Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz,Ronny Anderson de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Araujo,Elidianne Layanne Medeiros de, Nascimento,Neyce de Matos, Lima,Raquel Janyne de, França,Jael Rúbia Figueiredo de Sá, Oliveira,Jacira dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236
Resumo: RESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.
id ABEN-1_24b05d67e1a7809178fd80e84e0ad576
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672017000100236
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiroEnfermagemCuidados de EnfermagemEnsinoCurrículoTeoria da ComplexidadeRESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.Associação Brasileira de Enfermagem2017-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236Revista Brasileira de Enfermagem v.70 n.1 2017reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167-2016-0239info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,Ronny Anderson de OliveiraAraujo,Elidianne Layanne Medeiros deNascimento,Neyce de MatosLima,Raquel Janyne deFrança,Jael Rúbia Figueiredo de SáOliveira,Jacira dos Santospor2017-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672017000100236Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2017-02-16T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
title Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
spellingShingle Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
Cruz,Ronny Anderson de Oliveira
Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Ensino
Currículo
Teoria da Complexidade
title_short Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
title_full Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
title_fullStr Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
title_full_unstemmed Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
title_sort Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
author Cruz,Ronny Anderson de Oliveira
author_facet Cruz,Ronny Anderson de Oliveira
Araujo,Elidianne Layanne Medeiros de
Nascimento,Neyce de Matos
Lima,Raquel Janyne de
França,Jael Rúbia Figueiredo de Sá
Oliveira,Jacira dos Santos
author_role author
author2 Araujo,Elidianne Layanne Medeiros de
Nascimento,Neyce de Matos
Lima,Raquel Janyne de
França,Jael Rúbia Figueiredo de Sá
Oliveira,Jacira dos Santos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz,Ronny Anderson de Oliveira
Araujo,Elidianne Layanne Medeiros de
Nascimento,Neyce de Matos
Lima,Raquel Janyne de
França,Jael Rúbia Figueiredo de Sá
Oliveira,Jacira dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Ensino
Currículo
Teoria da Complexidade
topic Enfermagem
Cuidados de Enfermagem
Ensino
Currículo
Teoria da Complexidade
description RESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167-2016-0239
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.70 n.1 2017
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303033620037632