Métodos contraceptivos de barreira e DIU: tecnologia educativa para deficientes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pagliuca,Lorita Marlena Freitag
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Rodrigues,Jane Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671999000300011
Resumo: O Planejamento Familiar oferece conhecimentos para decidir o número de filhos e o momento apropriado para tê-los. As informações educativas em saúde têm se concentrado na comunicação visual, dificultando seu acesso ao deficiente visual, portanto os objetivos deste estudo foram construir materiais educativos auto-instrucionais sobre métodos de barreira e DIU e permitir a avaliação do material construído. Obedeceu-se dois momentos metodológicos: elaboração de métodos educativos explorando o tato e a audição seguido de teste por casal de cegos. Os dados da avaliação foram obtidos por entrevistas. Os resultados mostram que o conhecimento ocorreu com conteúdo e linguagem adequados, a comunicação privilegiada foi a verbal e a táctil e contribuiu para o resgate da cidadania do deficiente visual.
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