Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista da ABENO (Online) |
Texto Completo: | https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/107 |
Resumo: | O objetivo foi identificar ferramentas que um grupo de 45 estudantes e 21 Cirurgiões-Dentistas (CD), atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e preceptores de alunos, utilizam para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho. Buscou-se também identificar barreiras para a utilização de ambientes virtuais como estratégia de apoio. Aplicou-se um questionário semiestruturado. Os resultados foram analisados por estatística descritiva e Análise de Conteúdo. Estudantes indicaram preferencialmente periódicos eletrônicos (89%) e CD principalmente a participação em congressos (90%). Ambos os grupos dominam ferramentas de informática básica, e-mail e ferramentas digitais de busca. Sites e blogs são utilizados por 14.3% dos CD e 17.8% dos estudantes. Nenhum CD e apenas 1 estudante indicou utilizar sites de Odontologia Baseada em Evidências. A leitura de textos em língua inglesa, fundamental para o acesso a informação científica, é barreira para mais de 50% em ambos os grupos. Na abordagem qualitativa 57% dos CD não relataram estudar para resolver dúvidas surgidas no trabalho, que são solucionadas principalmente com conversas entre colegas e encaminhamentos. Indica-se a Teleconsultoria como estratégia promissora para este grupo. Ainda que o perfil do egresso almejado seja generalista, a intenção de especializar-se é referida por 78% dos estudantes. Embora haja o domínio tecnológico, ressalta-se a barreira referente à falta de uma cultura de busca, que poderá comprometer a adesão a programas de apoio a distância. Indica-se a necessidade de enfatizar a constante busca qualificada da informação, para estudantes e profissionais, visando à resolubilidade e qualidade da atenção ofertada no SUS. |
id |
ABENO-2_0dc29c42d88ab555b3fef6cecf31b3f8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/107 |
network_acronym_str |
ABENO-2 |
network_name_str |
Revista da ABENO (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalhoEducação continuada. Educação em Odontologia. Educação à Distância. Odontologia Baseada em Evidências. Te-lessaúde.O objetivo foi identificar ferramentas que um grupo de 45 estudantes e 21 Cirurgiões-Dentistas (CD), atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e preceptores de alunos, utilizam para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho. Buscou-se também identificar barreiras para a utilização de ambientes virtuais como estratégia de apoio. Aplicou-se um questionário semiestruturado. Os resultados foram analisados por estatística descritiva e Análise de Conteúdo. Estudantes indicaram preferencialmente periódicos eletrônicos (89%) e CD principalmente a participação em congressos (90%). Ambos os grupos dominam ferramentas de informática básica, e-mail e ferramentas digitais de busca. Sites e blogs são utilizados por 14.3% dos CD e 17.8% dos estudantes. Nenhum CD e apenas 1 estudante indicou utilizar sites de Odontologia Baseada em Evidências. A leitura de textos em língua inglesa, fundamental para o acesso a informação científica, é barreira para mais de 50% em ambos os grupos. Na abordagem qualitativa 57% dos CD não relataram estudar para resolver dúvidas surgidas no trabalho, que são solucionadas principalmente com conversas entre colegas e encaminhamentos. Indica-se a Teleconsultoria como estratégia promissora para este grupo. Ainda que o perfil do egresso almejado seja generalista, a intenção de especializar-se é referida por 78% dos estudantes. Embora haja o domínio tecnológico, ressalta-se a barreira referente à falta de uma cultura de busca, que poderá comprometer a adesão a programas de apoio a distância. Indica-se a necessidade de enfatizar a constante busca qualificada da informação, para estudantes e profissionais, visando à resolubilidade e qualidade da atenção ofertada no SUS.Associação Brasileira de Ensino Odontológico2014-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/10710.30979/rev.abeno.v14i1.107Revista da ABENO; Vol. 14 No. 1 (2014); 3-16Revista da ABENO; Vol. 14 Núm. 1 (2014); 3-16Revista da ABENO; v. 14 n. 1 (2014); 3-162595-02741679-5954reponame:Revista da ABENO (Online)instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)instacron:ABENOporhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/107/97Copyright (c) 2014 Revista da ABENOinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, Sonia Gomes deMorita, Maria CelesteCarloto, Elisa Emi Tanaka2014-05-10T03:18:33Zoai:ojs.revabeno.emnuvens.com.br:article/107Revistahttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/indexONGhttps://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/oairevabeno@gmail.com2595-02741679-5954opendoar:2023-01-13T09:47:51.292230Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho |
