A sala de anatomia enquanto espaço de convívio com a morte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672000000100013 |
Resumo: | Durante o percurso de um programa de Iniciação Científica a autora teve sua atenção direcionada para a sala de anatomia, enquanto espaço acadêmico importante na formação dos profissionais de saúde. O estudo teve como proposta compreender o primeiro contato que estudantes da área médica e de enfermagem têm com a morte nessa sala e foi conduzido segundo a metodologia de investigação fenomenológica. Foram obtidos depoimentos dos estudantes quando cursavam a disciplina de Anatomia. A análise dos dados evidenciou sua grande preocupação em se apropriar dos conhecimentos acerca das peças anatômicas, focalizadas enquanto fragmentos de um corpo biológico, em detrimento de uma visão global do corpo humano. Nesse sentido, muitos relegam sentimentos de medo e tristeza, adaptando-se rapidamente com vistas ao aprimoramento técnico científico. O estudo atenta para a necessidade de se utilizar esse espaço acadêmico para discussões sobre a morte como via de acesso à uma assistência humanista por parte destes profissionais. |
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