Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva,Maria Elisabeth Kleba da
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: Gonzaga,Flávia R.S. Ramos, Verdi,Marta Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671992000100009
Resumo: Partindo do princípio que o processo educativo em saúde é um dos processos de trabalho da enfermagem, e que o aprofundamento e busca de definições quanto ao mesmo é uma das grandes necessidades da profissão, as autoras apresentam conceitos básicos para uma fundamentação da assistência de enfermagem que recupere a articulação educação-cidadania, na perspectiva de uma visão dialética do processo de trabalho da enfermagem. O marco proposto inclui os conceitos de homem, sociedade, processo saúde-doença, sistemas de saúde, enfermagem, educação, participação, praxis e cidadania.
id ABEN-1_d8a0a49581ae6d91280e58dd3013d995
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71671992000100009
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúdePartindo do princípio que o processo educativo em saúde é um dos processos de trabalho da enfermagem, e que o aprofundamento e busca de definições quanto ao mesmo é uma das grandes necessidades da profissão, as autoras apresentam conceitos básicos para uma fundamentação da assistência de enfermagem que recupere a articulação educação-cidadania, na perspectiva de uma visão dialética do processo de trabalho da enfermagem. O marco proposto inclui os conceitos de homem, sociedade, processo saúde-doença, sistemas de saúde, enfermagem, educação, participação, praxis e cidadania.Associação Brasileira de Enfermagem1992-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671992000100009Revista Brasileira de Enfermagem v.45 n.1 1992reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671992000100009info:eu-repo/semantics/openAccessSilva,Maria Elisabeth Kleba daGonzaga,Flávia R.S. RamosVerdi,Marta Machadopor2015-02-26T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671992000100009Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2015-02-26T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde
title Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde
spellingShingle Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde
Silva,Maria Elisabeth Kleba da
title_short Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde
title_full Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde
title_fullStr Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde
title_full_unstemmed Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde
title_sort Marco conceitual para a prática assistencial de enfermagem enquanto processo educativo em saúde
author Silva,Maria Elisabeth Kleba da
author_facet Silva,Maria Elisabeth Kleba da
Gonzaga,Flávia R.S. Ramos
Verdi,Marta Machado
author_role author
author2 Gonzaga,Flávia R.S. Ramos
Verdi,Marta Machado
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva,Maria Elisabeth Kleba da
Gonzaga,Flávia R.S. Ramos
Verdi,Marta Machado
description Partindo do princípio que o processo educativo em saúde é um dos processos de trabalho da enfermagem, e que o aprofundamento e busca de definições quanto ao mesmo é uma das grandes necessidades da profissão, as autoras apresentam conceitos básicos para uma fundamentação da assistência de enfermagem que recupere a articulação educação-cidadania, na perspectiva de uma visão dialética do processo de trabalho da enfermagem. O marco proposto inclui os conceitos de homem, sociedade, processo saúde-doença, sistemas de saúde, enfermagem, educação, participação, praxis e cidadania.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671992000100009
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671992000100009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71671992000100009
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.45 n.1 1992
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303024433463296