Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Merighi,Miriam Aparecida Barbosa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Jesus,Maria Cristina Pinto de, Domingos,Selisvane Ribeiro da Fonseca, Oliveira,Deíse Moura de, Ito,Thaís Norika
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400505
Resumo: Estudo qualitativo, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, que teve como objetivo conhecer e discutir as expectativas dos docentes, enfermeiras e estudantes com relação ao ensino em campo clínico. Participaram do estudo nove docentes, 11 enfermeiras e 11 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada em 2012 e os resultados mostraram que os sujeitos esperam que o ensino clínico subsidie a articulação entre a teoria e a prática profissional; e almejam que tal ensino possibilite o desenvolvimento de uma postura próativa e participativa dos envolvidos na aprendizagem. A reciprocidade de perspectivas foi evidenciada, devendo ser considerada na elaboração de projetos pedagógicos voltados para a formação do enfermeiro.
id ABEN-1_a7957464f40710611ca0fa30de302377
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672014000400505
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagemEnfermagemEducação em EnfermagemEnfermagem PráticaPesquisa QualitativaEstudo qualitativo, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, que teve como objetivo conhecer e discutir as expectativas dos docentes, enfermeiras e estudantes com relação ao ensino em campo clínico. Participaram do estudo nove docentes, 11 enfermeiras e 11 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada em 2012 e os resultados mostraram que os sujeitos esperam que o ensino clínico subsidie a articulação entre a teoria e a prática profissional; e almejam que tal ensino possibilite o desenvolvimento de uma postura próativa e participativa dos envolvidos na aprendizagem. A reciprocidade de perspectivas foi evidenciada, devendo ser considerada na elaboração de projetos pedagógicos voltados para a formação do enfermeiro.Associação Brasileira de Enfermagem2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400505Revista Brasileira de Enfermagem v.67 n.4 2014reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2014670402info:eu-repo/semantics/openAccessMerighi,Miriam Aparecida BarbosaJesus,Maria Cristina Pinto deDomingos,Selisvane Ribeiro da FonsecaOliveira,Deíse Moura deIto,Thaís Norikapor2015-01-05T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672014000400505Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-01-05T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
title Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
spellingShingle Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
Merighi,Miriam Aparecida Barbosa
Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem Prática
Pesquisa Qualitativa
title_short Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
title_full Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
title_fullStr Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
title_full_unstemmed Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
title_sort Ensinar e aprender no campo clínico: perspectiva de docentes, enfermeiras e estudantes de enfermagem
author Merighi,Miriam Aparecida Barbosa
author_facet Merighi,Miriam Aparecida Barbosa
Jesus,Maria Cristina Pinto de
Domingos,Selisvane Ribeiro da Fonseca
Oliveira,Deíse Moura de
Ito,Thaís Norika
author_role author
author2 Jesus,Maria Cristina Pinto de
Domingos,Selisvane Ribeiro da Fonseca
Oliveira,Deíse Moura de
Ito,Thaís Norika
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Merighi,Miriam Aparecida Barbosa
Jesus,Maria Cristina Pinto de
Domingos,Selisvane Ribeiro da Fonseca
Oliveira,Deíse Moura de
Ito,Thaís Norika
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem Prática
Pesquisa Qualitativa
topic Enfermagem
Educação em Enfermagem
Enfermagem Prática
Pesquisa Qualitativa
description Estudo qualitativo, com abordagem da fenomenologia social de Alfred Schütz, que teve como objetivo conhecer e discutir as expectativas dos docentes, enfermeiras e estudantes com relação ao ensino em campo clínico. Participaram do estudo nove docentes, 11 enfermeiras e 11 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. A coleta dos dados foi realizada em 2012 e os resultados mostraram que os sujeitos esperam que o ensino clínico subsidie a articulação entre a teoria e a prática profissional; e almejam que tal ensino possibilite o desenvolvimento de uma postura próativa e participativa dos envolvidos na aprendizagem. A reciprocidade de perspectivas foi evidenciada, devendo ser considerada na elaboração de projetos pedagógicos voltados para a formação do enfermeiro.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400505
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672014000400505
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167.2014670402
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.67 n.4 2014
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303032162516992