Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000400016 |
Resumo: | O presente trabalho visa descrever os passos para desenvolvimento de um curso e sua estrutura em ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Para tanto, a pesquisa consistiu na aplicação de conteúdos de enfermagem para oferecimento de curso online em workshop internacional para grupo de estudantes de graduação e licenciatura em enfermagem do Brasil e de Portugal. Durante a pesquisa foram registradas etapas distintas, desde o planejamento do curso passando pela construção e transformação dos conteúdos, até a disponibilização aos estudantes. As atividades interativas e conteúdos foram elaborados pelos professores com participação de equipe técnica. No trabalho são apresentados procedimentos específicos e papéis a serem desempenhados por professores, especialistas, estudantes e técnicos. Os resultados do desenvolvimento e oferecimento do curso online apontaram alguns aspectos a serem aperfeiçoados no processo de trabalho, no formato dos conteúdos e na utilização das ferramentas. |
id |
ABEN-1_c24b07f2d35131499bbbf4c93507530a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672012000400016 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso onlineEducação a DistânciaAprendizagemInterface Usuário-ComputadorEnfermagemTecnologiaO presente trabalho visa descrever os passos para desenvolvimento de um curso e sua estrutura em ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Para tanto, a pesquisa consistiu na aplicação de conteúdos de enfermagem para oferecimento de curso online em workshop internacional para grupo de estudantes de graduação e licenciatura em enfermagem do Brasil e de Portugal. Durante a pesquisa foram registradas etapas distintas, desde o planejamento do curso passando pela construção e transformação dos conteúdos, até a disponibilização aos estudantes. As atividades interativas e conteúdos foram elaborados pelos professores com participação de equipe técnica. No trabalho são apresentados procedimentos específicos e papéis a serem desempenhados por professores, especialistas, estudantes e técnicos. Os resultados do desenvolvimento e oferecimento do curso online apontaram alguns aspectos a serem aperfeiçoados no processo de trabalho, no formato dos conteúdos e na utilização das ferramentas.Associação Brasileira de Enfermagem2012-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000400016Revista Brasileira de Enfermagem v.65 n.4 2012reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672012000400016info:eu-repo/semantics/openAccessSeixas,Carlos AlbertoMendes,Isabel Amélia CostaGodoy,Simone deMazzo,AlessandraTrevizan,Maria AuxiliadoraMartins,José Carlos Amadopor2012-12-17T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672012000400016Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2012-12-17T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online |
title |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online |
spellingShingle |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online Seixas,Carlos Alberto Educação a Distância Aprendizagem Interface Usuário-Computador Enfermagem Tecnologia |
title_short |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online |
title_full |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online |
title_fullStr |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online |
title_full_unstemmed |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online |
title_sort |
Ambiente virtual de aprendizagem: estruturação de roteiro para curso online |
author |
Seixas,Carlos Alberto |
author_facet |
Seixas,Carlos Alberto Mendes,Isabel Amélia Costa Godoy,Simone de Mazzo,Alessandra Trevizan,Maria Auxiliadora Martins,José Carlos Amado |
author_role |
author |
author2 |
Mendes,Isabel Amélia Costa Godoy,Simone de Mazzo,Alessandra Trevizan,Maria Auxiliadora Martins,José Carlos Amado |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Seixas,Carlos Alberto Mendes,Isabel Amélia Costa Godoy,Simone de Mazzo,Alessandra Trevizan,Maria Auxiliadora Martins,José Carlos Amado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a Distância Aprendizagem Interface Usuário-Computador Enfermagem Tecnologia |
topic |
Educação a Distância Aprendizagem Interface Usuário-Computador Enfermagem Tecnologia |
description |
O presente trabalho visa descrever os passos para desenvolvimento de um curso e sua estrutura em ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Para tanto, a pesquisa consistiu na aplicação de conteúdos de enfermagem para oferecimento de curso online em workshop internacional para grupo de estudantes de graduação e licenciatura em enfermagem do Brasil e de Portugal. Durante a pesquisa foram registradas etapas distintas, desde o planejamento do curso passando pela construção e transformação dos conteúdos, até a disponibilização aos estudantes. As atividades interativas e conteúdos foram elaborados pelos professores com participação de equipe técnica. No trabalho são apresentados procedimentos específicos e papéis a serem desempenhados por professores, especialistas, estudantes e técnicos. Os resultados do desenvolvimento e oferecimento do curso online apontaram alguns aspectos a serem aperfeiçoados no processo de trabalho, no formato dos conteúdos e na utilização das ferramentas. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000400016 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672012000400016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672012000400016 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.65 n.4 2012 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303031160078336 |