Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cestari,María Elisabeth
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400012
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do pensamento de Habermas sobre agir comunicativo, buscando uma aproximação deste com a educação formal, em particular com a formação da enfermeira. Inicialmente são apontadas diferentes concepções de verdade e conhecimento e as características da educação na era moderna. A seguir é apresentada a concepção de linguagem que fundamenta a teoria da ação comunicativa de Haberrras. Finalmente sugere-se as possíveis contribuições deste autor para a concretização de uma forma de ensinar-aprender baseada no diálogo.
id ABEN-1_afddc4cd84d4b66bc64eec788fbd35b1
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672002000400012
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermasagir comunicativoensino de enfermagemconhecimentoO presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do pensamento de Habermas sobre agir comunicativo, buscando uma aproximação deste com a educação formal, em particular com a formação da enfermeira. Inicialmente são apontadas diferentes concepções de verdade e conhecimento e as características da educação na era moderna. A seguir é apresentada a concepção de linguagem que fundamenta a teoria da ação comunicativa de Haberrras. Finalmente sugere-se as possíveis contribuições deste autor para a concretização de uma forma de ensinar-aprender baseada no diálogo.Associação Brasileira de Enfermagem2002-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400012Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.4 2002reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.5935/0034-7167.20020092info:eu-repo/semantics/openAccessCestari,María Elisabethpor2014-06-24T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672002000400012Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-06-24T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas
title Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas
spellingShingle Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas
Cestari,María Elisabeth
agir comunicativo
ensino de enfermagem
conhecimento
title_short Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas
title_full Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas
title_fullStr Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas
title_full_unstemmed Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas
title_sort Agir comunicativo, educação e conhecimento: uma aproximação ao pensamento de Habermas
author Cestari,María Elisabeth
author_facet Cestari,María Elisabeth
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cestari,María Elisabeth
dc.subject.por.fl_str_mv agir comunicativo
ensino de enfermagem
conhecimento
topic agir comunicativo
ensino de enfermagem
conhecimento
description O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma síntese do pensamento de Habermas sobre agir comunicativo, buscando uma aproximação deste com a educação formal, em particular com a formação da enfermeira. Inicialmente são apontadas diferentes concepções de verdade e conhecimento e as características da educação na era moderna. A seguir é apresentada a concepção de linguagem que fundamenta a teoria da ação comunicativa de Haberrras. Finalmente sugere-se as possíveis contribuições deste autor para a concretização de uma forma de ensinar-aprender baseada no diálogo.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400012
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672002000400012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.5935/0034-7167.20020092
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.55 n.4 2002
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303026615549952