Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente. |
id |
ABEN-1_24b05d67e1a7809178fd80e84e0ad576 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672017000100236 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiroEnfermagemCuidados de EnfermagemEnsinoCurrículoTeoria da ComplexidadeRESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente.Associação Brasileira de Enfermagem2017-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236Revista Brasileira de Enfermagem v.70 n.1 2017reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167-2016-0239info:eu-repo/semantics/openAccessCruz,Ronny Anderson de OliveiraAraujo,Elidianne Layanne Medeiros deNascimento,Neyce de MatosLima,Raquel Janyne deFrança,Jael Rúbia Figueiredo de SáOliveira,Jacira dos Santospor2017-02-16T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672017000100236Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2017-02-16T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro |
title |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro |
spellingShingle |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro Cruz,Ronny Anderson de Oliveira Enfermagem Cuidados de Enfermagem Ensino Currículo Teoria da Complexidade |
title_short |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro |
title_full |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro |
title_fullStr |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro |
title_full_unstemmed |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro |
title_sort |
Reflexões à luz da Teoria da Complexidade e a formação do enfermeiro |
author |
Cruz,Ronny Anderson de Oliveira |
author_facet |
Cruz,Ronny Anderson de Oliveira Araujo,Elidianne Layanne Medeiros de Nascimento,Neyce de Matos Lima,Raquel Janyne de França,Jael Rúbia Figueiredo de Sá Oliveira,Jacira dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Araujo,Elidianne Layanne Medeiros de Nascimento,Neyce de Matos Lima,Raquel Janyne de França,Jael Rúbia Figueiredo de Sá Oliveira,Jacira dos Santos |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz,Ronny Anderson de Oliveira Araujo,Elidianne Layanne Medeiros de Nascimento,Neyce de Matos Lima,Raquel Janyne de França,Jael Rúbia Figueiredo de Sá Oliveira,Jacira dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Cuidados de Enfermagem Ensino Currículo Teoria da Complexidade |
topic |
Enfermagem Cuidados de Enfermagem Ensino Currículo Teoria da Complexidade |
description |
RESUMO Objetivo: refletir sobre a formação em Enfermagem levando em consideração os princípios do pensar complexo proposto por Morin. Método: reflexão fundamentada nos princípios da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Resultados: a aplicação da complexidade no ensino propõe uma educação emancipadora pautada no questionamento e na transformação social. Compreende a formação de enfermeiros que tenham como característica do seu trabalho a interação com o outro. Faz-se necessário preparar o discente para desenvolver atitudes e ações críticas e reflexivas capazes de superar a fragmentação e a linearidade do conhecimento. Conclusão: o cuidado de Enfermagem tem sido baseado numa assistência reducionista, refletindo o modelo cartesiano. Assim, a formação do enfermeiro busca contemplar saberes e experiências compartilhados de maneira que não exista o domínio de nenhuma disciplina sobre as outras, de nenhum profissional sobre o outro, aceitando as singularidades tanto dos profissionais como do próprio cliente/paciente. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672017000100236 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0034-7167-2016-0239 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.70 n.1 2017 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303033620037632 |