Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira,Sílvia Lúcia
Data de Publicação: 2004
Outros Autores: Nascimento,Enilda Rosendo do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000100015
Resumo: Este artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de gênero no ensino de Enfermagem da UFBA, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Apresenta-se, a partir da experiência em um currículo disciplinar, a possibilidade de inseri-lo como um conteúdo transversal, em um currículo integrado. A discussão desta proposta pretende contribuir com outras instituições de ensino que, no momento, passam pelo processo de mudança de currículo. O artigo aponta algumas possibilidades teorico-metodológicas que facilitam a compreensão da realidade a partir deste conceito. Apresenta ainda como este conceito pode ser útil para compreender como as instituições e práticas de saúde se organizam e como podem ser modificadas.
id ABEN-1_f2e62668c2396e35102a21a76f608ecd
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672004000100015
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagemgêneroenfermagemeducaçãoEste artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de gênero no ensino de Enfermagem da UFBA, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Apresenta-se, a partir da experiência em um currículo disciplinar, a possibilidade de inseri-lo como um conteúdo transversal, em um currículo integrado. A discussão desta proposta pretende contribuir com outras instituições de ensino que, no momento, passam pelo processo de mudança de currículo. O artigo aponta algumas possibilidades teorico-metodológicas que facilitam a compreensão da realidade a partir deste conceito. Apresenta ainda como este conceito pode ser útil para compreender como as instituições e práticas de saúde se organizam e como podem ser modificadas.Associação Brasileira de Enfermagem2004-02-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000100015Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.1 2004reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/S0034-71672004000100015info:eu-repo/semantics/openAccessFerreira,Sílvia LúciaNascimento,Enilda Rosendo dopor2011-08-26T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672004000100015Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2011-08-26T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem
title Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem
spellingShingle Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem
Ferreira,Sílvia Lúcia
gênero
enfermagem
educação
title_short Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem
title_full Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem
title_fullStr Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem
title_full_unstemmed Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem
title_sort Transversalidade de conteúdos nas diretrizes curriculares: o gênero no ensino da enfermagem
author Ferreira,Sílvia Lúcia
author_facet Ferreira,Sílvia Lúcia
Nascimento,Enilda Rosendo do
author_role author
author2 Nascimento,Enilda Rosendo do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira,Sílvia Lúcia
Nascimento,Enilda Rosendo do
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
enfermagem
educação
topic gênero
enfermagem
educação
description Este artigo apresenta uma reflexão sobre o conceito de gênero no ensino de Enfermagem da UFBA, tomando como base as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. Apresenta-se, a partir da experiência em um currículo disciplinar, a possibilidade de inseri-lo como um conteúdo transversal, em um currículo integrado. A discussão desta proposta pretende contribuir com outras instituições de ensino que, no momento, passam pelo processo de mudança de currículo. O artigo aponta algumas possibilidades teorico-metodológicas que facilitam a compreensão da realidade a partir deste conceito. Apresenta ainda como este conceito pode ser útil para compreender como as instituições e práticas de saúde se organizam e como podem ser modificadas.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-02-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000100015
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672004000100015
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0034-71672004000100015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.57 n.1 2004
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303027274055680