubadora de Aprendizagem no processo de educação permanente em saúde. Método: pesquisa de caráter qualitativo, cujos dados foram coletados entre agosto e dezembro de 2014, pela técnica de grupo focal, com 34 colaboradores de um hospital de ensino da região central do Rio Grande do Sul que, a priori, participaram do processo de incubação. Resultados: dos dados codificados pela análise de conteúdo resultaram em três categorias temáticas: Incubadora de Aprendizagem - espaço de acolhida e integração; Ferramenta instigadora e ampliadora de possibilidades; Estratégia de educação continuada e permanente. Conclusão: a Incubadora de Aprendizagem constitui uma importante ferramenta indutora do empreendedorismo na enfermagem e na saúde, pela capacidade de repensar as práticas mecanizadas, pela contingência de instigar novos modos de ser e agir e pela possibilidade de criar e desenvolver novas idéias, alicerçadas nas necessidades individuais e institucionais.
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