Trabalho de jovens estudantes de uma escola pública: fortalecimento ou desgaste?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672009000200002 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi reconhecer os potenciais de desgaste e de fortalecimento de jovens trabalhadores que estudam em uma escola pública de um município da RMSP. Trata-se de um estudo qualitativo, que entrevistou 19 estudantes, de 16 a 20 anos do período noturno. Os principais potenciais de desgaste foram: longa jornada de trabalho, excesso de responsabilidade, falta de estabilidade e trabalho essencialmente manual, fragmentado e repetitivo. Os poucos potenciais de fortalecimento foram: socialização e satisfação de necessidades de reprodução social. Verificou-se o fenômeno da regressão intergeracional. O estudo do binômio desgaste-fortalecimento dos jovens denuncia mais sentidos negativos do que positivos na concomitância trabalho-estudo, intrinsecamente relacionada à necessidade de sobrevivência das famílias. Esse processo é potencialmente desgastante, podendo ocasionar problemas de saúde aos jovens. |
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