Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400505 |
Resumo: | Estudo qualitativo, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, que teve como objetivo conhecer e discutir as expectativas dos docentes, enfermeiras e estudantes com relação ao ensino em campo clínico. Participaram do estudo nove docentes, 11 enfermeiras e 11 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada em 2012 e os resultados mostraram que os sujeitos esperam que o ensino clínico subsidie a articulação entre a teoria e a prática profissional; e almejam que tal ensino possibilite o desenvolvimento de uma postura próativa e participativa dos envolvidos na aprendizagem. A reciprocidade de perspectivas foi evidenciada, devendo ser considerada na elaboração de projetos pedagógicos voltados para a formação do enfermeiro. |
id |
ABEN-1_a7957464f40710611ca0fa30de302377 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672014000400505 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagemEnfermagemEducação em EnfermagemEnfermagem PráticaPesquisa QualitativaEstudo qualitativo, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, que teve como objetivo conhecer e discutir as expectativas dos docentes, enfermeiras e estudantes com relação ao ensino em campo clínico. Participaram do estudo nove docentes, 11 enfermeiras e 11 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada em 2012 e os resultados mostraram que os sujeitos esperam que o ensino clínico subsidie a articulação entre a teoria e a prática profissional; e almejam que tal ensino possibilite o desenvolvimento de uma postura próativa e participativa dos envolvidos na aprendizagem. A reciprocidade de perspectivas foi evidenciada, devendo ser considerada na elaboração de projetos pedagógicos voltados para a formação do enfermeiro.Associação Brasileira de Enfermagem2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400505Revista Brasileira de Enfermagem v.67 n.4 2014reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2014670402info:eu-repo/semantics/openAccessMerighi,Miriam Aparecida BarbosaJesus,Maria Cristina Pinto deDomingos,Selisvane Ribeiro da FonsecaOliveira,Deíse Moura deIto,Thaís Norikapor2015-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672014000400505Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-01-05T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem |
title |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem |
spellingShingle |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem Merighi,Miriam Aparecida Barbosa Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Prática Pesquisa Qualitativa |
title_short |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem |
title_full |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem |
title_fullStr |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem |
title_sort |
Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem |
author |
Merighi,Miriam Aparecida Barbosa |
author_facet |
Merighi,Miriam Aparecida Barbosa Jesus,Maria Cristina Pinto de Domingos,Selisvane Ribeiro da Fonseca Oliveira,Deíse Moura de Ito,Thaís Norika |
author_role |
author |
author2 |
Jesus,Maria Cristina Pinto de Domingos,Selisvane Ribeiro da Fonseca Oliveira,Deíse Moura de Ito,Thaís Norika |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Merighi,Miriam Aparecida Barbosa Jesus,Maria Cristina Pinto de Domingos,Selisvane Ribeiro da Fonseca Oliveira,Deíse Moura de Ito,Thaís Norika |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Prática Pesquisa Qualitativa |
topic |
Enfermagem Educação em Enfermagem Enfermagem Prática Pesquisa Qualitativa |
description |
Estudo qualitativo, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, que teve como objetivo conhecer e discutir as expectativas dos docentes, enfermeiras e estudantes com relação ao ensino em campo clínico. Participaram do estudo nove docentes, 11 enfermeiras e 11 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada em 2012 e os resultados mostraram que os sujeitos esperam que o ensino clínico subsidie a articulação entre a teoria e a prática profissional; e almejam que tal ensino possibilite o desenvolvimento de uma postura próativa e participativa dos envolvidos na aprendizagem. A reciprocidade de perspectivas foi evidenciada, devendo ser considerada na elaboração de projetos pedagógicos voltados para a formação do enfermeiro. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400505 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400505 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/0034-7167.2014670402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.67 n.4 2014 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303032162516992 |