Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda Neto,Manoel Vieira de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Leonello,Valéria Marli, Oliveira,Maria Amélia de Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400586
Resumo: RESUMO Este estudo tem por objeto a formação para a prática colaborativa nos programas de residência multiprofissional em saúde (PRMS) por meio da educação interprofissional (EIP). Objetivo: analisar os projetos político-pedagógicos (PPP) de PRMS do estado de São Paulo e identificar os cenários altamente favoráveis à EIP. Método: estudo descritivo, exploratório, que utilizou a análise documental. Resultados: a análise revelou um cenário heterogêneo no que diz respeito a currículos, organização didático-pedagógica, objetivos educacionais, matrizes pedagógicas e sistemas de avaliação utilizados. Um dos programas foi identificado como um cenário altamente favorável à EIP. Conclusão: a análise empreendida mostrou-se adequada para avaliar a EIP nos cenários educacionais e para identificar o cenário altamente favorável a EIP, por meio dos elementos didáticos, pedagógicos, políticos e organizacionais dos PRMS.
id ABEN-1_fd0da3e92373f49d4f9411bce1a2d223
oai_identifier_str oai:scielo:S0034-71672015000400586
network_acronym_str ABEN-1
network_name_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicosInternato Não MédicoEducação de Pós-GraduaçãoRelações InterprofissionaisPessoal de SaúdeRESUMO Este estudo tem por objeto a formação para a prática colaborativa nos programas de residência multiprofissional em saúde (PRMS) por meio da educação interprofissional (EIP). Objetivo: analisar os projetos político-pedagógicos (PPP) de PRMS do estado de São Paulo e identificar os cenários altamente favoráveis à EIP. Método: estudo descritivo, exploratório, que utilizou a análise documental. Resultados: a análise revelou um cenário heterogêneo no que diz respeito a currículos, organização didático-pedagógica, objetivos educacionais, matrizes pedagógicas e sistemas de avaliação utilizados. Um dos programas foi identificado como um cenário altamente favorável à EIP. Conclusão: a análise empreendida mostrou-se adequada para avaliar a EIP nos cenários educacionais e para identificar o cenário altamente favorável a EIP, por meio dos elementos didáticos, pedagógicos, políticos e organizacionais dos PRMS.Associação Brasileira de Enfermagem2015-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400586Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.4 2015reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)instacron:ABEN10.1590/0034-7167.2015680403iinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Neto,Manoel Vieira deLeonello,Valéria MarliOliveira,Maria Amélia de Campospor2016-01-29T00:00:00Zoai:scielo:S0034-71672015000400586Revistahttp://www.scielo.br/rebenhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpreben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br1984-04460034-7167opendoar:2016-01-29T00:00Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)false
dc.title.none.fl_str_mv Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos
title Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos
spellingShingle Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos
Miranda Neto,Manoel Vieira de
Internato Não Médico
Educação de Pós-Graduação
Relações Interprofissionais
Pessoal de Saúde
title_short Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos
title_full Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos
title_fullStr Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos
title_full_unstemmed Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos
title_sort Residências multiprofissionais em saúde: análise documental de projetos político-pedagógicos
author Miranda Neto,Manoel Vieira de
author_facet Miranda Neto,Manoel Vieira de
Leonello,Valéria Marli
Oliveira,Maria Amélia de Campos
author_role author
author2 Leonello,Valéria Marli
Oliveira,Maria Amélia de Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda Neto,Manoel Vieira de
Leonello,Valéria Marli
Oliveira,Maria Amélia de Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Internato Não Médico
Educação de Pós-Graduação
Relações Interprofissionais
Pessoal de Saúde
topic Internato Não Médico
Educação de Pós-Graduação
Relações Interprofissionais
Pessoal de Saúde
description RESUMO Este estudo tem por objeto a formação para a prática colaborativa nos programas de residência multiprofissional em saúde (PRMS) por meio da educação interprofissional (EIP). Objetivo: analisar os projetos político-pedagógicos (PPP) de PRMS do estado de São Paulo e identificar os cenários altamente favoráveis à EIP. Método: estudo descritivo, exploratório, que utilizou a análise documental. Resultados: a análise revelou um cenário heterogêneo no que diz respeito a currículos, organização didático-pedagógica, objetivos educacionais, matrizes pedagógicas e sistemas de avaliação utilizados. Um dos programas foi identificado como um cenário altamente favorável à EIP. Conclusão: a análise empreendida mostrou-se adequada para avaliar a EIP nos cenários educacionais e para identificar o cenário altamente favorável a EIP, por meio dos elementos didáticos, pedagógicos, políticos e organizacionais dos PRMS.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400586
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672015000400586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0034-7167.2015680403i
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Associação Brasileira de Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem v.68 n.4 2015
reponame:Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
instname:Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron:ABEN
instname_str Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
instacron_str ABEN
institution ABEN
reponame_str Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
collection Revista Brasileira de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Enfermagem (Online) - Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN)
repository.mail.fl_str_mv reben@abennacional.org.br||telma.garcia@abennacional.org.br|| editorreben@abennacional.org.br
_version_ 1754303032582995968