Dimensão holística para o ensino de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Telles,Valéria da Silva
Data de Publicação: 1998
Outros Autores: Crispun,Miriam P.S.Z.
Tipo de documento: Artigo (review)
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000300018
Resumo: O estudo tem como tema central a formação do profissional de Enfermagem. Vincula-se este trabalho à Linha de Pesquisa Produção Social do Conhecimento. O objetivo deste estudo foi propor uma abordagem pedagógica valorizada por um paradigma holístico, mediadora das relações entre profissionais e clientes, que se adeque ao ensino pretendido. Foi realizado com professoras e enfermeiras da Faculdade de Enfermagem de Teresópolis, Rio de Janeiro, que atuam tanto no ensino teórico dentro da Faculdade em si, quanto no ensino prático e na assistência no Hospital-Escola da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação Existencial segundo René Barbier. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da Abordagem do Conhecimento Sócio-Poética. Os resultados indicaram que a concepção pedagógica baseada numa dimensão holística ainda não é totalmente percebida pelas profissionais que participaram do estudo, porém, é bem aceita. Ressalte, nesta pesquisa, a importância de uma Educação abrangente, que utilize a dimensão holística na formação do enfermeiro, visto ser a prática desta categoria profissional uma prática humana e social, que ao atender o indivíduo, os grupos e as comunidades em sua totalidade estará contribuindo para o processo de cidadania destes e, conseqüentemente, revertendo o quadro de Exclusão Social que atinge nossa sociedade como um todo e, de forma cada vez mais incisiva, a área da saúde.
id ABEN-1_ee0c09edd5c004681de035b676d35748
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71671998000300018
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Dimensão holística para o ensino de enfermagemEnfermagemDocênciaHolismoConcepção pedagógicaO estudo tem como tema central a formação do profissional de Enfermagem. Vincula-se este trabalho à Linha de Pesquisa Produção Social do Conhecimento. O objetivo deste estudo foi propor uma abordagem pedagógica valorizada por um paradigma holístico, mediadora das relações entre profissionais e clientes, que se adeque ao ensino pretendido. Foi realizado com professoras e enfermeiras da Faculdade de Enfermagem de Teresópolis, Rio de Janeiro, que atuam tanto no ensino teórico dentro da Faculdade em si, quanto no ensino prático e na assistência no Hospital-Escola da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação Existencial segundo René Barbier. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da Abordagem do Conhecimento Sócio-Poética. Os resultados indicaram que a concepção pedagógica baseada numa dimensão holística ainda não é totalmente percebida pelas profissionais que participaram do estudo, porém, é bem aceita. Ressalte, nesta pesquisa, a importância de uma Educação abrangente, que utilize a dimensão holística na formação do enfermeiro, visto ser a prática desta categoria profissional uma prática humana e social, que ao atender o indivíduo, os grupos e as comunidades em sua totalidade estará contribuindo para o processo de cidadania destes e, conseqüentemente, revertendo o quadro de Exclusão Social que atinge nossa sociedade como um todo e, de forma cada vez mais incisiva, a área da saúde.Associação Brasileira de Enfermagem1998-09-01info:eu-repo/semantics/reviewinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000300018Revista Brasileira de Enfermagem v.51 n.3 1998reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71671998000300018info:eu-repo/semantics/openAccessTelles,Valéria da SilvaCrispun,Miriam P.S.Z.por2014-09-24T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71671998000300018Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2014-09-24T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Dimensão holística para o ensino de enfermagem
title Dimensão holística para o ensino de enfermagem
spellingShingle Dimensão holística para o ensino de enfermagem
Telles,Valéria da Silva
Enfermagem
Docência
Holismo
Concepção pedagógica
title_short Dimensão holística para o ensino de enfermagem
title_full Dimensão holística para o ensino de enfermagem
title_fullStr Dimensão holística para o ensino de enfermagem
title_full_unstemmed Dimensão holística para o ensino de enfermagem
title_sort Dimensão holística para o ensino de enfermagem
author Telles,Valéria da Silva
author_facet Telles,Valéria da Silva
Crispun,Miriam P.S.Z.
author_role author
author2 Crispun,Miriam P.S.Z.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Telles,Valéria da Silva
Crispun,Miriam P.S.Z.
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Docência
Holismo
Concepção pedagógica
topic Enfermagem
Docência
Holismo
Concepção pedagógica
description O estudo tem como tema central a formação do profissional de Enfermagem. Vincula-se este trabalho à Linha de Pesquisa Produção Social do Conhecimento. O objetivo deste estudo foi propor uma abordagem pedagógica valorizada por um paradigma holístico, mediadora das relações entre profissionais e clientes, que se adeque ao ensino pretendido. Foi realizado com professoras e enfermeiras da Faculdade de Enfermagem de Teresópolis, Rio de Janeiro, que atuam tanto no ensino teórico dentro da Faculdade em si, quanto no ensino prático e na assistência no Hospital-Escola da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja metodologia utilizada foi a Pesquisa-Ação Existencial segundo René Barbier. A análise e a interpretação dos dados foram realizadas através da Abordagem do Conhecimento Sócio-Poética. Os resultados indicaram que a concepção pedagógica baseada numa dimensão holística ainda não é totalmente percebida pelas profissionais que participaram do estudo, porém, é bem aceita. Ressalte, nesta pesquisa, a importância de uma Educação abrangente, que utilize a dimensão holística na formação do enfermeiro, visto ser a prática desta categoria profissional uma prática humana e social, que ao atender o indivíduo, os grupos e as comunidades em sua totalidade estará contribuindo para o processo de cidadania destes e, conseqüentemente, revertendo o quadro de Exclusão Social que atinge nossa sociedade como um todo e, de forma cada vez mais incisiva, a área da saúde.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/review
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format review
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000300018
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71671998000300018
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71671998000300018
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.51 n.3 1998
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303025647714304