A adolescência, o adolescer e o adolescente: re-significação a partir da determinação social do processo saúde - doença
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000400009 |
Resumo: | Este estudo, de referencial materialista histórico e dialético, inscreve-se na perspectiva da redefinição da adolescência, tal como se coloca para intervenção em saúde. Reconhecendo o caráter transdisciplinar dessa tarefa, tomou como objeto privilegiado a assistência de enfermagem ao adolescente, propondo-se a apreendê-lo através da análise do conhecimento produzido no nível de pós-graduação em enfermagem stricto sensu no Brasil. O material empírico foi constituído por 22 dissertações de mestrado relativas à temática produzidas no decênio 1984-1994. Nelas foram buscados os conteúdos das categorias conceituais ser humano, sociedade, adolescência/adolescente, processo saúde doença, enfermagem/assistência de enfermagem e as propostas de intervenção dirigidas a esse grupo populacional. Verificou-se que tais categorias guardam estreita consonância com o referencial positivista, presente em 21 dos trabalhos analisados. Os conceitos de ser humano e de sociedade resultam e reproduzem uma visão essencialista, idealista e naturalista da realidade. Predominam concepções da adolescência como fenômeno universal e o adolescente é definido por oposição à criança e ao adulto, com ênfase no paradigma médico-biológico para a interpretação do seu processo saúde-doença. Identifica-se a persistência de elementos do saber nightingaliano orientando as propostas da intervenção de enfermagem que, por sua vez, enfatizam a educação em saúde. A recomposição histórica da constituição dos conceitos e de sua vinculação com as práticas que os legitimaram permitiu agregar novos significados às categorias conceituais. |
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