Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Onã
Data de Publicação: 2003
Outros Autores: Alencar,Eunice Maria Lima Soriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000600003
Resumo: A pesquisa, de caráter descritivo, investigou o estímulo à criatividade no curso de Enfermagem de uma universidade pública de Brasília. Utilizou-se como referencial o modelo teórico de Renzulli que destaca o enfoque triádico no ensino: professor, aluno e currículo. Participaram do estudo 15 docentes e 65 discentes que responderam o Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes. Os resultados indicaram que enquanto os professores consideraram que estimulam a criatividade dos alunos, estes discordaram de seus mestres. Constatou-se ainda que os professores se avaliaram como significativamente mais criativos do que os seus alunos ao passo que estes se julgaram e a seus colegas como significativamente mais criativos do que os seus professores. Ambas amostras enfatizaram que o currículo do curso não favorece a criatividade.
id ABEN-1_1f29c2e773c6233ade358e0da3d3c521
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672003000600003
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículocriatividadeeducação em enfermagemensino superiorA pesquisa, de caráter descritivo, investigou o estímulo à criatividade no curso de Enfermagem de uma universidade pública de Brasília. Utilizou-se como referencial o modelo teórico de Renzulli que destaca o enfoque triádico no ensino: professor, aluno e currículo. Participaram do estudo 15 docentes e 65 discentes que responderam o Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes. Os resultados indicaram que enquanto os professores consideraram que estimulam a criatividade dos alunos, estes discordaram de seus mestres. Constatou-se ainda que os professores se avaliaram como significativamente mais criativos do que os seus alunos ao passo que estes se julgaram e a seus colegas como significativamente mais criativos do que os seus professores. Ambas amostras enfatizaram que o currículo do curso não favorece a criatividade.Associação Brasileira de Enfermagem2003-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000600003Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.6 2003reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672003000600003info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,OnãAlencar,Eunice Maria Lima Sorianopor2011-07-28T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672003000600003Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-07-28T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo
title Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo
spellingShingle Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo
Silva,Onã
criatividade
educação em enfermagem
ensino superior
title_short Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo
title_full Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo
title_fullStr Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo
title_full_unstemmed Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo
title_sort Criatividade no ensino de enfermagem - enfoque triádico: professor, aluno, currículo
author Silva,Onã
author_facet Silva,Onã
Alencar,Eunice Maria Lima Soriano
author_role author
author2 Alencar,Eunice Maria Lima Soriano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Onã
Alencar,Eunice Maria Lima Soriano
dc.subject.por.fl_str_mv criatividade
educação em enfermagem
ensino superior
topic criatividade
educação em enfermagem
ensino superior
description A pesquisa, de caráter descritivo, investigou o estímulo à criatividade no curso de Enfermagem de uma universidade pública de Brasília. Utilizou-se como referencial o modelo teórico de Renzulli que destaca o enfoque triádico no ensino: professor, aluno e currículo. Participaram do estudo 15 docentes e 65 discentes que responderam o Questionário de Avaliação de Procedimentos Docentes. Os resultados indicaram que enquanto os professores consideraram que estimulam a criatividade dos alunos, estes discordaram de seus mestres. Constatou-se ainda que os professores se avaliaram como significativamente mais criativos do que os seus alunos ao passo que estes se julgaram e a seus colegas como significativamente mais criativos do que os seus professores. Ambas amostras enfatizaram que o currículo do curso não favorece a criatividade.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000600003
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672003000600003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672003000600003
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.56 n.6 2003
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303027016105984