Estimulação visual para recém-nascidos prematuros: intervenção de enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 1998 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000200002 |
Resumo: | A visão permite assimilar o ambiente, auxiliando na construção do conhecimento. O recém-nascido necessita de tempo para desenvolver alguns órgãos e sentidos, dentre eles a visão. A estimulação visual precoce no prematuro pode prevenir atrasos no seu desenvolvimento psicomotor e social, permitindo avaliar a função visual. Neste estudo, um grupo experimental foi submetido pela enfermagem ao processo de estimulação e avaliação visual e outro, o controle, foi apenas avaliado. A análise dos dados considerou o tempo de exposição, os utensílios utilizados, o número de dias e a resposta à estimulação. Constatou-se que os recém-nascidos submetidos à estimulação visual mostraram-se alertas, ativos e atentos; os do grupo controle encontravam-se desinteressados e pouco ativos frente ao estímulo. Percebeu-se que o programa de estimulação permitirá detectar distúrbios visuais pela avaliação constante das respostas. |
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