Noções gerais sobre abordagem sistémica à ação educativa do enfermeiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1985 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671985000100009 |
Resumo: | O trabalho discute o uso da abordagem sistêmica na educação e saúde, facilitando a reflexão do enfermeiro sobre sua ação educativa. Parte-se das noções básicas da Teoria de Sistemas: 1) sistema - unidade complexa, formada de várias partes diferentes, sujeitas a um plano comum, ou servindo a um objetivo comum; 2) componentes do sistema - entrada (inputs), processo, saída (outputs) e realimentação (feedback). Na Educação, utiliza-se o enfoque sistêmico como técnica de análise, coordenação e controle dos componentes e variáveis que constituem o complexo educacional; estabelece-se a necessidade do planejamento didático como meio de ordenar e seqüenciar ações para atingir os fins propostos. Na saúde, aplica-se a abordagem sistêmica ao estudo de situações complexas, visando permitir ao enfermeiro novas perspectivas e soluções. |
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O trabalho discute o uso da abordagem sistêmica na educação e saúde, facilitando a reflexão do enfermeiro sobre sua ação educativa. Parte-se das noções básicas da Teoria de Sistemas: 1) sistema - unidade complexa, formada de várias partes diferentes, sujeitas a um plano comum, ou servindo a um objetivo comum; 2) componentes do sistema - entrada (inputs), processo, saída (outputs) e realimentação (feedback). Na Educação, utiliza-se o enfoque sistêmico como técnica de análise, coordenação e controle dos componentes e variáveis que constituem o complexo educacional; estabelece-se a necessidade do planejamento didático como meio de ordenar e seqüenciar ações para atingir os fins propostos. Na saúde, aplica-se a abordagem sistêmica ao estudo de situações complexas, visando permitir ao enfermeiro novas perspectivas e soluções. |
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