Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Rosiele Pinho Gonzaga da
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rodrigues,Rosa Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000200014
Resumo: Apresentamos pesquisa que pretendeu contribuir com a avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de um curso de graduação em enfermagem. Objetivamos analisar e discutir a reformulação curricular; contribuir com o processo de discussão e avaliação. O percurso metodológico se fez pela análise comparativa entre o PPP de 1995 e o de 2003 e por dados coletados com docentes e discentes acerca dos pressupostos teóricos do curso que foi o elemento inovador identificado no PPP de 2003. Os dados revelaram que os pressupostos teóricos, em sua maioria têm orientado o processo de formação, mas que ainda há conceitos pouco incorporados como o de interdisciplinaridade. Outro dado levantado foi a não efetiva participação de discentes e docentes no processo de implantação e avaliação do PPP.
id ABEN-1_78a332cf729460d6e96740aa82140aea
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672008000200014
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagemEducação SuperiorEnfermagemCurrículoApresentamos pesquisa que pretendeu contribuir com a avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de um curso de graduação em enfermagem. Objetivamos analisar e discutir a reformulação curricular; contribuir com o processo de discussão e avaliação. O percurso metodológico se fez pela análise comparativa entre o PPP de 1995 e o de 2003 e por dados coletados com docentes e discentes acerca dos pressupostos teóricos do curso que foi o elemento inovador identificado no PPP de 2003. Os dados revelaram que os pressupostos teóricos, em sua maioria têm orientado o processo de formação, mas que ainda há conceitos pouco incorporados como o de interdisciplinaridade. Outro dado levantado foi a não efetiva participação de discentes e docentes no processo de implantação e avaliação do PPP.Associação Brasileira de Enfermagem2008-04-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000200014Revista Brasileira de Enfermagem v.61 n.2 2008reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672008000200014info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Rosiele Pinho Gonzaga daRodrigues,Rosa Mariapor2008-05-07T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672008000200014Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2008-05-07T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem
title Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem
spellingShingle Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem
Silva,Rosiele Pinho Gonzaga da
Educação Superior
Enfermagem
Currículo
title_short Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem
title_full Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem
title_fullStr Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem
title_full_unstemmed Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem
title_sort Mudança curricular: desafio de um curso de graduação em enfermagem
author Silva,Rosiele Pinho Gonzaga da
author_facet Silva,Rosiele Pinho Gonzaga da
Rodrigues,Rosa Maria
author_role author
author2 Rodrigues,Rosa Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Rosiele Pinho Gonzaga da
Rodrigues,Rosa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior
Enfermagem
Currículo
topic Educação Superior
Enfermagem
Currículo
description Apresentamos pesquisa que pretendeu contribuir com a avaliação do Projeto Político Pedagógico (PPP) de um curso de graduação em enfermagem. Objetivamos analisar e discutir a reformulação curricular; contribuir com o processo de discussão e avaliação. O percurso metodológico se fez pela análise comparativa entre o PPP de 1995 e o de 2003 e por dados coletados com docentes e discentes acerca dos pressupostos teóricos do curso que foi o elemento inovador identificado no PPP de 2003. Os dados revelaram que os pressupostos teóricos, em sua maioria têm orientado o processo de formação, mas que ainda há conceitos pouco incorporados como o de interdisciplinaridade. Outro dado levantado foi a não efetiva participação de discentes e docentes no processo de implantação e avaliação do PPP.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-04-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000200014
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672008000200014
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672008000200014
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.61 n.2 2008
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303029001060352