Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas,Maria Isabel Pedreira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Carmona,Elenice Valentim
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600025
Resumo: O ensino de Enfermagem ainda está fortemente vinculado ao modelo biomédico, embora tenham ocorrido esforços em busca de uma perspectiva de Enfermagem neste contexto. Este trabalho tem como objetivo relatar experiência de ensino, na qual se utilizou o estudo de caso para discutir Processo de Enfermagem, assistência e uso de linguagem padronizada. Tal experiência foi vivenciada junto a 35 alunos que cursavam o quinto semestre do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. Esta estratégia de ensino teve limitações e desafios no que se refere à participação ativa dos alunos, porém se mostrou mais instigante para estes que aulas expositivas ao colocá-los na posição de sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e corresponsáveis por sua formação.
id ABEN-1_e9988fe3c286c5e7b366646dbcc4fa1f
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672011000600025
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizadaestudantes de enfermagemeducação em enfermagemestudos de casosdiagnóstico de enfermagemclassificaçãoO ensino de Enfermagem ainda está fortemente vinculado ao modelo biomédico, embora tenham ocorrido esforços em busca de uma perspectiva de Enfermagem neste contexto. Este trabalho tem como objetivo relatar experiência de ensino, na qual se utilizou o estudo de caso para discutir Processo de Enfermagem, assistência e uso de linguagem padronizada. Tal experiência foi vivenciada junto a 35 alunos que cursavam o quinto semestre do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. Esta estratégia de ensino teve limitações e desafios no que se refere à participação ativa dos alunos, porém se mostrou mais instigante para estes que aulas expositivas ao colocá-los na posição de sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e corresponsáveis por sua formação.Associação Brasileira de Enfermagem2011-12-01info:eu-repo/semantics/reportinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600025Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.6 2011reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672011000600025info:eu-repo/semantics/openAccessFreitas,Maria Isabel Pedreira deCarmona,Elenice Valentimpor2012-05-31T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672011000600025Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2012-05-31T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada
title Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada
spellingShingle Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada
Freitas,Maria Isabel Pedreira de
estudantes de enfermagem
educação em enfermagem
estudos de casos
diagnóstico de enfermagem
classificação
title_short Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada
title_full Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada
title_fullStr Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada
title_full_unstemmed Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada
title_sort Estudo de caso como estratégia de ensino do processo de enfermagem e do uso de linguagem padronizada
author Freitas,Maria Isabel Pedreira de
author_facet Freitas,Maria Isabel Pedreira de
Carmona,Elenice Valentim
author_role author
author2 Carmona,Elenice Valentim
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas,Maria Isabel Pedreira de
Carmona,Elenice Valentim
dc.subject.por.fl_str_mv estudantes de enfermagem
educação em enfermagem
estudos de casos
diagnóstico de enfermagem
classificação
topic estudantes de enfermagem
educação em enfermagem
estudos de casos
diagnóstico de enfermagem
classificação
description O ensino de Enfermagem ainda está fortemente vinculado ao modelo biomédico, embora tenham ocorrido esforços em busca de uma perspectiva de Enfermagem neste contexto. Este trabalho tem como objetivo relatar experiência de ensino, na qual se utilizou o estudo de caso para discutir Processo de Enfermagem, assistência e uso de linguagem padronizada. Tal experiência foi vivenciada junto a 35 alunos que cursavam o quinto semestre do curso de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública de São Paulo. Esta estratégia de ensino teve limitações e desafios no que se refere à participação ativa dos alunos, porém se mostrou mais instigante para estes que aulas expositivas ao colocá-los na posição de sujeitos do processo de ensino-aprendizagem e corresponsáveis por sua formação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600025
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672011000600025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672011000600025
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.64 n.6 2011
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303030823485440