Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100022 |
Resumo: | Revisão da literatura que teve por objetivo analisar as posturas pedagógicas apresentadas nas produções científicas em educação em enfermagem da Região Sul do Brasil. Foram selecionados os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos (2004-2008) pelos pesquisadores dos grupos de pesquisa em Educação em Enfermagem. As categorias que emergiram foram embasadas nas diferentes posturas pedagógicas do processo ensino-aprendizagem. Os grupos de pesquisa têm concebido o processo ensino-aprendizagem enquanto prática libertadora/criativa, cuja vertente temática apóia-se na questão currículo/formação e educação popular. A intencionalidade é a transformação, na qual existe interação entre os indivíduos pautada no diálogo, de forma cooperativa e participativa. Ao se concentrar esforços nesta perspectiva, será possível dar visibilidade ao setor no âmbito brasileiro e latino-americano |
id |
ABEN-1_cc147fb55cbe815fe71ad96006f4deca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0034-71672011000100022 |
network_acronym_str |
ABEN-1 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do BrasilEducação em enfermagemModelos educacionaisPesquisa em educação de enfermagemEducação em saúdeGrupos de pesquisaRevisão da literatura que teve por objetivo analisar as posturas pedagógicas apresentadas nas produções científicas em educação em enfermagem da Região Sul do Brasil. Foram selecionados os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos (2004-2008) pelos pesquisadores dos grupos de pesquisa em Educação em Enfermagem. As categorias que emergiram foram embasadas nas diferentes posturas pedagógicas do processo ensino-aprendizagem. Os grupos de pesquisa têm concebido o processo ensino-aprendizagem enquanto prática libertadora/criativa, cuja vertente temática apóia-se na questão currículo/formação e educação popular. A intencionalidade é a transformação, na qual existe interação entre os indivíduos pautada no diálogo, de forma cooperativa e participativa. Ao se concentrar esforços nesta perspectiva, será possível dar visibilidade ao setor no âmbito brasileiro e latino-americanoAssociação Brasileira de Enfermagem2011-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100022Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.1 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000100022info:eu-repo/semantics/openAccessLino,Mônica MottaBackes,Vânia Marli SchubertFerraz,FabieneReibnitz,Kenia SchmidtMartini,Jussara Guepor2011-03-28T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000100022Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-03-28T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil |
title |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil |
spellingShingle |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil Lino,Mônica Motta Educação em enfermagem Modelos educacionais Pesquisa em educação de enfermagem Educação em saúde Grupos de pesquisa |
title_short |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil |
title_full |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil |
title_fullStr |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil |
title_full_unstemmed |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil |
title_sort |
Posturas pedagógicas adotadas no ensino de enfermagem e saúde na Região Sul do Brasil |
author |
Lino,Mônica Motta |
author_facet |
Lino,Mônica Motta Backes,Vânia Marli Schubert Ferraz,Fabiene Reibnitz,Kenia Schmidt Martini,Jussara Gue |
author_role |
author |
author2 |
Backes,Vânia Marli Schubert Ferraz,Fabiene Reibnitz,Kenia Schmidt Martini,Jussara Gue |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lino,Mônica Motta Backes,Vânia Marli Schubert Ferraz,Fabiene Reibnitz,Kenia Schmidt Martini,Jussara Gue |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em enfermagem Modelos educacionais Pesquisa em educação de enfermagem Educação em saúde Grupos de pesquisa |
topic |
Educação em enfermagem Modelos educacionais Pesquisa em educação de enfermagem Educação em saúde Grupos de pesquisa |
description |
Revisão da literatura que teve por objetivo analisar as posturas pedagógicas apresentadas nas produções científicas em educação em enfermagem da Região Sul do Brasil. Foram selecionados os artigos científicos publicados nos últimos cinco anos (2004-2008) pelos pesquisadores dos grupos de pesquisa em Educação em Enfermagem. As categorias que emergiram foram embasadas nas diferentes posturas pedagógicas do processo ensino-aprendizagem. Os grupos de pesquisa têm concebido o processo ensino-aprendizagem enquanto prática libertadora/criativa, cuja vertente temática apóia-se na questão currículo/formação e educação popular. A intencionalidade é a transformação, na qual existe interação entre os indivíduos pautada no diálogo, de forma cooperativa e participativa. Ao se concentrar esforços nesta perspectiva, será possível dar visibilidade ao setor no âmbito brasileiro e latino-americano |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-02-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100022 |
url |
http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000100022 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
10.1590/S0034-71672011000100022 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Enfermagem |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.1 2011 reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online) instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) instacron:ABEN |
instname_str |
Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
instacron_str |
ABEN |
institution |
ABEN |
reponame_str |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) |
repository.mail.fl_str_mv |
reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br |
_version_ |
1754303030421880832 |