Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristofolini,Lúcia
Data de Publicação: 1986
Outros Autores: Axcar,Selma Regina, Biz,Lourdes Pedro, Vieth,Hannelore
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671986000300015
Resumo: O reconhecimento do grande número de pacientes com lesões oculares e a inexistência de um controle oftalmológico sistematizado no Hospital Lauro de Souza Lima motivaram a dinamização do serviço de oftalmologia com a participação da enfermagem. Estabeleceram-se os seguintes objetivos: - oferecer atendimento permanente e sistematizado de prevenção e tratamento oftalmológico; - desenvolver e aplicar técnicas simples de prevenção e tratamento; - ampliar os conhecimentos específicos da equipe de enfermeiras; - oferecer campo de treinamento profissional. O elemento básico para o sucesso da unidade foi a disposição das enfermeiras em assumir o trabalho, a cooperação e a disponibilidade do médico oftalmologista e o estabelecimento de rotinas de trabalho. A rotina para a avaliação dos comprometimentos oculares tem duas etapas: 1) Entrevista com o paciente para identificação dos sintomas subjetivos dos comprometimentos oculares; 2) Exame ocular: área superciliar e ciliar; vias lacrimáis; pálpebras; músculos orbiculares; conjuntiva; episclera; esclera; córnea; pupila; cristalino; pressão intra-ocular; acuidade visual. Na rotina descrita, utiliza-se um mínimo de recursos que permite, à enfermagem, identificar os principais problemas oftalmológicos do paciente nos quais pode intervir com ações preventivas e curativas.
id ABEN-1_cd88b2103f98f36d2904cd8b5a4360e4
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71671986000300015
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na HanseníaseO reconhecimento do grande número de pacientes com lesões oculares e a inexistência de um controle oftalmológico sistematizado no Hospital Lauro de Souza Lima motivaram a dinamização do serviço de oftalmologia com a participação da enfermagem. Estabeleceram-se os seguintes objetivos: - oferecer atendimento permanente e sistematizado de prevenção e tratamento oftalmológico; - desenvolver e aplicar técnicas simples de prevenção e tratamento; - ampliar os conhecimentos específicos da equipe de enfermeiras; - oferecer campo de treinamento profissional. O elemento básico para o sucesso da unidade foi a disposição das enfermeiras em assumir o trabalho, a cooperação e a disponibilidade do médico oftalmologista e o estabelecimento de rotinas de trabalho. A rotina para a avaliação dos comprometimentos oculares tem duas etapas: 1) Entrevista com o paciente para identificação dos sintomas subjetivos dos comprometimentos oculares; 2) Exame ocular: área superciliar e ciliar; vias lacrimáis; pálpebras; músculos orbiculares; conjuntiva; episclera; esclera; córnea; pupila; cristalino; pressão intra-ocular; acuidade visual. Na rotina descrita, utiliza-se um mínimo de recursos que permite, à enfermagem, identificar os principais problemas oftalmológicos do paciente nos quais pode intervir com ações preventivas e curativas.Associação Brasileira de Enfermagem1986-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671986000300015Revista Brasileira de Enfermagem v.39 n.2-3 1986reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671986000300015info:eu-repo/semantics/openAccessCristofolini,LúciaAxcar,Selma ReginaBiz,Lourdes PedroVieth,Hannelorepor2015-03-03T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671986000300015Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-03-03T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase
title Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase
spellingShingle Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase
Cristofolini,Lúcia
title_short Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase
title_full Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase
title_fullStr Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase
title_full_unstemmed Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase
title_sort Rotina de enfermagem na avaliação dos comprometimentos oculares na Hanseníase
author Cristofolini,Lúcia
author_facet Cristofolini,Lúcia
Axcar,Selma Regina
Biz,Lourdes Pedro
Vieth,Hannelore
author_role author
author2 Axcar,Selma Regina
Biz,Lourdes Pedro
Vieth,Hannelore
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristofolini,Lúcia
Axcar,Selma Regina
Biz,Lourdes Pedro
Vieth,Hannelore
description O reconhecimento do grande número de pacientes com lesões oculares e a inexistência de um controle oftalmológico sistematizado no Hospital Lauro de Souza Lima motivaram a dinamização do serviço de oftalmologia com a participação da enfermagem. Estabeleceram-se os seguintes objetivos: - oferecer atendimento permanente e sistematizado de prevenção e tratamento oftalmológico; - desenvolver e aplicar técnicas simples de prevenção e tratamento; - ampliar os conhecimentos específicos da equipe de enfermeiras; - oferecer campo de treinamento profissional. O elemento básico para o sucesso da unidade foi a disposição das enfermeiras em assumir o trabalho, a cooperação e a disponibilidade do médico oftalmologista e o estabelecimento de rotinas de trabalho. A rotina para a avaliação dos comprometimentos oculares tem duas etapas: 1) Entrevista com o paciente para identificação dos sintomas subjetivos dos comprometimentos oculares; 2) Exame ocular: área superciliar e ciliar; vias lacrimáis; pálpebras; músculos orbiculares; conjuntiva; episclera; esclera; córnea; pupila; cristalino; pressão intra-ocular; acuidade visual. Na rotina descrita, utiliza-se um mínimo de recursos que permite, à enfermagem, identificar os principais problemas oftalmológicos do paciente nos quais pode intervir com ações preventivas e curativas.
publishDate 1986
dc.date.none.fl_str_mv 1986-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671986000300015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671986000300015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71671986000300015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.39 n.2-3 1986
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303024048635904