Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lino,Mônica Motta
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Backes,Vânia Marli Schubert, Ferraz,Fabiene, Reibnitz,Kenia Schmidt, Martini,Jussara Gue
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100022
Resumo: Revisão da literatura que teve por objetivo analisar as posturas pedagógicas apresentadas nas produções científicas em educação em enfermagem da Região Sul do Brasil. Foram selecionados os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos (2004-2008) pelos pesquisadores dos grupos de pesquisa em Educação em Enfermagem. As categorias que emergiram foram embasadas nas diferentes posturas pedagógicas do processo ensino-aprendizagem. Os grupos de pesquisa têm concebido o processo ensino-aprendizagem enquanto prática libertadora/criativa, cuja vertente temática apóia-se na questão currículo/formação e educação popular. A intencionalidade é a transformação, na qual existe interação entre os indivíduos pautada no diálogo, de forma cooperativa e participativa. Ao se concentrar esforços nesta perspectiva, será possível dar visibilidade ao setor no âmbito brasileiro e latino-americano
id ABEN-1_cc147fb55cbe815fe71ad96006f4deca
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672011000100022
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do BrasilEducação em enfermagemModelos educacionaisPesquisa em educação de enfermagemEducação em saúdeGrupos de pesquisaRevisão da literatura que teve por objetivo analisar as posturas pedagógicas apresentadas nas produções científicas em educação em enfermagem da Região Sul do Brasil. Foram selecionados os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos (2004-2008) pelos pesquisadores dos grupos de pesquisa em Educação em Enfermagem. As categorias que emergiram foram embasadas nas diferentes posturas pedagógicas do processo ensino-aprendizagem. Os grupos de pesquisa têm concebido o processo ensino-aprendizagem enquanto prática libertadora/criativa, cuja vertente temática apóia-se na questão currículo/formação e educação popular. A intencionalidade é a transformação, na qual existe interação entre os indivíduos pautada no diálogo, de forma cooperativa e participativa. Ao se concentrar esforços nesta perspectiva, será possível dar visibilidade ao setor no âmbito brasileiro e latino-americanoAssociação Brasileira de Enfermagem2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100022Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.1 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000100022info:eu-repo/semantics/openAccessLino,Mônica MottaBackes,Vânia Marli SchubertFerraz,FabieneReibnitz,Kenia SchmidtMartini,Jussara Guepor2011-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000100022Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-03-28T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
title Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
spellingShingle Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
Lino,Mônica Motta
Educação em enfermagem
Modelos educacionais
Pesquisa em educação de enfermagem
Educação em saúde
Grupos de pesquisa
title_short Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
title_full Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
title_fullStr Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
title_full_unstemmed Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
title_sort Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
author Lino,Mônica Motta
author_facet Lino,Mônica Motta
Backes,Vânia Marli Schubert
Ferraz,Fabiene
Reibnitz,Kenia Schmidt
Martini,Jussara Gue
author_role author
author2 Backes,Vânia Marli Schubert
Ferraz,Fabiene
Reibnitz,Kenia Schmidt
Martini,Jussara Gue
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lino,Mônica Motta
Backes,Vânia Marli Schubert
Ferraz,Fabiene
Reibnitz,Kenia Schmidt
Martini,Jussara Gue
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em enfermagem
Modelos educacionais
Pesquisa em educação de enfermagem
Educação em saúde
Grupos de pesquisa
topic Educação em enfermagem
Modelos educacionais
Pesquisa em educação de enfermagem
Educação em saúde
Grupos de pesquisa
description Revisão da literatura que teve por objetivo analisar as posturas pedagógicas apresentadas nas produções científicas em educação em enfermagem da Região Sul do Brasil. Foram selecionados os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos (2004-2008) pelos pesquisadores dos grupos de pesquisa em Educação em Enfermagem. As categorias que emergiram foram embasadas nas diferentes posturas pedagógicas do processo ensino-aprendizagem. Os grupos de pesquisa têm concebido o processo ensino-aprendizagem enquanto prática libertadora/criativa, cuja vertente temática apóia-se na questão currículo/formação e educação popular. A intencionalidade é a transformação, na qual existe interação entre os indivíduos pautada no diálogo, de forma cooperativa e participativa. Ao se concentrar esforços nesta perspectiva, será possível dar visibilidade ao setor no âmbito brasileiro e latino-americano
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100022
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100022
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672011000100022
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.1 2011
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030421880832