title |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho |
spellingShingle |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho Lemos, Sonia Gomes de Educação continuada. Educação em Odontologia. Educação à Distância. Odontologia Baseada em Evidências. Te-lessaúde. |
title_short |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho |
title_full |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho |
title_fullStr |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho |
title_full_unstemmed |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho |
title_sort |
Recursos utilizados por graduandos de odontologia e Cirurgiões-Dentistas do SUS para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho |
author |
Lemos, Sonia Gomes de |
author_facet |
Lemos, Sonia Gomes de Morita, Maria Celeste Carloto, Elisa Emi Tanaka |
author_role |
author |
author2 |
Morita, Maria Celeste Carloto, Elisa Emi Tanaka |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemos, Sonia Gomes de Morita, Maria Celeste Carloto, Elisa Emi Tanaka |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação continuada. Educação em Odontologia. Educação à Distância. Odontologia Baseada em Evidências. Te-lessaúde. |
topic |
Educação continuada. Educação em Odontologia. Educação à Distância. Odontologia Baseada em Evidências. Te-lessaúde. |
description |
O objetivo foi identificar ferramentas que um grupo de 45 estudantes e 21 Cirurgiões-Dentistas (CD), atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS) e preceptores de alunos, utilizam para estudar e resolver dúvidas surgidas durante o trabalho. Buscou-se também identificar barreiras para a utilização de ambientes virtuais como estratégia de apoio. Aplicou-se um questionário semiestruturado. Os resultados foram analisados por estatística descritiva e Análise de Conteúdo. Estudantes indicaram preferencialmente periódicos eletrônicos (89%) e CD principalmente a participação em congressos (90%). Ambos os grupos dominam ferramentas de informática básica, e-mail e ferramentas digitais de busca. Sites e blogs são utilizados por 14.3% dos CD e 17.8% dos estudantes. Nenhum CD e apenas 1 estudante indicou utilizar sites de Odontologia Baseada em Evidências. A leitura de textos em língua inglesa, fundamental para o acesso a informação científica, é barreira para mais de 50% em ambos os grupos. Na abordagem qualitativa 57% dos CD não relataram estudar para resolver dúvidas surgidas no trabalho, que são solucionadas principalmente com conversas entre colegas e encaminhamentos. Indica-se a Teleconsultoria como estratégia promissora para este grupo. Ainda que o perfil do egresso almejado seja generalista, a intenção de especializar-se é referida por 78% dos estudantes. Embora haja o domínio tecnológico, ressalta-se a barreira referente à falta de uma cultura de busca, que poderá comprometer a adesão a programas de apoio a distância. Indica-se a necessidade de enfatizar a constante busca qualificada da informação, para estudantes e profissionais, visando à resolubilidade e qualidade da atenção ofertada no SUS. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-03-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/107 10.30979/rev.abeno.v14i1.107 |
url |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/107 |
identifier_str_mv |
10.30979/rev.abeno.v14i1.107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revabeno.emnuvens.com.br/revabeno/article/view/107/97 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Revista da ABENO |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
publisher.none.fl_str_mv |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista da ABENO; Vol. 14 No. 1 (2014); 3-16 Revista da ABENO; Vol. 14 Núm. 1 (2014); 3-16 Revista da ABENO; v. 14 n. 1 (2014); 3-16 2595-0274 1679-5954 reponame:Revista da ABENO (Online) instname:Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) instacron:ABENO |
instname_str |
Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
instacron_str |
ABENO |
institution |
ABENO |
reponame_str |
Revista da ABENO (Online) |
collection |
Revista da ABENO (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista da ABENO (Online) - Associação Brasileira de Ensino Odontológico (ABENO) |
repository.mail.fl_str_mv |
revabeno@gmail.com |
_version_ |
1797051145582018560 |