Prevenção e monitorização do delirium no idoso: uma intervenção educativa
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000400725 |
Resumo: | RESUMO Objetivo: realizar uma intervenção educativa com membros da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva (UTI), com vistas a ampliar o conhecimento e introduzir melhorias nas suas práticas de prevenção e monitorização do delirium nos pacientes idosos. Método: pesquisa-ação em que foram realizadas oficinas com onze enfermeiras e uma técnica em enfermagem de uma UTI de Salvador, Bahia-Brasil. Resultados: dez problemas relacionados a práticas de enfermagem para prevenção e monitorização do delirium foram identificados. Planejaram-se ações de caráter educativo, prático, técnico e gerencial, envolvendo a articulação intersetorial para o equacionamento desses problemas. O grupo relatou mudanças significativas nas práticas, com a implementação de medidas não farmacológicas para prevenção e gestão do quadro. Conclusão: a intervenção educativa contribuiu para a melhoria nas práticas da enfermagem da UTI pesquisada, assim como favoreceu o desenvolvimento da consciência crítica acerca da problemática levantada, possibilitando a revisão permanente do cuidado ofertado. |
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Prevenção e monitorização do delirium no idoso: uma intervenção educativaDeliriumDemênciaTranstorno Amnéstico e Outros Transtornos CognitivosIdosoEquipe de EnfermagemRESUMO Objetivo: realizar uma intervenção educativa com membros da equipe de enfermagem de uma unidade de terapia intensiva (UTI), com vistas a ampliar o conhecimento e introduzir melhorias nas suas práticas de prevenção e monitorização do delirium nos pacientes idosos. Método: pesquisa-ação em que foram realizadas oficinas com onze enfermeiras e uma técnica em enfermagem de uma UTI de Salvador, Bahia-Brasil. Resultados: dez problemas relacionados a práticas de enfermagem para prevenção e monitorização do delirium foram identificados. Planejaram-se ações de caráter educativo, prático, técnico e gerencial, envolvendo a articulação intersetorial para o equacionamento desses problemas. O grupo relatou mudanças significativas nas práticas, com a implementação de medidas não farmacológicas para prevenção e gestão do quadro. Conclusão: a intervenção educativa contribuiu para a melhoria nas práticas da enfermagem da UTI pesquisada, assim como favoreceu o desenvolvimento da consciência crítica acerca da problemática levantada, possibilitando a revisão permanente do cuidado ofertado.Associação Brasileira de Enfermagem2016-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000400725Revista Brasileira de Enfermagem v.69 n.4 2016reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2016690416iinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaustino,Tássia NeryPedreira,Larissa ChavesFreitas,Yasmin Seixas deSilva,Rosana Maria de OliveiraAmaral,Juliana Bezerra dopor2016-10-31T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672016000400725Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2016-10-31T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
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